Dos títulos, visitantes e come



Dos títulos, visitantes e comentários.


-“Certo, prestem atenção.” – eu pedi, ao que Harry, Draco, Hermione e Gina pararam de falar e olharam para mim – “Nós já temos dois capítulos postados, o primeiro sobre os casais  e o segundo sobre os enredos. Alguma sugestão de tópico?”


Silêncio. O som de grilos no ar.


-“Tudo bem, eu mesma vou propor um tema.” – eu comecei – “Estava pensando naquilo que realmente chama a atenção dos leitores: o título.”


-“O título tem tanta importância assim?” – perguntou Harry.


-“É claro! Você não pode se esquecer de que antes de ler a história de uma fic, ou antes mesmo de ler o resumo, a pessoa vê o título.” – eu expliquei.


-“Muitos títulos fazem mais sucesso do que a própria história.” – afirmou Hermione.


-“Acho que vou precisar de outra explicação...” – comentou Harry.


-“É simples,” – começou Hermione – “o sucesso de uma fanfiction pode ser medido pelo número de acessos que ela tem. Muitas delas não tem conteúdo algum, mas conseguem um grande número de ‘leitores’ porque o título é atraente.”


-“Entendi.” – disse Harry – “Mas se for tão simples assim, ninguém precisaria mais escrever, basta compor um título atraente.”


-“A questão, Harry, é que o número de visitantes não é o único modo de avaliar se uma fic faz sucesso ou não. Um modo ainda mais eficiente são os comentários e, se uma fic não possui conteúdo, dificilmente terá comentários.” – disse Gina.


-“Nem sempre.” – Draco interveio – “Eu já vi diversas fics que mal tinham o prólogo postado e o número de comentários já era enorme.”


-“Nesses casos que o Draco comentou, os comentários costumam ser de pessoas pedindo ao autor que poste logo os capítulos. Realmente acontece, mas é uma exceção, não a regra.” – eu disse.


-“Então parece que os comentários também não são o modo mais eficiente de ‘medir’ o sucesso.” – comentou Harry.


-“No mundo das fanfictions, o que se convencionou chamar de sucesso é isso: muitos leitores, muitos comentários, muitos votos. O que é preciso entender é que sucesso não necessariamente significa qualidade.” – explicou Hermione.


-“Eu diria que pelo menos 70% das fics mais famosas são, na verdade, bem ruinzinhas.” – eu disse, e, dessa vez, eles me ouviram.


-“E existe um modo de medir o sucesso e a qualidade ao mesmo tempo?” – perguntou Harry.


-“Só lendo.” – disse Gina.


-“Lembrando que a noção de qualidade passa pelo gosto individual do leitor.” – disse Hermione.


-“Não necessariamente, tem textos que o senso comum condena imediatamente. Todos concordam que é um lixo.” – disse Draco.


-“Acho melhor deixarmos para discutir o que torna uma fanfic ruim mais tarde, vamos nos focar na parte do título por agora. Então, o que torna um título atraente?” – perguntei, enquanto digitava freneticamente as últimas informações.


Hermione foi a primeira a se pronunciar:


-“Isso é um assunto muito amplo, porque o que chama a atenção de umas pessoas não chama de outras. Quem se interessa mais por histórias de romance vai se sentir muito mais atraído por um título como ‘Kiss the girl’ do que alguém que prefere enredos de ação.”


-“Então não existe uma fórmula para um título atrativo, ao que parece.” – comentou Harry.


-“Não, mas também não é muito difícil bolar um.”


-“Só se for pra você, Mione. Eu sou péssima com títulos.” – eu disse.


-“Uma coisa que muitos autores fazem é colocar ao lado do título o assunto ou gênero da fic.” – começou Gina. – “Como existem muitas fics disponíveis para leitura, às vezes ajuda a chamar a atenção colocar coisas como ‘comédia’, ‘ação’, ou já avisar os shippers envolvidos.”


-“Isso costuma atrair a atenção de um público específico, que já acessa a fanfic por gostar dos assuntos que ela promete apresentar.”  - eu acrescentei.


Naquele momento, uma janelinha do meu MSN pulou.


-“Estranho, não lembro de ter deixado o MSN ligado...” – eu comecei a falar, mas ao ver quem era, meu queixo caiu e não consegui dizer mais nada.


 


RoNy – Chudley Cannos ROX !!!    diz:


Só um bom título não é suficiente para atrair muitos leitores...


 


# Tarí. diz:


Rony? O que você tá fazendo no meu MSN?


 


RoNy – Chudley Cannos ROX !!!    diz:


Contribuíndo para a discussão de vocês, oras.


 


# Tarí. diz:


Tá, mas como você sabia que a gente tava falando sobre títulos de fanfics? E como você sabia que tem mais gente comigo?


 


RoNy – Chudley Cannos ROX !!!    diz:


Tsc..tsc... Tarí, você nunca, NUNCA, deve subestimar os poderes dos buxos…


 


-“Quem é, Tarí?” – perguntou Hermione.


-“Por mais estranho que pareça, é o Rony. De algum jeito ele descobriu que nós estamos conversando sobre fanfictions e decidiu participar.”


-“Rony?” – Hermione pareceu surpresa.


Depressa, ela me empurrou para fora da cadeira e começou a digitar freneticamente.


 


# Tarí. diz:


Rony, onde você está??? Eu estava preocupada com você. (Mione)


 


RoNy – Chudley Cannos ROX !!!    diz:


Relaxa, Mione. Eu tô só aproveitando um pouco a tecnologia trouxa. Você podia ter me contando antes como essa internet é legal, né? E esse youtube, então? Esse gato tocando piano me mata... HAHAHAHAHA


 


# Tarí. diz:


Onde você tá? Vem pra cá logo, anda! (Mione)


 


RoNy – Chudley Cannos ROX !!!    diz:


Ok, ok, tô indo…


 


RoNy – Chudley Cannos ROX !!!    está offline.


 


Hermione soltou um suspiro forte e balançou a cabeça. Cautelosa, me aproximei da cadeira, enquanto os outros observavam calados, sem entender o que estava acontecendo.


-“Hermione, será que eu posso... posso voltar ao computador?” – eu pedi, meio sem-graça.


-“O que? Ah, claro.” – Hermione se levantou – “Pode sentar.”


-“Obrigada.”


Houve um estalo forte e Rony surgiu ao lado da porta, sorrindo animado.


-“Oi, gente!”


Uma confusão de vozes respondeu à saudação do garoto. Com as mãos na cintura, Hermione o encarava, séria.


-“Onde você estava afinal?” – ela perguntou.


-“Estava na casa dos nossos novos vizinhos, lá perto da Toca. Eles são trouxas, então tem telefone, internet e todos aqueles aparelhos que papai adora.” – explicou Rony.


-“Ah, sim.” – riu Gina – “Papai anda mesmo fascinado com os Stevens. Mais ainda porque o Sr. Stevens não se cansa de lhe mostrar como funcionam os eletrodomésticos. Não sei como ele não desconfia da ignorância do papai sobre esses assuntos.”


-“Eu sempre achei esse interesse do meu pai pela tecnologia trouxa muito exagerado, mas mudei de idéia hoje, essa internet é genial! Até fiz um perfil no Orkut.” – disse Rony.


-“Or-quê?”


-“Orkut. É maior legal, depois eu mostro pra vocês.”


-“Hum, certo, depois. Sabem, é justamente a internet que nos permite a divulgação das fanfics. Que tal voltarmos a elas?” – eu sugeri. – “Aliás, Rony, como você sabia que nós estávamos aqui, discutindo esse assunto?”


-“É fácil, eu estava lendo a fic. Dãr.”


-“Mas o assunto sobre o qual você comentou no MSN ainda não tinha sido postado.” – disse Hermione.


-“Ah, bom, isso vocês tem que perguntar para a Tarí, a história é dela!” – defendeu-se Rony.


-“Ok, já vimos que não é qualquer título que atraí a todos os leitores, e que especificar no título o assunto da fic pode ser uma boa idéia, já que atraí um público que se interessa pelo assunto. Só falta entender uma coisa: como umas fics tem mais leitores e comentários do que outras, sendo que ambas, supostamente, tem títulos interessantes?” – eu falei tudo muito rápido, querendo mudar de assunto.


-“Propaganda.” – disse Draco, simplesmente. – “Alguns autores das fanfics mais lidas tem muitos amigos no site, fazem propaganda de suas histórias e tem uma resposta quase que imediata. Além disso, pode acontecer de algumas pessoas lerem, recomendarem aos amigos e a partir daí, a audiência só cresce.”


-“Concordo. Então está estabelecido, o que faz uma fanfic ter muitos leitores é, em princípio, um título atraente, depois, boas recomendações e, por fim, um bom texto, por que até a pessoa ler e descobrir se o texto é bom ou não, ela já está contando como mais uma visitante da fic, logo, como mais uma leitora.” – eu disse, enquanto digitava.


-“Espera aí!”– interrompeu Harry. – “Se só entrar na página da fic já faz a pessoa contar como leitora, então significa que nem todas as pessoas que visitam a página são realmente leitores, concordam?”


Eu bati a mão na testa imediatamente.


-“É mesmo! Nós estamos cometendo um erro aqui, estamos misturando o número de visitantes da fanfic, que é o número de acessos que o site registra, com o número de pessoas que realmente lêem a história, os leitores de fato.”


-“Então pra saber quantas pessoas realmente leram o texto, é mais confiável ver o número de comentários.” – concluiu Rony.


-“É isso mesmo. Os comentários não só dão uma idéia mais precisa de quantas pessoas estão acompanhando a fic, mas também costumam ser uma boa medida da qualidade do texto. A maioria dos leitores olha os comentários antes de começar a ler a história, assim, elogios ao texto servem de incentivo para o visitante se transformar em leitor.” – eu completei.


-“Geralmente só há comentários elogiando a história, acho que nunca vi algum criticando.” – disse Draco.


-“Isso acontece porque muita gente tem vergonha de criticar o trabalho dos outros, mas é só reparar, fics ruins tem muito menos comentários do que as boas.” – Eu disse.


-“Legal, parece que fechamos o capítulo!” – disse Gina.


Eu sorri para ela e voltei ao computador, mas um barulho estranho me fez parar imediatamente de digitar.


-“O que foi isso?” – Gina verbalizou a pergunta que estava na cabeça de todos.


-“Foi...er... o meu estômago.” – Rony admitiu sem-graça, ao que todos riram. – “Estou morrendo de fome.”


-“Eu vou a cozinha arranjar alguma coisa para a gente comer.”


-“Eu ajudo, Tarí.” – falou Hermione.


-“Posso usar a internet?”


-“Pode, Rony.”


Hermione me acompanhou pelo corredor, até que, no meio do caminho, ouvimos um estrondo vindo da cozinha e paramos imediatamente, assustadas. 


=== *   *   * ===

Compartilhe!

anúncio

Comentários (6)

  • Juh_Lynch

    Hahahahahaha, muito boa!!!!! Tem razão quanto aos comentários, eu particularmente já li muitas fics péssimas, mas nunca tive coragem de comentar. 

    2013-02-04
  • MiSyroff

    Rony no msn cara, ri muito!!!ahsuahushaushuahsTo adorando, e concordando muito! Sempre leio so comentários! kkkkNo meu caso, popr ler FemmeSlash, tenho que ter bastante cuidado, porque tem umas tão ruins....Enfim, indo pro próximo! 

    2012-11-17
  • Vanity Black

    Caaaara.. Muito bom mesmo.Adorei a ideia de explicar como as coisas funcionam misturando com os personagens HUAHUAHUAHUAE eu sou podre com o título também... Sofro com isso '-' Vai ver é por isso que eu nunca tenho muuuuitos leitores UHAHUAHUAHUAHUAU (ou não né? kkkkk)"-“Eu diria que pelo menos 70% das fics mais famosas são, na verdade, bem ruinzinhas.” – eu disse, e, dessa vez, eles me ouviram."Né? É o que mais acontece, infelizmente D:   

    2012-07-01
  • Lana Silva

    Como a Lai disse ali em cima , é muito dificil fazer uma critica a uma fic, e mesmo que seja melhor para o autor, eu ainda tenho um pouco de vergonha, sobre os titulos, realmente alguns enganam bastante, também não me acho tão boa em titulos, o pior é que a fanfic que estou postando já está esquecida kkkkkkkkkk sem comentarios.

    2012-04-12
  • Lai Prince Slytherin

    -“Eu diria que pelo menos 70% das fics mais famosas são, na verdade, bem ruinzinhas.” – eu disse, e, dessa vez, eles me ouviram. eu também diria! e diria que as fics que mais fazem sucesso são só porq tem um ship de sucesso em uma história clichê. como você já disse, não adianta a fic ser bem escrita pra fazer sucesso, infelizmente é assim :/ RoNy – Chudley Cannos ROX !!!    diz: ri desesperadamente disso KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK patético como o Ronald    também não tenho muito talento para títulos. quero dizer, no começo eu tirava de músicas, mas nem sempre a música tinha alguma coisa a ver com a história. geralmente era só porq eu gostava de ouvir enquando escrevia HUAUHAHUUHAHUA minha fic Needles é exemplo. a letra é horrível e não tem NADA  a ver com a fic. mas ouvir me ajuda horrores a escrever -“Isso acontece porque muita gente tem vergonha de criticar o trabalho dos outros, mas é só reparar, fics ruins tem muito menos comentários do que as boas.” – Eu disse. eu tinha vergonha de criticar antes, rs. mas isso mudou muito quando comecei a escrever e vi que diferença faz um comentário cara G_G às vezes cansa o costumeiro "ow cara continua ar a fic ta otima vlw" ¬¬ esses dias recebi crítica e fiquei super feliz HUAUHAUHUAH vá entender

    2011-10-25
  • Déia Santos

    Titulos nunca foram meu forte! muahahaha. Atualmente, minha fic é acompanhada por duas pessoas q ao menos postam comentários decentes...

    2011-07-31
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.