Pontuação EDITADA



Básico, mas necessário!!!
Atenção, galera.... uso de pontuação básica


Pers novamente (valeu, amiga!!!)


Pontuação é algo legal de se falar também, nas eu não vou dizer aqui as regrinhas do português. Só vou dar um toque:


Reticências (...) dão uma ideia de coisa inacabada, ainda em pensamento - use com moderação, já que se a toda frase eu vir reticências, vou pensar que essa probre pessoa não consegue concluir nada.


Interrogação (?) dá a ideia de pergunta. Use um por vez. Se quiser dar a ideia de pergunta E surpresa na mesma frase, vale a dobradinha ?! ou !? , mas também use com moderação.


Eu nunca vi a segunda opção em livros como bem disse Thaiana.... Alguém sabe se existe alguma regra?


Exclamação (!), todo mundo adora esse! Mas olha só! Toda frase tem um! É lindo!


NÃO.


Exclamação a cada frase perde o sentido de exclamar, porque você não vive exclamando as coisas. Exclamações demais chegam a deixar seu texto cansativo, chato, repetititvo e POBRE. Tente ler um parágrafo inteiro sendo que a cada período há uma exclamação. MAS LEIA DIREITO, COM A ENTONAÇÃO PEDIDA PELA EXCLAMAÇÃO.


 


Leu?


AGORA VIU COMO É CHATO?

Compartilhe!

anúncio

Comentários (3)

  • Thaiana Tolkki Snape

    Eu imagino que o correto é apenas "?!", o contrário eu nunca usei ou vi em livros.

    2012-05-08
  • Senhora dos Aneis23

    Eu lembro da minha época que usava reticências o tempo todo u_u hoje em dia eu penso "Caraca, como conseguia usar tanto? '-' "Esqueceu de colocar a repetição de pontuação, tipo "???" e "!!!" ou os mais exagerados... "?????????????????" e "!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!" ou "!?!?!?!?!?!?". Isso é meio irritante. '-' Acho que se quer demonstrar o quanto o personagem está surpreso, só botar a nota de que ele elevou a voz ou algo do gênero, não precisa perfurar nossos olhos com tantas pontuações Ôo

    2012-01-20
  • Aysha_Black

    Sempre que eu escrevo assim "!?" o Word me faz escrever assim "?!". Nãp estou esperando resposta, mas... tem um jeito certo? Aliás, reticências também expressa hesitação... ou não? Viu? =) Espero não estar errando, ou sendo muito chata. i.i

    2011-08-11
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.