Maiores gafes gramaticais e potterianas nas fics

Maiores gafes gramaticais e potterianas nas fics

 A IDEIA DESSE ESPAÇO É AUXILIAR QUEM TEM DÚVIDA GRAMATICAL, AJUDAR A CONHECER OS NOMES DOS PERSONAGENS E FEITIÇOS, ETC,... ALÉM DO MAIS SÃO SUGESTÕES... NÃO DEVEM E NEM PRECISAM SER SEGUIDAS À RISCA.


TAMBÉM É UM ESPAÇO DE TROCA, MUITAS POSTAGENS SÃO DICAS DOS LEITORES.


OUTRA COISA: EU MESMA JÁ COMETI CLICHÊS, ERROS, TROCAS... O LEGAL É DARMOS RISADA E APRENDERMOS. ADORO LER: "RI MUITO, POIS JÁ COMETI ESSES ERROS" E EU PENSO: EU TAMBÉM!!!


EM NENHUMA POSTAGEM EXISTE JULGAMENTO DE CRIATIVIDADE OU IMAGINAÇÃO. ACHO QUE A ESCOLHA DA LEITURA É DE CADA UM E, EM NENHUM MOMENTO, JULGUEI IMAGINAÇÃO.


ESTOU ESCREVENDO ISSO, POIS SOFRI UMA DENÚNCIA SOBRE ESTAR "JULGANDO A IMAGINAÇÃO" ATÉ QUE ISSO SEJA RESOLVIDO AS POSTAGENS ESTÃO SUSPENSAS.


 


 


Se você, como eu, fica inconformada (o) de ver erros cabeludos nas fics que tem por aí... aqui é seu espaço! Mande um comentário dizendo erros que encontrou!


ATENÇÃO: nenhuma fic/autor deve ser citado! Vamos preservar a privacidade!!!


Se tem dúvidas, aqui é um lugar para consulta-las ou mandar sua pergunta!


P.S.: se nome de fic/autor for citado o comentário será excluído


P.S.2: Essa ideia foi inicialmente concebida por mim e pela Maris, que anda ausente das fics, mas em breve retomará suas escritas!!


 

Compartilhe!

anúncio

Comentários (77)

  • Senhora dos Aneis23

    Adorei mesmo a iniciativa. Fazendo do mundo das fanfics um lugar mais legível! xDNão esquece de colocar sobre uma mania de fazer texto de teatro em fanfic. Sei, talvez não sejam tantas fanfics assim e eu tenha tido o azar de ler uma faz poucos dias, mas...Exemplo: Sirius: Olá, Harry!Harry: Sirius!!! Você por aqui!Não é propriamente um erro, mas... '-'

    2012-01-20
  • Day Martins

    esse e um erro que vejo muitas vezes nas fic´s o pai de harry (James/Thiago) não era Apanhador como a maioria acha, ele na verdade era Artilheiro conforme entrevista de J.K. Rowling à Scholastic. =====================================/// sobre o capitulo 5 (casas de hogwarts) acho que seguindo uma logica nos nomes se quem é da grifinória é gifinório(a) e quem é da sonserina é sonserino(a) os pertencentes a corvinal e lufa-lufa seriam respectivamente corvino(a) e lufano(a).

    2012-01-13
  • jujuicer

    Deixe-me dizer que sua listinha de erros me ajudou (e ainda ajuda) muito nas aulas de português e na hora das redações. E já estava mais do que na hora de alguém pontuar os erros mais comuns aqui! Acho que seria interessante lembrar que nomes próprios sempre vem com letra maiúscula (coisa que algumas pessoas esquecem). Beijinhos e parabéns!

    2012-01-02
  • Olivia Winterbottom

    Não sei se alguém realmente se incomoda com isso, mas eu detesto ler frases do tipo: Eu vou matar ele! O correto é: Eu vou matá-lo! Os pronomes oblíquos servem, sim, para alguma coisa! Outro erro que me deixa extremamente irritada é o uso do "daí" de maneira recorrente, como neste trecho que eu li outro dia: Ele segurou as mãos dela. Daí eles se beijaram. Daí Rony chegou e ficou muito triste. Daí Krum viu que estava triste porque tinha beijado Mione, mas o carinha nem se importou. Não preciso mencionar a grotesca falta de coesão e coerência, que prejudicam ao extremo o entendimento e a leitura do texto. Fora isso, gostaria de agradecer e parabenizar quem tomou essa iniciativa. Nada de assassinar o português, mesmo na internet. E sim, assassinar tem quatro esses!

    2011-12-20
  • Jéssica J

    Muito legal, valeu a iniciativa! ;)

    2011-10-09
  • Aysha_Black

    Não sei se vcs já leram, mas eu li numa fic, uma vez, a palavra Corsa. Quem sabe me dizer o que é Corsa? A corsa é a fêmea do veado? Não. A corsa é um carro da Chevrolet? Sim. Então, como se chama a fêmea do Veado? Simples. Se chama Corça. Com "ç". Eu já vi muito isso, e devo dizer, que eu já cometi essa gafe. beijinhus!! =)

    2011-08-14
  • MiSyroff

    Ah ta, é no capítulo sobre sexo ns fic da moderação mesmo. Mudar a regra, a proibição. É que eu tinha entendido que não haveria mais a proibição, pelo que o Marcelo disse, ta certo não?

    2011-08-12
  • MiSyroff

    Amor, não entendi sua pergunta... Como assim mudado com relação a sexo nas minhas fics?

    2011-08-12
  • deh.swan

    Achei bem interessante,tem vezes que cometemos erros gramaticais, isso é fato,mas têm alguns que são terríveis. Vc estava falando sobre a nova ortografia,não pega pesado não, porque a regra só será obrigatória a partir de 2013. Tive duas ideias que talvez segem legais: O uso dos Porquê.por quê,porque e por que(a maioria emprega erroneamente),e quando usar pretérito perfeito e pretérito mais que perfeito. bjs

    2011-08-10
  • Paula Soares

    Muito bom! Um erro muito comum é colocarem James como apanhador, apesar de já ter sido dito que foi uma errata do filme, sendo que na verdade ele era artilheiro...

    2011-08-04
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.