Recomeço




Depois que Margo arrumou suas coisas e foi embora, Harry decidiu ir falar com a filha. Enxugou as lágrimas que tinham caído em seu rosto e foi até o quarto da menina. Bateu na porta. Demorou um tempo até que a garotinha abrisse.


-Oi, papai!- Hellenna falou, alegre. Harry suspirou e sorriu para a criança.


-Lenna...Eu quero que você pegue tudo o que mais gosta, brinquedos, roupas, enfim, e coloque tudo dentro de uma mala!- A menina olhou confusa para o pai, mas o obedeceu. Harry suspirou novamente e foi arrumar as próprias coisas.


Estava colocando a última camisa na mala, quando a filha entrou em seu quarto, arrastando a própria mala.


-Eu to pronta!- Avisou sorrindo. Harry retribuiu e fechou a mala-Para onde vamos?


-Vamos nos mudar para a Inglaterra!- Falou, depois de um tempo, no qual, fora até o banheiro pegar algumas coisas.


-E a mamãe?- Hellenna perguntou preocupada.


-Mamãe...Mamãe vai nos encontrar lá, assim que possível!- mentiu. Odiava mentir para a filha, mas o que podia fazer? Não tinha coragem de contar a verdade.


-Onde vamos ficar?- A menininha perguntou, seguindo o pai para fora, levando consigo sua mala.


-Eu tenho um apartamento em Londres!- Harry explicou -Vamos ficar lá!- Hellenna sorriu e foi correndo até o carro do pai -Embora esse lugar me traga más lembranças!- sussurrou para si mesmo.




Willian havia acabado de chegar no ministério, quando foi abordado por Ártemis, filha da velha Edwiges. Coruja de Harry. Pegou a carta e a coruja se retirou. Willian andou apressado para sua sala. Sabia que quando Harry Potter lhe mandava uma coruja, não era boa coisa. Sentou-se e abriu o pergaminho, dando de cara com a letra mais ou menos bem feita de Harry.




Willian,


Só estou te enviando essa carta para lhe informar que vou me mudar definitivamente para a Inglaterra, suponho que você saiba o motivo!
Não vou mentir pra você e falar que estou voltando para a Inglaterra por que lá as coisas são mais "emocionantes", seria uma bela de uma mentira, você sabe!


Eu sai da definitivamente da França, pois para todo o lugar que eu olhar ou for eu vou me lembrar da Emily, eu não quero mais me lembrar dela! Eu só quero esquecer o que estou sentindo!


Na Inglaterra pode ser que eu encontre algo que me faça esquecer o que aconteceu, mas não vou esquece-la tão cedo, assim como vocês não vão, suponho eu!


Não tive coragem de contar para a Lenna o que realmente aconteceu, disse para ela que a mãe só foi viajar! Ela acreditou! Só não sei por quanto tempo! Não me amaldiçoe por isso, por favor! Está sendo difícil pra mim cuidar de mim mesmo com esse acontecimento, quanto mais ter que cuidar de mais alguém que, obviamente, vai sofre tanto quanto eu!


Peço que mantenha o motivo da minha saída em sigilo! E aproveito para pedir que você mande um pedido de transferência para a Inglaterra, explique a McGordon os motivos como "dor de cotovelo" "caso de alguém medroso, que não consegue ficar por aqui", mas não entre em detalhes! Não preciso de ninguém com pena de mim!


Anteciosamente


H. Potter






Willian suspirou profundamente, deu de ombros, e começou a redigir o pedido de transferência para Harry.




-Uau!- Foi a única coisa que Hellenna conseguiu falar ao chegar no apartamento de Harry, na Inglaterra.


-Gostou?- Harry perguntou, pondo as malas no chão e fechando a porta atrás de si.- Ta um pouquinho sujo, mas...


-Amei, papai!- Hellenna interrompeu, sorrindo -Qual é o meu quarto?


-O que você quiser!- Harry respondeu sorrindo. Tinha certeza que Hellenna era a única que o fazia sorrir desde a morte de Emily.


-Eba!- Hellenna gritou e saiu correndo, indo ver todos os quartos, levando consigo sua mala. Harry riu e foi para o seu antigo quarto.




Rony escrevia rapidamente em um pergaminho, mas prestava atenção no que seus colegas de trabalho falavam.


-Um Auror, amigo meu, me disse que Harry Potter saiu definitivamente da França e que vai voltar a trabalhar aqui!- Rony arregalou os olhos, e apertou a pena contra o pergaminho, fazendo com que a ponta desta se quebrasse.




Harry e Hellenna jogavam neve um no outro, enquanto riam.


Estavam no jardim do condomínio, no qual, ficava o apartamento de Harry.


Algumas vizinhas riam dos dois, enquanto admiravam a beleza que Harry conservava desde o final de sua adolescência.


Harry caiu de costas na neve, fingido ter perdido. Hellenna riu e se deitou em cima do tronco do pai, como que dizendo que era a campeã. Harry riu e a abraçou.


-Te venci!!- Ela exclamou, se sentando, ainda em cima do moreno, e levantando os braços. Harry gargalhou diante a cena.


-Sim, me venceu!- Harry disse- Quero ver me vencer numa corrida até em casa!- Desafiou, a menina olhou para ele e saiu correndo. Harry riu e se levantou, tirou a neve que se prendera na roupa e começou a correr atrás da filha.


Alcançou Hellenna na escada do quarto andar. Assim que o viu a menininha soltou um gritinho e correu um pouco mais rápido. Harry riu e correu um pouco mais rápido, fazendo com que chegasse na porta do apartamento, antes da loirinha.


-Isso não vale!- Hellenna exclamou ofegante, assim que alcançou o homem, que sorriu triunfante.


-Vou ser bonzinho e deixar você tomar banho primeiro!- Ele disse enquanto entravam no quentinho do apartamento.


-Banho?- Hellenna perguntou marota - Quem falou em banho?


-Eu falei em banho, mocinha!- Harry sussurrou, tentando ficar sério, mas riu quando a filha o imitou.


-Só vou tomar banho, por que você está rindo de mim!- Hellenna comentou - O que é muito raro!- Completou antes de sair correndo.


Harry sorriu e revirou os olhos. Foi para seu quarto pegar um agasalho e trocar de roupa, enquanto esperava a filha sair do banheiro.


Quando pegou o agasalho, Harry viu que um papel caiu do mesmo. Se abaixou e pegou. Assim que viu o que era, as lágrimas afloraram em seus olhos. Era uma foto dele com Emily, no dia em que Hellenna nascera, a pequena estava nos braços da mãe.


Ficou olhando fixamente para a foto, enquanto revivia mentalmente o dia do nascimento da filha. Nesse instante a porta se abre e por ela entra Hellenna, enrolada em uma toalha, com os cabelos pingando.


-Pai, cadê minha...-Mas não completou a frase, pois nesse instante encarou o pai, que estava ajoelhado perto da cômoda, com o rosto lavado em lágrimas.-Que foi?


-Nada!- Harry respondeu, secando as lágrimas rapidamente.


-Tem certeza?- Ela perguntou, cerrando os olhos e se aproximando mais do moreno.


-Tenho!- Harry respondeu, forçando um sorriso- Mas, então...O que você queria?


-Minha roupa!- Hellenna respondeu, desconfiada que o pai não estava lhe contando alguma coisa.


-Ah sim!- Harry respondeu, indo para o armário e pegando uma muda de pijama para a filha.


-Tem alguma coisa que você quer me contar?- Hellenna perguntou, enquanto Harry fingia ir procurar algo no armário, enquanto a menina se vestia. Harry hesitou.


-Não, filha, não tem nada!- respondeu por fim. Hellenna deu de ombros e saiu do quarto. Harry suspirou e foi tomar o seu tão esperado banho.




-Quem mais falta?- Hermione perguntou para Rony. Estavam planejando a lista de convidados da festa da segunda filha, Katherine Weasley.


-O Harry!- Rony respondeu, depois de ler a lista.


-O... Harry?- Hermione perguntou, meio hesitante.


-É o Harry!- Rony respondeu, devolvendo a lista-Ele voltou para a Inglaterra! Pelo menos é o que estão falando no ministério!


-Mas...Se ele tivesse mesmo voltado para a Inglaterra, ele não teria nos avisado?- Hermione perguntou, enquanto escrevia o nome do amigo na lista.


-O Harry de antigamente, sim!- Rony respondeu, suspirando-Mas ele mudou! Você viu com seus próprios olhos! O Harry que conhecemos em Hogwarts, nunca aparataria aqui e começaria a chorar na frente de todos! O Harry mudou, já não o conheço tão bem quanto antes!- O ruivo olhou para Hermione, que balançou a cabeça de cima para baixo, dizendo que entendera onde o marido queria chegar.


-Não custa nada convidar!- Comentou, com a voz rouca, depois de um tempo, colocando a mão no ombro do marido.- Se ele vier, melhor!- Rony sorriu e concordou.




-Pai!- Hellenna chamou, balançando Harry pelo braço. Esse acordou assustado.


-Quê?- Perguntou, se sentando na cama, sonolento.


-Não consigo dormir!- Hellenna falou, sorrindo sem jeito e corando. Harry soltou uma leve risada.


-E o que eu posso fazer?- Perguntou, deitando e se ajeitando melhor em baixo da coberta.


-Deixar eu ficar vendo TV!- Hellenna respondeu. Harry, quase dormindo, concordou. Hellenna deu um pulinho de comemoração e soltou um gritinho silencioso, para logo em seguida sair correndo até a sala e ficar vendo TV, deitada no sofá, até que adormeceu.




Quando Harry abriu os olhos, naquela manhã fria de inverno, ouviu batidas na janela, olhou para a mesma e viu uma coruja das torres, da cor castanha. Bocejou e se espreguiçou. Se levantou e foi até a janela e a abriu.


A coruja entrou e soltou um pergaminho em cima da cama de Harry, fez uma curva graciosa e saiu pela janela. Harry olhou do pergaminho, para a coruja, que sumia ao longe, confuso. Coçou atrás da cabeça e foi pegar o pergaminho. Assim que abriu a folha, via a letra bem feita da amiga, Hermione.




Querido Harry,


Como está? Espero que bem! Aqui em casa está tudo bem!


Rony está todo atrapalhado com a papelada que o ministério tem dado para ele!


Kathe está super animada com a festa! Ah, antes que eu me esqueça, Katherine é minha filha mais nova, Roger é o mais velho!


Bom, eu estou meio atrapalhada com tudo que estou tendo que organizar para a festa da Kathe!


Mudando de assunto, Rony ouviu uns boatos no ministério, de que você teria voltado definitivamente para a Inglaterra. É verdade?


Bom, caso seja mesmo verdade, queríamos te convidar para a festa da nossa filha! Que você acha?Será no sábado próximo, no período da tarde.
Pode trazer quem você quiser!


Espero que compareça


Hermione G. Weasley




Harry suspirou e deu de ombros. Que mal faria comparecer na tal festa? Até que seria bom Hellenna conhecer outras crianças, ter com quem conversar e brincar, além do pai.


Bocejando, Harry saiu do quarto e começou ir para a cozinha, quando passou pela sala, sorriu ao ver a filha dormindo como um anjinho, desligou a TV, e levou a filha para o quarto, para logo continuar seu caminho.


Assim que entrou na cozinha, Harry soltou mais um bocejo e começou a preparar alguma coisa para ele e a filha, quando notou que deixara o bacon queimar, suspirou derrotado. Definitivamente não tinha jeito para cozinhar.


Enquanto se livrava do bacon queimado, chegou a conclusão que teria que contratar alguém para cozinhar, ou então, sempre pedir comida trouxa pronta.


-Cadê a 'mamãe' Weasley, quando precisamos?- Perguntou sarcástico, para si mesmo.


Foi até o armário ver se comprara algo pronto. Deu um tapa na própria testa ao contatar que não comprara.


Fechou a porta do armário com força e suspirou. O que faria? Não sabia cozinhar, deixar a filha pilotar o fogão estava fora de cogitação, e estava sem dinheiro trouxa. Era mesmo uma anta.


-Paiê, to com fome!- Hellenna falou entrando na cozinha, a guisa de bom dia. Harry olhou para a filha, pensando no que daria para a menina comer.


-É...Eu também!- Ele respondeu, coçando atrás da cabeça.


-Então faz alguma coisa pra gente comer!- Hellenna sugeriu.


-Já tentei!- Harry respondeu corando, apontando para a frigideira, dentro da pia.


-Ah...-Hellenna falou, contendo a risada, afinal, não é sempre que nosso pai está só com a calça do pijama, corado e sem jeito no meio da cozinha.-E como ficamos?


-Boa pergunta...- Harry respondeu corando mais um pouco- Vamos comer no Caldeirão Furado, hoje! Mais tarde a gente vai ao supermercado trouxa, comprar algumas coisas prontas!- Sugeriu. Hellenna sorriu, mostrando que concordava e foi se trocar.


Harry olhou mais uma vez para a pia e dando de ombros, foi se arrumar.


Assim que ambos estavam prontos, eles foram até a lareira. Harry explicou para Hellenna como se usava pó de flu, uma vez que a menina pouco sabia sobre isso, e assim que a menina foi engolida pelas chamas Harry desaparatou no Caldeirão Furado.




Ginny suspirou. Não podia acreditar que alguém fosse tão 'burro'! O paciente voltara pela quinta vez naquela semana, para fazer os exames e ouvir o diagnostico outra vez. Como podia não acreditar no que ela dizia?
Estava saindo para dar algumas voltar, dali uma hora iria até a Toca Almoçar, quando uma enfermeira a parou.


-Doutora Malfoy! Precisamos da senhora urgentemente na sala de cirurgia! Um Auror em estado grave!- Ginny suspirou e concordou com um aceno de cabeça.


-Só vou mandar uma carta, avisando minha mãe que não poderei ir almoçar em casa e já vou para lá.- Informou. A enfermeira concordou com um aceno e foi correndo para ajudar a preparar tudo para a cirurgia. Ginny correu até sua sala e rabiscou um bilhete para a mãe.




Quando Harry e Hellenna chegaram em casa, faltava exatamente uma hora para a hora do almoço. Hellenna se jogou no sofá, enquanto Harry ia colocar as sacolas em cima da mesa da cozinha, para logo imitar a filha, e se jogar no sofá.


-To morta!- Hellenna comentou, suspirando. Harry riu.- E com fome!


-Outra vez?- Harry perguntou, brincando.


-Pra você ver!- Hellenna brincou-Acho que puxei isso do meu pai, sabe?


-Sério?- Harry perguntou sorrindo - Ele deve ser um cara bem gordo!- Hellenna riu e concordou com a cabeça. Harry se juntou a ela nas risadas.
Hellenna se levantou e foi terminar de arrumar suas coisas no quarto. Harry continuou sentando, pensando, quando uma coruja começou a bater no vidro da janela da sala. Suspirando, Harry se levantou e foi receber a coruja. Assim que pegou o pergaminho a coruja se retirou, graciosamente.


Abriu o pergaminho e deu de cara com os garranchos de Rony:




Caro Harry,


Como vai? Espero que bem!


Só estou escrevendo para te falar que a mamãe está te convidando para almoçar aqui na Toca! Ela conta com a sua presença! Mande uma coruja falando se vai poder vir ou não!


Abraços


R. Weasley.




Assim que terminou de ler a carta de Rony, Ártemis, sua coruja, entrou pela janela, que ele deixara aberta. Ergueu as sobrancelhas e foi pegar o pergaminho que ela trazia. Abriu.




Harry,


Já mandei o pedido de transferência para McGordon, e ele já me respondeu. Ele disse que você começa na segunda-feira, e que caso você precise, ele pode te arranjar alguém que tome conta de Hellenna.


Fale para a minha afilhada que estou com saudades e que assim que possível, passarei ai para visitá-la.


Abraços


W. Watson.




Harry suspirou e deu de ombros. Já estava mesmo na hora de começar a trabalhar, estava sentindo falta da emoção de ser Auror.


Lembrando-se que tinha que confirmar sua presença no almoça na Toca, Harry rabiscou um bilhete para Rony, dizendo que iria, e que levaria mais alguém junto.


Assim que despachou Ártemis, Harry foi até o quarto da filha ver o que ela estava fazendo.


Assim que entrou no quarto da filha, viu a menina sentada na cama, olhou tristemente para uma foto.


-Posso?- Harry perguntou da porta. Hellenna levantou a cabeça e encarou o pai.


-Claro!- Hellenna respondeu, sorrindo tristemente. Harry suspirou e entrou no quarto, fechando a porta atrás de si.


-Algum problema, Lenna?- Harry perguntou se sentando ao lado da filha e passando o braço por cima dos ombros da pequena.

-Nenhum!- Hellenna respondeu - Só estou com saudades da mamãe!- Explicou.


Harry suspirou novamente e ficou em silêncio, o que fez Hellenna levantar os olhos para o pai.


-Algum problema?- Hellenna perguntou, em uma imitação discreta do pai.


-Não!- Harry sussurrou e forçou um sorriso.- Escuta...Papai recebeu um convite para ir almoçar na casa de alguns velhos amigos...Quer ir?


-Quero!- Hellenna respondeu ficando de pé em cima da cama e começando a pular. Harry sorriu e revirou os olhos. Se levantou e pegou a filha pela cintura.


-Nada de ficar pulando!- Repreendeu -Você sabe o por que!


-Por que incomoda o vizinho de baixo!- Hellenna disse e Harry confirmou com um aceno de cabeça, sorrindo.




-Ele vem?- Molly, perguntou para Rony, quando uma coruja castanha com algumas manchinhas braça, entrou pela janela da cozinha. Rony ficou um tempo em silêncio, no qual, lia atentamente a carta do melhor amigo.


-Vem! E vai trazer mais alguém!- Rony aviso. A Sra. Weasley sorriu e levou mais dois pratos para a mesa, que fora montada no jardim da casa.


-Que horas a Ginny chega?- Hermione perguntou, enquanto ajudava a sogra a arrumar a mesa.


-Ela não vai poder vir!- Molly respondeu, meio triste- Parece que surgiu uma emergência no hospital e ela foi chamada!- Hermione soltou um 'ah' decepcionado.- Rony querido, vá pegar a salada pra mim!- pediu e o ruivo foi até a cozinha. Assim que entrou na mesma, Rony parou na porta, pois a lareira se acendeu sozinha, e uma chama verde brilhava dentro dela.


Rony foi até a mesa e pegou a salada, no mesmo instante que Harry saiu da lareira, acompanhado de Hellenna, que estava em seu colo.


-Olá, Rony!- Harry disse, sorridente. Rony sorriu e foi até o amigo, que colocou a filha no chão.


-E ai, cara?- Rony disse, e se abraçaram como se fossem irmãos.


-Hei...Olha eu aqui!- Hellenna exclamou indignada, se sentindo excluída. Harry e Rony se separaram e olharam para a menina. Harry rindo e Rony confuso.


-Quem é essa figura?- Rony perguntou para o amigo, o que arrancou mais risadas do moreno. Definitivamente, voltar para a Inglaterra foi a melhor decisão que Harry podia ter tomado.


-Figura?- Hellenna perguntou, mais indignada que antes-Para sua informação eu sou filha dessa coisa ai!- Falou risonha apontando para Harry, que abriu mais o sorriso.


-Ah...E seria bom se essa coisa parasse de rir e te apresentasse!- Rony disse, também sorrindo.


-Ta legal!- Harry se manifestou-Chega de me chamar de coisa, que coisa!- Os outros dois riram.-Já que exigem tanto uma apresentação...Rony, Hellenna. Hellenna, Rony!- Harry falou apontando de um pra outro. Hellenna riu, quando notou que o pai invertera a ordem que deveria ter apontando.


-Prazer!- Rony continuou brincando, enquanto se agachava e beijava a mão de menina, que riu.- Mas, agora vamos logo pro jardim, antes que mamãe me mate!- Harry revirou os olhos e seguiu o amigo.


Assim que Rony saiu acompanhado de Harry, Hermione ficou olhando para o moreno.


-Mas...É o Harry!- Exclamou, assim que reconheceu o amigo. A Sra. Weasley olhou para a nora e depois para onde a morena olhava. Hermione colocou tudo que segurava de qualquer jeito em cima da mesa e foi correndo abraçar o amigo, que quase caiu quando recebeu a amiga.


-Oi, Mione!- Harry falou, assim que saíram do abraço.


-Que saudade!- A morena exclamou, sorrindo de orelha a orelha.- Sua filha?- Hermione perguntou, notando a presença de Hellenna que sorriu.


-Sim!- Harry respondeu, passando a mão pelo cabelo da menina.-Hellenna!- Disse, quando viu que a amiga iria perguntar.


-Prazer, Hellenna!- Hermione disse, sorrindo para a menina, que retribuiu. Hellenna fez um sinal com o dedo, pedindo para que a mulher mais velha se aproximasse, Hermione o fez. Quando estava bem perto da menina, ela simplesmente sorriu e abraçou a morena, que pega desprevenida, caiu.


-Lenna!- Harry repreendeu, mas sem poder segurar o riso. Rony gargalhava ao seu lado, até Hermione começou a rir. Hellenna saiu de cima da mulher, também rindo.


-Que gracinha!- Hermione disse, Harry ia responder, mas foi impedido por um abraço apertado da Sra. Weasley.


-Ah, Harry querido, que saudades!- A velha senhora disse, com os olhos suspeitamente úmidos.


-Olá, Molly!- ele respondeu em um sussurro, retribuindo o abraço.


-Quando chegou na Inglaterra?- Molly perguntou, depois que Harry lhe apresentara a filha.


-Segunda-feira!- Harry respondeu, corando um pouco.


-E por que não nos avisou?- Hermione perguntou, com um tom, não de cobrança, mas de duvida.


-Eu tava terminando de arrumar tudo que eu tinha que arrumar, emprego e blá, blá, blá...- Harry respondeu, sem jeito. Não era uma mentira. Ele realmente ficou meio enrolado por causa desses tipos de coisas, uma prova disso era que ele esquecera completamente de que não sabia cozinhar e que tinha que comprar comida pronta.

-Ele ficou tão enrolado!- Hellenna comentou, sorrindo diabolicamente. Harry olhou para filha. Suspirou, sempre que ela sorria assim era por que ia aprontar alguma com ele.- Tão enrolado, que esqueceu de comprar comida pronta, né papai?- Harry corou loucamente. Todos riram dele.


-Poupe-os de detalhes!- Harry falou para a filha, fingindo zanga. Hellenna simplesmente mostrou a língua.


Depois dessa pequena 'recepção', Harry ficou conversando animadamente com os dois melhores amigos, enquanto Hellenna ficava correndo atrás dos gnomos que moravam no jardim da Toca.


-Então, Harry, cê vai vir na festa da Kath?- Rony perguntou, olhando distraidamente para a mãe, que estava terminando de por a mesa.


-Se Hellenna não ficar de birra, venho!- Ele respondeu. Sorriu para o amigo e procurou a filha com os olhos.

-Ela com birra?- Hermione perguntou- Duvido que ela faça isso!-comentou.


-Essa menina é fogo!- Harry comentou com carinho, enquanto observava a filha caminhar em sua direção.


-Paiê...-Hellenna falou, assim que se aproximou de Harry. Se esticou um pouco, sinal que queria ir pro colo do rapaz. Harry a pegou.


-Diga!- Ele disse, encarando a garota.


-To com fome!- Hellenna comentou e Harry sorriu.


-Agüenta só mais um pouquinho, vai?- Harry pediu e Hellenna fez bico. Harry revirou os olhos e bufou.


-Acho que mamãe não se importa de dar comida pra ela antes, Harry! - Rony informou. Harry sorriu agradecido e foi falar com a Sra. Weasley.



Aparentemente todos os Weasley's estavam presentes. Eles haviam cumprimentado Harry e Hellenna e agora todos estavam sentados na mesa, conversando alegremente. No momento em que Harry falou, sem graça, que a filha estava pedindo comida, Molly deu um pedaço de pão para a menina, enganar a fome, enquanto esperavam os outros chegarem.


-Hei, Mione.-Harry chamou em determinado momento. Hermione olhou para ele.- Cadê a Ginny?- perguntou curioso.


-Ela teve um chamado urgente no hospital...- Harry ergueu uma sobrancelha- Ela é médica, Harry!- Explicou.- Mas, então...Ela teve um chamado urgente e não pôde vir!


-Certo!- Harry respondeu com um certo quê de decepção na voz.


-Por quê?- Rony perguntou curioso pelo repentino interesse do moreno.


-Por nada.- Harry respondeu, desanimado. Respirou fundo e forçou um sorriso.


-Então, Harry...-Jorge falou, chamando a atenção do moreno.- O que você fez de interessante nesse tempo que ficou na França?- Harry sorriu e começou a contar tudo o que fizera nos últimos anos, vez ou outra Hellenna o interrompia para fazer um comentário desnecessário.

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.