Riddle, o Enigma



No dia seguinte, Katie foi removida para o Hospital St. Mungus para Acidentes e Danos Mágicos e em pouco tempo a notícia que ela tinha sido enfeitiçada tinha se espalhado por toda a escola. Entretanto, os detalhes estavam confusos e ninguém além de Harry, Rony, Hermione e Leanne pareciam saber que a própria Katie não tinha sido o objetivo principal.
" Oh, e Malfoy sabe, claro," Harry disse para Rony e Hermione que continuaram a nova política de fingir surdez sempre que Harry mencionava a teoria dele de Malfoy ser um Comensal da Morte.
Harry gostaria de saber se Dumbledore voltaria de onde quer que ele tivesse ido, a tempo da lição de segunda-feira à noite, mas não tendo nenhuma palavra ao contrário, ele se apresentou do lado de fora do escritório de Dumbledore, às oito, bateu e o mandaram entrar. Lá, Dumbledore estava sentado com um olhar incomumente cansado; a mão dele estava negra e queimando como sempre, mas ele sorriu quando gesticulou a Harry para se sentar. A Penseira estava novamente sobre a escrivaninha, lançando brilhos prateados de luz no teto.
" Você esteve ocupado enquanto eu estive fora, " Dumbledore disse. " Eu acredito que você testemunhou o acidente de Katie".
" Sim, senhor. Como ela está?
" Ainda muito indisposta, embora tenha tido relativamente sorte. Ela parece ter escovado o colar temendo a menor possibilidade de descascar; havia um buraco minúsculo na luva dela.
Se ela tivesse colocado ele ou, até mesmo, segurado isto na mão dela sem luvas, ela teria morrido, talvez imediatamente. Afortunadamente, o Professor Snape pôde fazer bastante para prevenir uma expansão rápida da maldição -"
" Por que ele "? perguntou Harry depressa. " Por que não a Madame Pomfrey "?
" Impertinente, " disse uma voz suave de um dos retratos na parede e Phineas Nigellus Black, o tataravô de Sirius, elevou a cabeça dos braços onde ele tinha parecido estar dormindo. " Eu não teria permitido um estudante questionar o modo de Hogwarts operar nos meus dias ".
" Sim, obrigado, Phineas, " disse Dumbledore penosamente. " Professor Snape sabe muito mais sobre as Artes das Trevas que Madame Pomfrey, Harry. De qualquer maneira, o pessoal do St. Mungus está me enviando relatórios de hora em hora, e eu tenho esperanças que Katie tenha uma recuperação completa em pouco tempo ".
"Onde esteve essa semana, senhor?" Perguntou Harry, desconsiderando o forte sentimento que poderia estar testando a sorte dele, um sentimento aparentemente compartilhado por Phineas Nigellus que assobiou suavemente.
"Eu não direi tudo agora", disse Dumbledore. "Entretanto, lhe contarei em partes,
claro".
"Contará?" perguntou Harry, assustado.
"Sim, eu espero que sim", disse Dumbledore retirando vários fios prateados de memória de dentro de sua têmpora com a ponta da varinha.
"Senhor". disse Harry experimentalmente. "Eu encontrei Mundugus em Hogsmead".
"Há sim, já estou atento que Mundugus tem tratado sua herança com um leve toque de cobiça". disse Dumbledore um pouco carrancudo. "Ele seguiu você desde que você o abordou fora do Três Vassouras; Eu realmente penso que ele tem medo de ficar frente a frente comigo. Entretanto, descansa seguro que não irá se desfazer de nenhuma das velhas posses de Sirius."
"Aquele velho mestiço ranhoso tem roubado a herança dos Black?" Disse Phineus Nigellus, extravagante; deslocando-se lateralmente do seu quadro, decisivamente para visitar seu quadro em Grimmauld Place, número 12.
"Professor", disse Hary após uma pequena pausa, "A professora McGonagall lhe falou o que eu contei a ela depois de Katie ser atacada? Sobre Draco Malfoy?".
"Ela me contou sobre suas suspeitas, sim." disse Dumbledore.
"E o senhor-?"
"Eu devo tomar todas as mediadas apropriadas para investigar qualquer um que possa ter posto a mão no acidente de Katie", disse Dumbledore. "Mas o que me preocupa agora, Harry, é a nossa lição.
Harry sentiu-se ressentido com isso: Se essas lições fossem assim tão importantes, porque havia um grande espaço de tempo entre a primeira e a segunda? Entretanto, ele não falou nada mais sobre Draco, mas assistiu Dumbledore colocando novos pensamentos recentes na Penseira e recomeçando a rodopiar na bacia de pedra, mais uma vez, Dumbledore a segurava entre suas mãos de dedos longos.
"Você lembrará, estou certo, do nosso último conto sobre o começo de Lord Vodemort, no ponto onde o bonito trouxa, Tom Riddle, tinha abandonado sua esposa bruxa, Merope, e retornou para a casa de sua família em Little Hangleton. Merope foi esqeucida em Londres, esperando um bebê que um dia se tornaria, Lord Voldemort".
" Como você sabe que ela estava em Londres, senhor "?
" Por causa da evidência de Caractacus Burke," disse Dumbledore " que, por uma estranha coincidência, ajudou a achar a mesma loja onde veio o colar sobre o qual nós discutimos a pouco".
Ele remexeu o conteúdo da Penseira como Harry tinha o visto fazer antes, mais como um garimpeiro peneirando por ouro. Por cima da superfície, a massa prateada subindo um pouco, o velho homem revolvendo lentamente na Penseira, prateado como um fantasma, mas muito mais sólido, com uma mecha de cabelo cobrindo completamente os olhos dele.
" Sim, nós adquirimos isto em circunstâncias curiosas. Foi trazido por uma jovem bruxa antes do Natal, oh, há muitos anos atrás. Ela disse que precisava do ouro, bem, mas isso era óbvio. Coberta com trapos e bem longe de bonita. . . Esperando um bebê, veja. Ela disse que o medalhão tinha sido de Slytherin. Bem, nós ouvíamos aquele tipo de história todo o tempo, ' Oh, isto era de Merlin, está era a chaleira favorita dele, ' mas quando eu olhei, a marca dele estava certa, e alguns feitiços simples eram o bastante para eu saber a verdade. Claro que, isso o fez bastante precioso. Ela não parecia ter qualquer idéia quanto ao preço. Feliz por receber dez Galeões por isso. Foi a melhor pechincha que nós fizemos "!
Dumbledore deu a penseira uma remexida mais vigorosa e Caractacus Burke desceu através da massa de memória rodante de onde ele tinha vindo.
" Ele só lhe deu dez Galeões "? disse Harry indignado.
" Caractacus Burke não era afamado para a generosidade dele", Dumbledore disse. " Assim nós soubemos que, próximo ao fim da gravidez dela, Merope estava só em Londres, passando necessidade e desesperada por ouro, desesperada o bastante para vender seu único e mais valioso bem, o medalhão que era uma herança da família Marvolo.
" Mas ela poderia fazer magia "! disse Harry impaciente. " Ela poderia ter comida e tudo para ela por magia, não é "?
" Ah, "Dumbledore disse, " talvez ela pudesse. Mas eu acredito, estou adivinhando novamente, mas estou seguro que tenho razão - que quando o marido dela a abandonou, Merope deixou de usar magia. Eu penso que ela não quis ser mais uma bruxa. Claro que, também é possível que a rejeição do amor dela e o desespero ajudaram a bloquear os poderes dela; isso pode acontecer. Em todo caso, como você pode ver, Merope recusou a usar a varinha dela até mesmo para salvar a própria vida ".
" Ela não iria viver nem mesmo pelo filho dela"?
Dumbledore ergueu as sobrancelhas. "Você poderia estar sentindo pena de Lorde Voldemort "?
" Não", Harry disse depressa, " mas ela teve uma escolha, ela não fez, não foi como minha mãe -"
" Sua mãe teve uma escolha também," Dumbledore disse com suavidade. " Sim, Merope Riddle escolheu morrer apesar do filho que precisava dela, mas não a julgue muito severamente, Harry. Ela estava muito debilitada por muito tempo de sofrimento e ela nunca teve a coragem de sua mãe. E agora, se você me acompanhar..."
" Onde nós vamos "? Harry perguntou, quando Dumbledore se uniu à frente da escrivaninha.
" Neste tempo," Dumbledore disse, " nós vamos entrar em minha memória. Eu acho que você encontrará detalhes ricos e satisfatoriamente precisos. Depois de você, Harry..."
Harry se agachou para a Penseira; a face dele quebrou a superfície lisa da memória e então ele estava caindo pela escuridão novamente. . . . Segundos depois, os pés dele bateram em solo firme; ele abriu os olhos e achou que ele e Dumbledore estavam numa antiquada e movimentada rua de Londres.
" Lá estou eu", disse Dumbledore alegremente apontando à frente deles para uma figura alta que cruzava a rua na frente de uma carrocinha de leiteiro.
Um mais jovem Albus Dumbledore de cabelo longo e barba ruivas. Tendo alcançado o lado deles na rua, ele subiu para o passeio e ganhou muitos olhares curiosos devido ao terno vistoso de corte de veludo cor de ameixa que ele estava usando.
" Terno discreto, senhor," Harry disse, antes que conseguisse evitar, mas Dumbledore somente riu quando eles seguiram a versão mais jovem dele a uma pequena distância e atravessaram um portão duplo de ferro, finalmente entrando num pátio vazio e quadrado em frente a um edifício muito feio, cercado de grades altas. Ele subiu alguns degraus até à porta dianteira e bateu uma vez. Depois de um momento ou dois, a porta foi aberta por uma menina desprezível usando um avental.
"Boa tarde. Eu tenho um compromisso com a Sra. Cole que, eu acredito, é a encarregada aqui "?
" Oh, " disse a menina com um olhar confuso olhando a aparência excêntrica de Dumbledore. " Um. . só um mo'. . . SRA. COLE "! ela gritou por cima do ombro dela.
Harry ouviu uma voz distante gritando algo em resposta. A menina deixou Dumbledore entrar. " Entre, ela virá ao seu encontro."
Dumbledore pisou num corredor ladrilhado preto e branco; o lugar inteiro era velho, mas muito limpo. Harry e o Dumbledore mais velho o seguiram. Antes que a porta dianteira tivesse fechado atrás deles, uma mulher fraca, de olhar hostil veio correndo até eles. Ela tinha um rosto comprido que aparecia mais ansioso que indelicado, estava discutindo sobre o ombro com outro ajudante de avental, ela caminhou junto a Dumbledore.
"...e levou o iodo para Martha, Billy Stubbs estava tirando a casca de suas feridas e Eric Whalley estava sujando todo o seu lençol - E além de tudo, ainda tem a catapora," ela não falava para ninguém em particular, então ela pôs seus olhos em Dumbledore e parou mortificada com seus passos.
"Boa Noite," disse Dumbledore oferecendo-lhe a mão. A sra. Cole ficou de queixo caído.
"Meu nome é Alvo Dumbledore. Eu lhe mandei uma carta pedindo um encontro e você amavelmente me convidou aqui hoje".
A sra. Cole piscou. Aparentemente decidindo que Dumbledore não era uma alucinação, ela disse fracamente, "Ah sim, bem - bem então - seria melhor você vir ao meu quarto. Sim."
Ela conduziu Dumbledore a um pequeno quarto que parte parecia uma Sala de Estar, a outra parte um escritório. Era tão miseráveis quanto o corredor e a mobília era velha e acabada. Ela convidou Dumbledore a se sentar em uma cadeira raquítica, sentando ela mesma atrás de uma escrivaninha atravancada, olhando para ele nervosamente.
"Estou aqui, como eu lhe falei em minha carta, para discutir sobre Tom Riddle e os planos para o seu futuro," disse Dumbledore"
"Você é da família?" perguntou Sra Cole.
"Não, sou um professor," disse Dumbledore. " Vim aqui para oferecer a Tom um lugar em minha escola.
"Que escola é, então?"
"Ela se chama Hogwarts," disse Dumbledore.
"Então por que o senhor está tão interessado em Tom?"
"Nós acreditamos que ele tem qualidades que estamos procurando."
"Você quer dizer que ele ganhou uma bolsa escolar? O que ele fez pra isso? Ele nunca conseguiu uma."
"Bem, o nome dele foi gravado em nossa escola no momento em que ele nasceu-"
"Quem o registrou? Os pais dele?"


Não havia nenhuma dúvida que a Sra. Cole era uma inconvenientemente uma mulher cortante. Aparentemente, Dumbledore também pensou, pois Harry o viu retirar a varinha para fora do bolso do terno aveludado dele, retirando, ao mesmo tempo, um pedaço de papel perfeitamente em branco de cima da escrivaninha da Sra. Cole.
" Aqui", disse Dumbledore , que movimentou a varinha dele uma vez quando ele passou o pedaço de papel para ela, " eu penso que isto deixará tudo claro ".
Os olhos da Sra.Cole saíram fora de foco e ela contemplou atentamente ao papel em branco por um momento.
" Isso parece estar perfeitamente em ordem, " ela disse calmamente e devolvendo o papel. Então, os olhos dela caíram em uma garrafa de gim e dois copos que certamente não estavam ali alguns segundos antes.
" Er - eu posso lhe oferecer um copo de gim "? ela disse em uma voz refinada.
" Muito obrigado", Dumbledore disse radiante.
Ficou logo claro que a Sra. Cole não era nenhuma principiante quando pegou a garrafa para beber. Virando uma dose generosa para ambos eles, ela pegou o próprio copo para um trago. Estalando os lábios dela francamente, ela sorriu pela primeira vez a Dumbledore, e ele não vacilou em tirar vantagem disso.
" Eu gostaria de saber se você poderia me contar qualquer coisa da história de Tom Riddle? Eu penso que ele nasceu aqui no orfanato "?
" Isso é certo, " disse a Sra. Cole se servindo de mais gim. " Eu me lembro disto claramente, como qualquer coisa, porque eu havia começado aqui a pouco. Era véspera do ano novo, mais amargamente frio, nevando, você sabe. Noite horrível. E, esta menina, não muito mais velha que eu era na ocasião, veio cambaleando nos degraus dianteiros. Bem, ela não foi a primeira. Nós a alojamos e ela teve o bebê em uma hora. E ela estava morta na outra hora ".
Sra. Cole cabeceou e tomou outro trago generoso de gim.
Ela disse qualquer coisa antes de morrer "? perguntou Dumbledore. " Qualquer coisa sobre o pai do menino, por exemplo "?
" Agora, como acontece, ela disse, " disse a Sra. Cole que parecia estar desfrutando bastante agora do gim na mão dela e uma audiência ansiosa pela história. " Eu me lembro que ela disse para mim, ' eu espero que ele se pareça com o pai dele, ' e eu não mentirei, ela tinha razão em esperar isto, porque ela não era nenhuma beleza - e então ela me falou que ele seria chamado Tom, como o pai dele, e Marvolo, como o pai dela - sim, eu sei, nome engraçado, não é? Nós desejamos saber se ela veio de um circo - e ela disse que o sobrenome do menino devia ser Riddle. E ela morreu em seguida sem outra palavra.
"Bem, nós o nomeamos da maneira que ela nos disse, parecia tão importante para a pobre menina, mas nem Tom, nem Marvolo, muito menos Riddle vieram procurando por ele, nem nenhum família, então, ele veio para o orfanato e tem estado aqui desde então."
Ela se serviu, quase se preparando, para outra saudável dose de gim. Ela corara. Então ela disse, "Ele é um garoto engraçado".
"Sim", disse Dumbledore. "Eu achei que ele poderia ser."
"Ele era um bebê engraçado também. Era muito difícil ele chorar, você sabe. Então, quando ele envelheceu ele ficou...estranho."
" Estranho de que modo?" perguntou Dumbledore gentilmente.
"Bem, ele-"
Mas Sra. Cole parou de repente, e não havia nada obscuro ou vago sobre o olhar de inquisitorial que ela atirou em Dumbledore em cima do copo de gim dela.
"Ele definitivamente tem um lugar na sua escola, não é?"
"Definitivamente", disse Dumbledore.
"E há nada que eu diga que possa reverter essa situação?"
"Não," disse Dumbledore"
"Você vai leva-lo embora, certo?"
"Certo", repetiu Dumbledore gravemente.
Ela piscou, olhando pra ele, decidindo se confiaria nele ou não. Aparentemente ela decidiu que confiaria, pois ela disse em uma pressa súbita, "Ele assusta as outras crianças."
"Você acha que ele está perturbado? perguntou Dumbledore.
"Eu acho que ele deva estar," disse Sra. Cole, sendo ligeiramente carrancuda, "Mas é muito difícil pegá-lo no ato. Houveram incidentes... coisas sórdidas..."
Dumbledore não a pressionou, embora o Harry pudesse jurar que ele estava interessado. Ela ainda levou bebeu outro gole de Gim e as bochechas róseas dela ficaram ainda mais róseas.
O coelho de " Billy Stubbs. . . bem, o Tom disse que ele não fez isto e eu não vejo como ele pôde fazer, mas mesmo assim, o coelho não se pendurou nas vigas, se pendurou?"
" Eu não deveria pensar assim, não," Dumbledore disse baixinho.
" Mas eu sou uma dançarina se eu sei como ele conseguiu fazer isto lá. Tudo que eu sei é que ele e Billy tinham discutido um dia antes. E então " - a Sra. Cole tomou outro gole de gim que espirrou um pouco no queixo dela este momento - " na excursão de verão - nós os levamos para sair, você sabe, uma vez por ano, para a zona rural ou para o litoral - bem, Amy Benson e Dennis Bishop nunca estavam totalmente certos depois e tudo que nós sabemos deles é que eles tinham entrado em uma caverna com Tom Riddle. Ele jurou sóter ido explorar, mas algo aconteceu lá, eu estou segura disto. E, bem, houve muitas coisas, coisas engraçadas. . . ."
Ela deu uma olhada novamente a Dumbledore, e embora as bochechas dela estivessem enxaguadas, o olhar dela era fixo. " Eu não acho que muitas pessoas ficarão tristes em vê-lo pelas costas ".
" Você entende, eu estou certo, que nós não o estaremos mantendo permanentemente "? disse Dumbledore. " Ele terá que voltar aqui, pelo menos, todos os verões ".
" Oh, bem, isso é melhor que um golpe no nariz com uma soqueira enferrujada." disse a Sra. Cole com um soluço. Ela trocou os pés e Harry ficou impressionado por ver que ela estava bastante segura, embora já tivessem sido dois terços da garrafa de gim agora. " Eu suponho que você gostaria de vê-lo?
" Muito," disse Dumbledore subindo.
Ela o conduziu para fora do escritório e subindo os degraus de pedra, dando instruções e advertências aos ajudantes e crianças pelos quais ela passou. Os órfãos, Harry viu, estavam todos usando o mesmo tipo de túnica cinzenta. Eles pareciam razoavelmente bem, mas não havia nenhum dúvida que este era um lugar horrendo no qual crescer.
" Aqui estamos nós, " disse a Sra. Cole, quando eles viraram e pararam ao lado de fora da primeira porta em um longo corredor. Ela bateu duas vezes e entrou.
" Tom? Você tem uma visita. Este é Sr. Dumberton - ou mlhor, Dunderbore. Ele veio lhe falar - bem, eu o deixarei fazer isto ".
Harry e os dois Dumbledores entraram no quarto, e a Sra. Cole fechou a porta atras deles. Era um quarto vazio e pequeno com nada mais que um guarda roupa velho e uma cama de armar de ferro. Um menino estava sentando em cima das mantas cinzas, as pernas dele esticadas para fora e segurando um livro.
Não havia nenhum sinal de magreza na face de Tom Riddle. Merope azonizante teve seu desejo realizado: Ele era o bonito pai em miniatura, alto para onze anos , cabelos escuros e pálido. Os olhos dele estreitaram ligeiramente com o aparecimento excêntrico de Dumbledore. Houve o silêncio por um momento.
"Como você está, Tom ?" disse Dumbledore, caminhando para frente e oferecendo a mão a ele.
O garoto hesitou, então levado isto, eles apertaram as mãos. Dumbledore preparou a cadeira de madeira dura ao lado de Riddle, então de forma que o olhou bastante como um paciente de hospital e visita.
"Eu sou o Professor Dumbledore."
"Professor?," repetiu Riddle. Ele parecia cauteloso. " É como Médico? O que está fazendo o que aqui? Ela o deixou entrar para poder me examinar."
Ele estava apontando à porta pela qual Sra. Cole a pouco tinha partido.
"Não, não," disse Dumbledore, sorrindo.
"Eu não acredito em você," disse Riddle. "Ela quer que eu seja examinado, não quer? Fale a verdade!"
Ele falou as últimas três palavras com uma força tocante, que estava quase como um trovão.

-"Há muito Toms," murmurou Tom. Então, como se ele não pôde suprimir a pergunta, como se tivesse estourado de sua boca, ele perguntou, "Meu pai era um bruxo? Ele se chamava Tom Riddle também, me falaram"." Eu estou amedrontado, eu não sei," disse Dumbledore com sua voz gentil " Minha mãe não pode ter sido bruxa, ou ela não teria morrido," disse Riddle mais para ele mesmo do que pra Dumbledore. "Deveria ter sido ele. Então - quando eu tiver todos meus materiais - quando eu irei a esta Hogwarts"?" Todos os detalhes estão no segundo pedaço de pergaminho em seu envelope," disse Dumbledore "Você partirá da Estação King's Cross no dia primeiro de setembro. Há uma passagem de trem lá também.""Riddle acenou com a cabeça. Dumbledore pôs-se de pé e estendeu-lhe a mão de novo. Pegando-a Riddle disse-lhe, "Eu posso falar com as cobras. Eu descobri quando nós fomosviajar pelo país, elas me acharam, eles sussurram pra mim. Isso é normal para um bruxo "?Harry poderia jurar que ele tinha guardado a menção deste poder estranho até aquele momento, determinado a impressionar."É incomum," disse Dumbledore, após um momento de hesitação, "mas não desconhecido."O tom dele era casual, mas os olhos dele moveram curiosamente sobre a face de Riddle. Eles ficaram durante um momento, homem e menino, encarando um ao outro. Então quando o aperto de mão foi quebrado; Dumbledore estava à porta."Adeus, Tom. Nos veremos em Hogwarts "."Então foi assim que aconteceu," disse o Dumbledore de cabelos brancos ao lado de Harry e um segundo depois, eles estavam flutuando mais uma vez para a escuridão antes de pousar no escritório atual."Sente-se," disse Dumbledore pousando ao lado dele."Harry obedeceu, a mente dele ainda cheia do que ele há pouco tinha visto."Ele acreditou nisto muito mais rápido do que eu - eu quero dizer, quando você lhe falou que ele era um bruxo," disse Harry," eu não acreditei em Hagrid de primeira quando ele me disse." Sim, Riddle estava perfeitamente pronto para acreditar que ele era - usando a palavra dele - ' especial, ' " disse Dumbledore."Você soube - então?" perguntou para o Harry."Se eu soube que eu tinha conhecido o bruxo das trevas mais perigoso de todos os tempos?" disse Dumbledore, "Não, eu não tive nenhuma idéia que ele ao crescer seria o que ele é. Porém, eu fiquei certamente intrigado por ele. Eu voltei a Hogwarts pretendendo manter um olho nele, algo que eu deveria ter feito em todo caso, determinado que ele estava só e sem amigos, mas já que eu sentia que deveria fazer por causa de outros'"."Os poderes dele, como você ouviu, foi desenvolvido surpreendentemente para um bruxo jovem e - de forma interessante e sinistra - ele já tinha descoberto que tinha alguma controle sobre eles e começado a usar os conscientemente. Ele já estava pronto para usar magia contra outraspessoas, amedrontar, castigar, controlar. As pequenas histórias do coelho estrangulado e o menino jovem e menina que ele atraiu em uma caverna eram muito sugestivas. . . . ' Eu os posso machucar se eu quiser. . . . '""E ele era Ofidioglota," interviu Harry"" Sim, realmente; uma habilidade rara e um supostamente conectado com as Artes das trevas, embora como nós sabemos, há Ofidioglotas entre as trevas e o bem também. Na realidade, a habilidade dele para falar com serpentes não me fez tão intranqüilo quanto os instintos óbvios dele para crueldade, segredo, e dominação."O tempo está nos fazendo de bobos," disse Dumbledore, indicando o céu escuro além das janelas, novamente. "Mas antes de nos despedirmos, eu quero chamar sua atenção a certas características da cena que nós há pouco testemunhamos, porque elas têm um grande porte nos assuntos que nós estaremos discutindo em reuniões futuras."Primeiramente, eu esperei que você notasse a reação de Riddle quando eu mencionei que outro compartilhou o primeiro nome dele, ' Tom' "?Harry concordou." Lá ele mostrou o desprezo dele por qualquer coisa que prendia a outras pessoas, qualquer coisa que o fazia comum. Até mesmo, então, ele desejou ser diferente, único, notório. Ele infiltrou o nome dele, como você sabe, dentro de alguns poucos anos daquela conversação e criou a máscara de Lorde Voldemort' atrás do qual ele ficou muito tempo escondido. " Eu confio que você também notou que aquele Tom Riddle já era altamente independente, reservado, e, aparentemente, sem amigos? Ele não quis ajuda ou companhia na viagem dele para o Beco Diagonal. Ele preferiu ir sozinho. O adulto Voldemort é o mesmo. Você ouvirá muitos dos Comensais da Morte reivindicando que eles são de confiança dele, próximos e que o compreendem. Eles estão iludidos. Lorde Voldemort nunca teve um amigo, nem eu acredito que ele alguma vez quis um. " E, ultimamente - eu espero que você não tnha muito sono para prestar atenção a isto, Harry - o Tom Riddle jovem sempre gostou de colecionar troféus. Você viu a caixa de artigos roubados que ele tinha escondido no quarto dele. Estes foram levados de vítimas do comportamento perseguidor dele, recordações, de partes particularmente desagradáveis de magia. Tenha em mente esta tendência, pois isto, particularmente, será importante depois. " E agora, realmente é tempo de ir para a cama ".Harry seguiu os passos dele. Como ele caminhou para o outro lado da sala, os olhos dele recaíram na pequena mesa na qual o anel de Marvolo Gaunt tinha estado nos últimos tempos, mas o anel não estava mais lá. " Sim, Harry "? disse Dumbledore para Harry que estava vindo e parou."Mas eu pensei que você poderia ter a gaita ou algo do tipo."Dumbledore sorriu para ele, perscrutando no topo no hall os espetáculos da Lua. " Muito astuto, Harry, mas a gaita era somente a gaita. E, com aquela nota enigmática, ele acenou, Harry entendeu e se despediu. -"Quem é você?" -"Eu já lhe disse. Meu nome é Professor Dumbledore e eu trabalho em uma escola chamada Hogwarts. Eu venho para oferecer-lhe uma vaga na minha escola - sua nova escola, se você quiser vir". A reação de Riddle foi surpreendente. Saltou da cama, para ficar longe de Dumbledore, parecia furioso."Você não conseguirá me enganar. Do Asilo, é de onde você é. "Professor, sim, claro - bem, eu não vou, viu? Aquele gato velho, ele sim deveria estar no Asilo. Eu nunca fiz qualquer coisa a pequena Amy Benson ou Dennis Bishop, e você pode lhes perguntar, eles lhe falarão!" -"Eu não sou do Asilo," disse Dumbledore pacientemente. " Eu sou professor e se você se sentar calmamente, eu lhe falarei mais sobre Hogwarts. Claro, se você não decidir ir para a escola, ninguém lhe forçará-"" Eu gostaria de vê-los tentar, " zombou Riddle. -" Hogwarts, " disse Dumbledore como se não tivesse ouvido as últimas palavras de Riddle, - é uma escola para pessoas com habilidades especiais -" -" Eu não sou louco !" -" Eu sei que você não está louco. Hogwarts não é uma escola para pessoas loucas. É uma escola de magia ". Houve silêncio. Riddle ficou gelado, a face inexpressiva, mas os olhos dele estavam indo de um olho para outro de Dumbledore, como se tentasse pegar um deles mentindo. -"Magia "? ele repetiu em um sussurro. -"É" disse Dumbledore." -É. . é magia, o que eu posso fazer ?" -" O que é que você pode fazer "? -" Todo tipo de coisas, "Riddle respirou. Um rubor de excitação estava se subindo pelo pescoço e nas bochechas dele; ele olhou febrilmente.Eu posso mover arquivos sem os tocar. Eu posso fazer animais fazerem o que eu quero que eles façam, sem os treinar. Eu posso fazer coisas ruins acontecer às pessoas que me aborrecem. Eu posso lhes causar dor se eu quiser ".As pernas dele estavam tremendo. Ele tropeçou e se sentou novamente na cama e encarando as mãos dele, a cabeça curvada como se em oração. -" Eu soube que eu era diferente, " ele sussurrou aos próprios dedos que tremiam-eu soube que eu era especial. Sempre, eu soube que havia algo ". -" Bem, você estava bastante certo", disse Dumbledore,já não estava sorrindo mas olhando Riddle atentamente- Você é um mago ". Riddle ergueu a cabeça. A face dele estava transfigurada: Havia uma felicidade selvagem nisto, contudo por alguma razão não melhorou a expressão dele; pelo contrário, as características finamente esculpidas dele pareciam mais ásperas, de alguma maneira, a expressão dele quase bestial. -"Você também é um mago? " -" Sim, eu sou ". -" Prove, " Riddle disse imediatamente, no mesmo tom dominante que tinha usado ele quando ele tinha dito-Conte a verdade ".Dumbledore ergueu as sobrancelhas. -" Se, eu fizer isto, você estará aceitando seu lugar em Hogwarts -" -" Claro que eu vou "! -" Então você me tratará como Professor ou senhor." A expressão de Riddle endureceu por um momento passageiro antes que ele dissesse, em uma irreconhecível voz cortes- - " Eu sinto muito, senhor. Eu quis ddizer - por favor, Professor, você poderia mostrar para mim -? Harry tinha certeza que Dumbledore ia recusar, que ele contaria a Riddle que haveria bastante tempo para demonstrações práticas em Hogwarts, que eles estavam em um edifício cheio de trouxas e deviam ser mais cautelosos. Para a grande surpresa dele, porém, Dumbledore tirou a varinha do bolso interior da jaqueta do terno dele, apontou para o guarda roupa no canto e deu com a varinha um estalido casual.A guarda roupa explodiu em chamas.Riddle saltou; Harry não o poderia culpar por quase uivar em choque e ira; todos seus bens mundanos deviam estar lá. Mas quando Riddle se afastou de Dumbledore, as chamas desapareceram e deixando o guarda roupa completamente intacto. Riddle olhou do guarda roupa para Dumbledore; então, com uma expressão ávida, ele apontou à varinha. -" Onde eu posso adquirir uma dessas "? -" Tudo a seu tempo", disse Dumbledore -eu penso que há algo tentando sair de seu guarda roupa ".E, seguramente, uns ruídos baixos poderiam ser ouvidos de dentro dele. Pela primeira vez, Riddle olhou assustado-" Abra a porta- disse Dumbledore. Riddle vacilou, então cruzou o quarto e abriu a porta de guarda roupa. Na prateleira mais alta, sobre um monte de roupas puídas, estava balançando uma caixa de papelão pequena e sacudindo tanto como se houvesse vários ratos frenéticos presos dentro dela. -" Tire"disse Dumbledore. Riddle tirou a caixa que tremia. Ele olhou nervoso. -" Há qualquer coisa naquela caixa que você não deveria ter "? perguntou Dumbledore.Riddle lançou Dumbledore um longo, claro e calculista olhar. -" Sim, eu acho que sim, senhor, " ele disse finalmente, numa voz inexpressiva." -"Abra isto", disse Dumbledore.Riddle abriu a tampa e virou o conteúdo sobre a cama dele sem os olhar. Harry, que tinha esperado algo muito mais excitante, viu uma bagunça de objetos pequenos, cotidianos: um ioio, um dedal prateado, e uma gaita manchado entre eles. Uma vez livre da caixa, eles deixaram de tremer e ainda se deitaram nas mantas velhas. -" Você os devolverá aos donos deles com suas desculpas- Dumbledore disse calmamente, repondo a varinha na jaqueta dele- Eu saberei se foi feito. E advirto: Furto não é tolerado em Hogwarts ".Riddle não parecia nem remotamente envergonhado; ele ainda estava encarando Dumbledore friamente. Afinal ele disse em uma voz inexpressiva- - " Sim, senhor ". -" Em Hogwarts, " disse Dumbledore, " nós não só lhe ensinamos a usar magia, mas a controlar. Você tem - inadvertidamente, eu estou seguro - usado seus poderes de certo modo. Isso não é nem ensinado nem tolerado em nossa escola. Você não é o primeiro, nem você será o último, a usar sua magia para ajudar você. Mas você deveria saber que Hogwarts pode expulsar os estudantes, e o Ministério de Magia - sim, há um Ministério - ainda castigará mais severamente os transgressores da lei. Todos os magos menores têm que aceitar que, entrando em nosso mundo, eles cumprem nossas leis ". -" Sim, senhor", Riddle disse novamente.Era impossível saber o que ele estava pensando; a face dele permanecia bastante inexpressiva quando ele repôs, no pequeno esconderijo, os objetos roubados na caixa de papelão. Quando ele tinha terminado, ele virou a Dumbledore e disse maldoso- eu não tenho dinheiro ". -" Isso é corrigido facilmente", Dumbledore disse, tirando uma bolsa de couro com dinheiro do bolso. Há uma bolsa em Hogwarts para os que precisam de ajuda para comprar livros e uniformes. Você poderia ter que comprar algum de seu livros de feitiços e os outros de segunda mão , mas -" -" Onde você compra livros de feitiços "? interrompeu Riddle que tinha guardado a bolsa de dinheiro pesada sem agradecer Dumbledore e estava examinando um Galeão de ouro grosso agora. -" No Beco Diagonal", disse Dumbledore . " Eu tenho sua lista de livros e material escolar comigo. Eu posso lhe ajudar a achar tudo -" -" Você está vindo comigo "? perguntou Riddle observando. -"Certamente, se você -" -"Eu não preciso de você, disse Riddle." Eu faço as coisas que eu quero, eu vou para Londres quando eu quiser. Como você chega neste beco Diagonal - senhor "? ele adicionou, captando o olhar de Dumbledore.Harry pensou que Dumbledore insistiria em acompanhar Riddle, mas mais uma vez teve uma surpresa. Dumbledore entregou a Riddle o envelope com sua lista de materias e de depois explicar exatamente como chegar do Orfanato ao Caldeirão Furado, ele disse: -"Você tem possibilidade de ser visto, devido aos trouxas que te rodeiam, as pessoas não-mágicas, mas não será. Peça para o Tom o" barman "- é bastante fácil de se lembrar, como ele saberá seu nome -". Riddle deu um estremeção irritável, como se tentando espantar uma mosca. -"Você repugna o nome Tom?" -"Há muito Toms," murmurou Tom. Então, como se ele não pôde suprimir a pergunta, como se tivesse estourado de sua boca, ele perguntou, "Meu pai era um bruxo? Ele se chamava Tom Riddle também, me falaram"." Eu estou amedrontado, eu não sei," disse Dumbledore com sua voz gentil " Minha mãe não pode ter sido bruxa, ou ela não teria morrido," disse Riddle mais para ele mesmo do que pra Dumbledore. "Deveria ter sido ele. Então - quando eu tiver todos meus materiais - quando eu irei a esta Hogwarts"?" Todos os detalhes estão no segundo pedaço de pergaminho em seu envelope," disse Dumbledore "Você partirá da Estação King's Cross no dia primeiro de setembro. Há uma passagem de trem lá também.""Riddle acenou com a cabeça. Dumbledore pôs-se de pé e estendeu-lhe a mão de novo. Pegando-a Riddle disse-lhe, "Eu posso falar com as cobras. Eu descobri quando nós fomosviajar pelo país, elas me acharam, eles sussurram pra mim. Isso é normal para um bruxo "?Harry poderia jurar que ele tinha guardado a menção deste poder estranho até aquele momento, determinado a impressionar."É incomum," disse Dumbledore, após um momento de hesitação, "mas não desconhecido."O tom dele era casual, mas os olhos dele moveram curiosamente sobre a face de Riddle. Eles ficaram durante um momento, homem e menino, encarando um ao outro. Então quando o aperto de mão foi quebrado; Dumbledore estava à porta."Adeus, Tom. Nos veremos em Hogwarts "."Então foi assim que aconteceu," disse o Dumbledore de cabelos brancos ao lado de Harry e um segundo depois, eles estavam flutuando mais uma vez para a escuridão antes de pousar no escritório atual."Sente-se," disse Dumbledore pousando ao lado dele."Harry obedeceu, a mente dele ainda cheia do que ele há pouco tinha visto."Ele acreditou nisto muito mais rápido do que eu - eu quero dizer, quando você lhe falou que ele era um bruxo," disse Harry," eu não acreditei em Hagrid de primeira quando ele me disse." Sim, Riddle estava perfeitamente pronto para acreditar que ele era - usando a palavra dele - ' especial, ' " disse Dumbledore."Você soube - então?" perguntou para o Harry."Se eu soube que eu tinha conhecido o bruxo das trevas mais perigoso de todos os tempos?" disse Dumbledore, "Não, eu não tive nenhuma idéia que ele ao crescer seria o que ele é. Porém, eu fiquei certamente intrigado por ele. Eu voltei a Hogwarts pretendendo manter um olho nele, algo que eu deveria ter feito em todo caso, determinado que ele estava só e sem amigos, mas já que eu sentia que deveria fazer por causa de outros'"."Os poderes dele, como você ouviu, foi desenvolvido surpreendentemente para um bruxo jovem e - de forma interessante e sinistra - ele já tinha descoberto que tinha alguma controle sobre eles e começado a usar os conscientemente. Ele já estava pronto para usar magia contra outraspessoas, amedrontar, castigar, controlar. As pequenas histórias do coelho estrangulado e o menino jovem e menina que ele atraiu em uma caverna eram muito sugestivas. . . . ' Eu os posso machucar se eu quiser. . . . '""E ele era Ofidioglota," interviu Harry"" Sim, realmente; uma habilidade rara e um supostamente conectado com as Artes das trevas, embora como nós sabemos, há Ofidioglotas entre as trevas e o bem também. Na realidade, a habilidade dele para falar com serpentes não me fez tão intranqüilo quanto os instintos óbvios dele para crueldade, segredo, e dominação."O tempo está nos fazendo de bobos," disse Dumbledore, indicando o céu escuro além das janelas, novamente. "Mas antes de nos despedirmos, eu quero chamar sua atenção a certas características da cena que nós há pouco testemunhamos, porque elas têm um grande porte nos assuntos que nós estaremos discutindo em reuniões futuras."Primeiramente, eu esperei que você notasse a reação de Riddle quando eu mencionei que outro compartilhou o primeiro nome dele, ' Tom' "?Harry concordou." Lá ele mostrou o desprezo dele por qualquer coisa que prendia a outras pessoas, qualquer coisa que o fazia comum. Até mesmo, então, ele desejou ser diferente, único, notório. Ele infiltrou o nome dele, como você sabe, dentro de alguns poucos anos daquela conversação e criou a máscara de Lorde Voldemort' atrás do qual ele ficou muito tempo escondido. " Eu confio que você também notou que aquele Tom Riddle já era altamente independente, reservado, e, aparentemente, sem amigos? Ele não quis ajuda ou companhia na viagem dele para o Beco Diagonal. Ele preferiu ir sozinho. O adulto Voldemort é o mesmo. Você ouvirá muitos dos Comensais da Morte reivindicando que eles são de confiança dele, próximos e que o compreendem. Eles estão iludidos. Lorde Voldemort nunca teve um amigo, nem eu acredito que ele alguma vez quis um. " E, ultimamente - eu espero que você não tnha muito sono para prestar atenção a isto, Harry - o Tom Riddle jovem sempre gostou de colecionar troféus. Você viu a caixa de artigos roubados que ele tinha escondido no quarto dele. Estes foram levados de vítimas do comportamento perseguidor dele, recordações, de partes particularmente desagradáveis de magia. Tenha em mente esta tendência, pois isto, particularmente, será importante depois. " E agora, realmente é tempo de ir para a cama ".Harry seguiu os passos dele. Como ele caminhou para o outro lado da sala, os olhos dele recaíram na pequena mesa na qual o anel de Marvolo Gaunt tinha estado nos últimos tempos, mas o anel não estava mais lá. " Sim, Harry "? disse Dumbledore para Harry que estava vindo e parou."Mas eu pensei que você poderia ter a gaita ou algo do tipo."Dumbledore sorriu para ele, perscrutando no topo no hall os espetáculos da Lua. " Muito astuto, Harry, mas a gaita era somente a gaita. E, com aquela nota enigmática, ele acenou, Harry entendeu e se despediu.

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.