Encontramos o culpado



"Fui eu."


McGonagall – bem como todos os outros, incluindo James – virou-se para encarar a sextanista que acabara de confessar.


"Você, Senhorita Evans?"


Lily piscou os olhos rapidamente, reunindo coragem, e então assentiu. "Sim, Professora, eu... eu comecei a briga."


A bruxa cruzou os braços, aproximando-se da ruiva com descrença em seu rosto marcado pela idade. "Você acertou Mulciber? Você deslocou o maxilar dele?" exigiu saber.


Lily mordeu o lábio, consciente de seus braços finos e pouca estatura.


"Senhorita Evans…"


"É verdade, Professora," insistiu Lily. "Sério, eu... eu estava com raiva e as coisas aconteceram muito rápido, e eu deveria ter dito isso à senhora antes, mas eu estava... acho que estava com medo."


Por um longo momento, a bruxa mais velha encarou atentamente a mais jovem. "Todos os outros podem sair," disse a professora por fim. Sem uma palavra, os outros oito se retiraram do escritório. Lily suspirou, esperando nervosa a punção que certamente receberia no instante que McGonagall estivesse a sós com ela.


"Senhorita Evans," repetiu a Professora, ainda cética. "Tem certeza que quer assumir a culpa por isso?"


"Eu… eu não estou assumindo a culpa," disse a ruiva seriamente. "Eu mereço isso... foi culpa minha."


"Então, você não está encobrindo alguém?" indagou McGonagall.


Lily levou um tempo para responder. "Professora," disse finalmente, "se eu não tivesse feito isso, quem teria feito? Conhecendo nossa turma, Black ou Potter, certo?" A bruxa não contestou. "E eu realmente assumiria a culpa por eles?"


A professora de Transfiguração olhou atentamente para a ruiva. "Muito bem, então." E ela soou tão sinceramente desapontada, que Lily quase desejou poder retirar o que disse: o pensamento de que a diretora de sua casa – uma bruxa que ela tanto admirava – a desprezaria era praticamente insuportável. "Tudo isso é motivo de grande constrangimento para mim e todo o corpo docente. Uma carta será enviada à sua mãe e – bem, e quanto ao restante dos seus colegas..."


"Mas eles não sabiam," interrompeu Lily em voz alta. "É, quer dizer – eles estavam no Hall com os demais, é claro, mas todo mundo estava sob o feitiço Confundus, então não é... possível que eles estivessem falando a verdade quando disseram que não sabiam quem acertou Mulciber?"


"É possível," admitiu McGonagall relutantemente. "Masvocê, Senhorita Evans, temo que não saia impune disso."


"Não," concordou a ruiva.


"Cinquenta pontos serão tirados da Grifinória. E você passará todas as noites de sexta-feira em detenção pelo resto do mês."


Lily abaixou a cabeça. "Sim, Professora."


"Você deve aprender, Lily, que ser um grifinório verdadeiramente corajoso nem sempre significa se inspirar em James Potter em todas as situações... o que geralmente envolve acertar ou azarar alguém."


Reprimindo um sorriso, a monitora assentiu. "Sim, Professora," disse novamente. "Lamento muito que isso tenha acontecido."


McGonagall assentiu com o rosto impassível. "Pode se retirar."


"Sim, senhora." E ela saiu.


Quando estava sozinha, a Professora sentou-se em sua mesa, sacudindo a cabeça. Então Lily Evans começara uma briga completa no Hall de Entrada... Mesmo que não fosse verdade, a coisa toda dava uma história divertida. Ela se permitiu um pequeno sorriso.


 

Compartilhe!

anúncio

Comentários (1)

Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.