James Potter é um idiota

James Potter é um idiota



"Posso dar uma palavrinha, Evans?" perguntou James, com pouco tom de pergunta em sua voz.


"Tenho que levar os primeiranistas à sala comunal e fornecer a senha," respondeu Lily friamente. "Quem sabe mais tarde."


"Remus pode fazer isso," disse James. O monitor estava, de fato, disponível e qualificado, mas Lily continuou incerta.


"Tudo bem," decidiu por fim. Não podia machucar. Remus assumiu a liderança, e ela ficou para trás com James Potter. Ele esperou até estarem a sós no corredor para falar.


Nos anos seguintes, Lily não conseguiria lembrar exatamente o que esperara que James dissesse naquele momento, mas seja o que fosse, certamente não foi o que James disse.


"Em que merda você estava pensando?"


Golpe.


"Q-quê?" a ruiva conseguiu dizer.


"Em que é que estava pensando?"


"Eu…" mas nenhuma resposta parecia adequada. "Do que é que você está falando, Potter?"


"Eu estou falando do seu truquezinho idiota com a Professora McGonagall," disparou James. "Estou falando de como você estupidamente levou... levou crédito por acertar Mulciber, quando ninguém..."


"Levei crédito?" repetiu Lily sem acreditar, seu temperamento subindo. "Com licença, ‘levei crédito‘? Você está fora de si!"


"Por que diabos disse a McGonagall que vocêcomeçou a briga?"


Os olhos verdes de Lily se estreitaram. "Por que diabos não disse a McGonagall que você começou a briga?"


"Eu não comecei a briga," vociferou James. "Eu apenas soquei Mulciber. Eu sequer estava envolvido no seu showzinho de amor com os sonserinos. Mas você não tinha o direito de assumir a culpa por ter socado Mulciber como disse a McGonagall!"


Lily não se incomodou em lhe dizer que, tecnicamente, nunca dissera que realmente acertou Mulciber. Tinha deixado implícito, sim, mas confessado diretamente, não. Em vez disso, colocou as mãos nos quadris e sacudiu a cabeça em descrença. "Uau, Potter, nem mesmo eu esperava que você realmente me culpasse por ser punida no seu lugar!"


"Ninguém te pediu para assumir a culpa!" disse o bruxo em voz alta.


"E ninguém te pediu para socar Mulciber!" retrucou Lily. "E que fique registrado que eu não assumi a culpa por você! Eu só não queria que a Grifinória perdesse todos aqueles pontos!"


"Nós ainda perdemos cinquenta – Slughorn só tirou vinte e cinco da Sonserina!"


"Bom, o que isso tem a ver comigo? Por que não está gritando com ele?"


"Porque eu não consigo suportar você agindo toda martirizada," disse James. "Foi você que começou a coisa toda com Snape, Mulciber, Colista Black e o resto – por que não deveria receber detenções por isso?"


"Do que é que você está falando?" Lily quase gritou, sem conseguir acreditar no que ouvia. "Quem está agindo martirizada? Eu não dirigi uma só palavra a você!"


"Você vai tentar passar isso na minha cara pelo resto do ano," respondeu o capitão de quadribol. "Estou só te dizendo que não vai funcionar. Se vai bancar a Joana d‘Arc, não fique furiosa quando for queimada na fogueira por isso. Fui claro? Porque eu não vou me sentir culpado, e nem a pau que vai conseguir me fazer pedir desculpas por te deixar se encrencar com isso. Na verdade, você devia estar me agradecendopor deslocar o queixo do idiota."


Lily o encarou. Ela piscou os olhos diversas vezes. Calma novamente, a garota passou a mão pelo longo cabelo e disse: "Eu deveria estar te agradecendo? Por que acha isso?"


"Bem, por um motivo," respondeu ele. "Eu te salvei de um monte de drama." Lily começou a reclamar, mas James continuou: "Você precisava que alguém colocasse um fim naquilo, porque não conseguia suportar a verdade."


"Que seria o quê, exatamente?"


"Que Snape teria te desarmado." Por um instante, os dois sextanistas ficaram num relutante cessar-fogo; James permitiu suas palavras serem digeridas, e a ruiva lutou para dizer alguma coisa. "Ele teria te desarmado e decidido de uma vez por todas ficar contra você, e, para dizer a verdade, Evans, não acho que você suportaria isso."


Lily exalou. "E foi por isso que você acertou Mulciber?" exigiu ela. "Para me poupar de uma verdade insuportável?"


O rapaz balançou a cabeça. "Eu acertei Mulciber porque ele é um otário que estava me dando nos nervos. Mas ajudei você e o querido Snivellus um bocado com isso. Agora ele não tem que escolher um lado. Quão conveniente é essa merda?"


"Você não sabe o que ele teria feito," disse a ruiva num tom desafiador. "E não sei como pode justificar o que fez como forma de evitar algo pior, quando acertá-lo causou uma briga gigantesca do Hall de Entrada!"


"E dai? Estou feliz por ter acertado o babaca... se tivesse alguma coragem, você teria feito isso!"


"O que você...?"


"Não pode apenas ficar sentada e deixar as pessoas falarem o que diabos quiserem, Evans."


"Na verdade, é exatamente isso que se pode fazer, Potter. Nunca ouviu falar em ‘entra por um ouvido e sai pelo outro‘?"


"Isso se chama defender o que é certo, Evans!"


"Mas você tem que escolher suas batalhas!" gritou Lily, furiosa. "E aquele não foi um bom momento para começar uma briga com os sonserinos. Estávamos num saguão lotado, com dezenas de outras pessoas que poderiam ser – e foram, devo acrescentar – atingidas."


"Não finja que foi por isso que recuou," zombou o capitão. "Você recuou porque Snape estava lá."


Lily gelou. "Como é que é?" disse ela em voz baixa, e James deveria ter se encolhido na presença daquele tipo de raiva. Mas James Potter raramente fazia o que devia fazer.


"Você recuou porque Snape estava lá," repetiu ele. "Sempre que há qualquer outro tipo de injustiça acontecendo, você vai para cima e põe fim rapidamente. Mas sempre que Snape está envolvido, de repente vira a bandeira da diplomacia, e devemos todos apenas ‘escolher nossas batalhas‘. Eventualmente você vai ter que se dar conta de que tenha ou não te desarmado hoje, ele já escolheu um lado, e..."


Smack!


A marca de sua pequena mão queimou no rosto dele. Ele o esfregou cuidadosamente, e mesmo que não parecesse surpreso, o rapaz foi silenciado.


"Você não sabe do que diabos está falando," disse Lily venenosamente. "E se acredita verdadeiramente em qualquer lixo que disse, é mais idiota do que eu pensava."


Com isso, ela girou nos calcanhares e começou a descer o corredor. A ruiva parou alguns metros à frente. "E como diabos sabe quem é Joana d‘Arc?" gritou, mas enquanto James tentava responder, ela sacudiu a cabeça, acrescentando: "Não importa. Eu não quero saber." Então Lily saiu correndo, pois não achou que conseguiria suportar mais um minuto perto dele.

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.