A floresta proibida



CAPÍTULO QUINZE


A floresta proibida


 


As coisas não poderiam estar piores.


 


Filch levou-os à sala da Professora Minerva no primeiro andar, onde eles ficaram sentados esperando, sem trocar uma palavra entre si. Hermione tremia. Desculpas, álibis e justificativas fantásticas substituíam-se umas as outras na cabeça de Harry, cada qual mais capenga do que a anterior. Ele não conseguia ver como iam se livrar desta encrenca. Estavam encurralados. Como podiam ter sido burros a ponto de se esquecerem da capa? Não havia nenhuma razão no mundo para a Professora Minerva aceitar que estivessem fora da cama, esgueirando-se pela escola a altas horas da noite, e muito menos que estivessem na alta torre de astronomia, que era proibida aos alunos a não ser durante as aulas.


 


Some-se a isso Norberto e a capa da invisibilidade e seria melhor começarem a fazer as malas.


 


Harry achou que as coisas não poderiam ficar piores. Estava enganado. Quando a Professora Minerva apareceu, vinha trazendo Neville.


 


— Harry, Lily! — exclamou ele, no instante em que viu os outros tres. — Eu estava tentando encontrar vocês para avisar que ouvi Malfoy dizer que ia pegar vocês, disse que vocês tinham um drag...


 


Harry sacudiu com força a cabeça para fazer Neville calar a boca, mas a Professora Minerva viu. Parecia mais provável que ela cuspisse fogo pelas narinas do que Norberto, ali a olhar os três de cima para baixo.


 


— Eu jamais teria acreditado que vocês fossem capazes disso. O Sr. Filch diz que vocês estavam no alto da torre de astronomia. É uma hora da madrugada. Expliquem-se...


 


Era a primeira vez que Hermione deixava de responder à uma pergunta de uma professora. Olhava para os sapatos, imóvel como uma estátua.


 


— Acho que tenho uma boa idéia do que anda acontecendo — disse a Professora Minerva. — Não é preciso ser gênio para somar dois mais dois. Vocês contaram a Draco Malfoy uma história da carochinha sobre um dragão, tentando tirá-lo da cama e metê-lo em apuros. Eu já o apanhei. Suponho que achem engraçado que o Neville tenha ouvido a história e acreditado nela também.


 


Harry surpreendeu o olhar de Neville e Lily tentou lhe dizer, sem falar, que aquilo não era verdade, porque Neville tinha uma expressão de espanto e mágoa. Pobre Neville trapalhão. Harry sabia o que deveria ter-lhe custado tentar encontrá-los no escuro para avisar.


 


— Estou desapontada — disse a Professora Minerva. — Cinco alunos fora da cama em uma noite! Nunca ouvi falar numa coisa dessas antes! Você, Hermione Granger, achei que tinha mais juízo. Quanto a vocês, Harry Potter e Lilian Potter achei que Grifinória significava mais para vocês do que parece. Os quatro vão pegar uma detenção, sim e você também, Neville Longbottom, não há nada que lhe dê o direito de andar pela escola à noite, principalmente nos dias que correm, é muito perigoso, e vou descontar cinqüenta pontos da Grifinória.


 


— Cinqüenta?— Harry ofegou. Perderiam a dianteira, a dianteira que ele conquistara na última partida de Quadribol.


 


— Cinqüenta pontos de cada um — acrescentou a Professora Minerva, respirando com esforço pelo nariz longo e pontudo.


 


— Professora... Por favor... A senhora não pode... — Lily cutucou o irmão pelas costas para parar de reclamar antes de piorar as coisas.


 


— Não venha me dizer o que eu posso e o que eu não posso, Harry Potter. Agora voltem para a cama, todos vocês. Nunca senti tanta vergonha de alunos da Grifinória antes.


 


Duzentos pontos perdidos. Isto deixava a Grifinória em último lugar. Em uma noite, tinham estragado as chances de Grifinória conquistar a taça das casas. Harry teve a sensação de que o fundo do seu estômago se soltara. Como iriam poder compensar a perda?


 


Chegaram na torre e Harry e Hermione form até Rony que esperava eles em uma poltrona, e Lily seguia Neville para explicar o que aconteceu.


 


— Neville, por favor deixa eu explicar o que aconteceu. Vai por favor!


 


— Tudo bem, mas seja rapida. — disse com algumas lagrimas nos olhos.


 


— Não queriamos que você se encrencasse por nossa causa, Malfoy estava certo nós estavamos com um dragão que entregamos para os amigos do irmão do Rony hoje de noite, o dragão era do Hagrid você pode perguntar a ele, ele vai te dizer. Só não quero que você ache que nós fizemos isso de proposito, desculpa meter você nisso.


 


— Tudo bem, não fique triste mais porque o Hagrid estava com um dragão, não são ilegais?


 


— Sim, são ele ganhou de um estranho no brar de Hagsmead. E ele sempre quis um dragão então quando conseguiu acabou criando por um tempo com a ajuda minha, de Harry, Rony e Hermione. Rony até ganhou uma mordida do dragão no dedo.


 


— Puxa, eu estraguei tudo, de novo! É tudo culpa minha.


 


— Imagine Neville, foi o Malfoy que... – Lily não terminou a frase, pois Harry estava chamando Lily para descer.


 


— Já vou! Bem, boa noite Neville.


 


— Boa noite Lily. — e seguiu para seu dormitorio enquanto Lily ia para o salão cominal.


 


— Lily onde você estava. — foi a primeira coisa que Harry disse quando viu a irmã.


 


— Calma, Harry eu fui explicar para o Neville a verdade para ver se melhora a cara dele ele esta muito tristinho.


 


— Eu sei obrigado por explicar eu espero que ele não fique triste, agora vamos falar com Rony tudo que aconteceu.


 


— Não Harry eu vou me deitar.


 


— Por que?


 


— Por que? POR QUE? SABE O PORQUE HARR, NÃO SÓ PERDEMOS DUZENTOS PONTOS PARA A GRIFINÓRIA COMO PERDEMOS A ÚNICA LEMBRANÇA DO NOSSO PAI! E SE EU SOUBESSE QUE VOCÊ NÃO TINHA GARDADO A CAPA NO SEI BOLSO EU ESTARIA COM ELA AGORA!


 


Ela se virou para subir para a torre da Grifinória. Era difícil dizer por causa do olhar injetado de fúria, mas Hermione podia jurar que a garota estava à beira de lágrimas.


 


— Lily! LILY! —gritou Harry, mas ela não deu ouvidos.


 


— Eu cuido disso. Não fiquem bravos com ela meninos, é por que a gente perdeu a capa que ela está assim.


 


— Não tenho tanta certeza... — resmungou Rony.


 


— Vou subir. Falar com ela. — Hermione disse, subindo as escadas para o dormitório. Ao chegar lá em cima, no entanto, viu que seus esforços seriam inúteis. Ela já adormecera.


 


Harry contou a Rony tudo que acontecera desde que sairam da torre da Grifinória até a retirada de pontos da professora Minerva. Depois seguiram para para o dormitório.


 


Harry não dormiu a noite inteira. Ouviu Neville soluçar com a cara no travesseiro durante o que lhe pareceram horas. Harry não conseguia pensar em nenhuma palavra para consolá-lo. Sabia que Neville, como ele mesmo, estava com medo do amanhecer.


 


O que aconteceria quando o resto de Grifinória descobrisse o que tinham feito?


A princípio, os alunos de Grifinória que passavam pelas gigantescas ampulhetas que marcavam o placar das casas, no dia seguinte, acharam que tinha havido um engano. Como podiam de repente ter duzentos pontos menos do que no dia anterior?


 


E então a história começou a se espalhar. Harry e Lilian Potter, os famosos Gêmeos Potter, seus heróis dos jogos de Quadribol, foram os responsáveis pela perda de todos aqueles pontos, eles e mais uns dois panacas do primeiro ano.


 


Da posição de alunos mais populares e admirados na escola, Harry e Lilian passaram a de mais odiados. Até os alunos da Corvinal e Lufa-Lufa se voltaram contra eles, porque todos desejavam há muito tempo ver a Sonserina perder a Taça das Casas. Para todo lado que Harry e Lilian iam, as pessoas o apontavam e não se davam ao trabalho de baixar as vozes para xingá-los. Os de Sonserina, por outro lado, batiam palmas quando eles passavam, assobiavam e davam vivas.


 


"Obrigado, Potter, ficamos lhes devendo essa!”


 


Somente Rony continuou do lado deles.


 


— Eles vão esquecer dentro de umas semanas. Fred e Jorge já perderam montes de pontos desde que chegaram aqui e as pessoas continuam a gostar deles.


 


— Eles nunca perderam duzentos pontos de uma tacada, ou perderam? — retrucou Harry, infeliz.


 


— Bom... Não — admitiu Rony.


 


— Eu só que Lily, voltasse a falar comigo...


 


— Ela vai voltar. Hermione vai por juiso nela.


 


— Rony eu conheço minha irmã ela esta magoada e estava chorando, é por isso que ela não está aqui e Hermione está com ela, mas do jeito que ela é cabeça dura ela não vai ouvir nada que a Hermione vai falar.


 


Era um pouco tarde para consertar o estrago, mas Harry jurou nunca mais se meter em coisas que não eram de sua conta. Bastava de espiar e espionar. Sentia tanta vergonha que foi procurar Olívio para oferecer sua demissão do time de Quadribol.


 


— Se demitir? — trovejou Olívio. — Que bem faria isso? Como vamos poder recuperar os pontos se não conseguirmos vencer no Quadribol? E como fiz com sua irmã não vou aceitar sua demissão.


 


— Minha irmã veio se demitir?


— Veio, disse que Alicia ficaria no seu luga, mais eu disse que a Alicia só ia entrar no lugar dela se ela estivesse no Hospital e entraria como substituta.


 


Mas até mesmo o Quadribol perdera a graça. O resto do time não queria falar com Harry durante os treinos e quando precisavam se referir a ele chamavam-no de "o apanhador", Lily também não estava levando a melhor o resto do time a chamavam de ‘’a artilheira’’ e mesmo Harry tantando falar com ela, não conseguia, pois ela não deixava.


 


Hermione e Neville estavam sofrendo também. Não estavam apanhando tanto quanto Harry e Lily, porque não eram tão conhecidos, mas ninguém falava com eles, tampouco. Hermione parara de chamar atenção nas aulas, mantinha a cabeça baixa e trabalhava em silêncio.


 


Harry quase se alegrava que os exames não estivessem muito distantes. Todas as revisões que precisava fazer o distraiam de sua infelicidade. Ele, Rony, Lilian e Hermione ficavam sozinhos, trabalhavam até tarde da noite, tentando lembrar os ingredientes das complicadas poções, aprender os feitiços e encantamentos de cor, decorar as datas das descobertas mágicas e das revoltas dos duendes...


 


— Já chega! Quando vocês vão voltar a se falar? — disse Hermione aos gêmeos em uma noite quando estavam estudando.


 


— Já disse eu não falo com ela porquê ela não quer. — disse Harry.


 


— Parem vocês dois, nem Gina e Tiago brigam assim e olha que eles brigam muito. — disse Rony se inrritando com a briga dos irmãos.


 


— Vocês deveriam ficar juntos e não brigar, vocês estão sozinhos, de família vocês só tem um ao outro acordem! — brigou Hermione


 


— Desculpa Harry. — disse Lily abaixando a cabeça.


 


— Não, você que tem que me desculpar, eu errei deveria ter gardado a capa.


 


— Não, eu que não deveria ter jogado tudo nas suas costas, é só que só tiamos uma lembrança do nosso pai e perdemos. — disse Lily chorando sendo consolada pelo irmão.


 


— Tudo bem, não se preocupa vamos conseguir encontra-la eu juro.


 


Então, uma semana antes de começarem os exames, a nova resolução de Harry e Lilian de não se meterem em nada que não fossem de sua conta, foi submetida a um teste inesperado. Ao voltarem da biblioteca, sozinhos em certa tarde, ouviram alguém choramingando numa sala de aulas mais à frente. Ao se aproximarem, ouviram a voz de Quirrell.


 


— Não... Não... Outra vez não, por favor...


 


Parecia que alguém o estava ameaçando. Os gêmeos se aproximaram um pouco mais.


 


— Está bem... Está bem — ouviu Quirrell soluçar.


 


No segundo seguinte, Quirrell saiu correndo da sala de aulas ajeitando o turbante. Estava pálido e parecia prestes a chorar. E desapareceu de vista, Harry achou que Quirrell nem sequer reparara neles. Esperaram até que o ruído dos passos de Quirrell desaparecesse e, então, espiaram para dentro da sala. Estava vazia, mas havia uma porta entreaberta na outra extremidade. Harry já ia em direção à porta, quando Lily lembrou de que eles prometeram a si mesmos não se meter em nada.


 


Assim mesmo, teriam apostado doze pedras Filosofais que Snape acabara de deixar a sala, e pelo que Harry e Lily acabaram de ouvir ganharam uma nova agilidade nos passos. Quirrell parecia ter finalmente cedido.


 


Harry e Lily voltaram à biblioteca, onde Hermione estava tomando os pontos de astronomia de Rony. Contou-lhes o que ouviram.


 


— Snape então conseguiu — exclamou Rony, — Se Quirrell contou a ele como quebrar o feitiço antimagia negra...


 


— Mas ainda temos Fofo — lembrou Hermione.


 


— Talvez Snape tenha descoberto como passar pelo cachorro sem perguntar ao Rúbeo — disse Rony, correndo os olhos pelos milhares de livros que os rodeavam — Aposto como tem um livro por aqui que ensina como se passar por um cachorrão de três cabeças. Então, o que vamos fazer Harry? Lily?


 


O brilho de aventura voltava a iluminar os olhos de Rony, mas Hermione respondeu, antes que Harry ou Lilian pudessem fazê-lo.


 


— Vamos procurar Dumbledore. Isto é o que deveríamos ter feito há séculos. Se tentarmos alguma coisa por conta própria, com certeza vamos ser expulsos.


 


— Mas não temos provas — disse Harry.


 


— Quirrell está apavorado demais para nos apoiar. Snape só precisa dizer que não sabe como foi que o trasgo entrou no Dia das Bruxas e que nem chegou perto do terceiro andar. Em quem vocês acham que eles vão acreditar, nele ou em nós? Não é bem segredo que nós o detestamos, Dumbledore vai pensar que inventamos isso para ele ser despedido. Filch não nos ajudaria nem que a vida dele dependesse disso, é muito amigo de Snape, e quanto mais alunos forem expulsos, tanto melhor, é o que ele pensa. E não se esqueçam nós nem devíamos saber da Pedra nem de Fofo. O que vai exigir muita explicação. — disse Lily.


 


Hermione pareceu convencida, mas não Rony.


 


— Se déssemos só uma espiadinha...


 


— Não — respondeu Harry decidido —, já demos muitas espiadinhas.


 


E, dizendo isso, puxou um mapa de júpiter para perto e começou a aprender os nomes das luas.


 


Na manhã seguinte, Harry, Lilian, Hermione e Neville receberam bilhetes à mesa do café da manhã. Diziam a mesma coisa:


 


“Sua detenção começará às vinte e três horas.


Aguardem o Sr. Filch no saguão de entrada.


Professora Minerva”.


 


No furor provocado pela perda de pontos, Harry esquecera que ainda tinham detenções a cumprir. Esperou que Hermione ou Lilian reclamassem que aquilo representava perder uma noite inteira de revisões, mas não disseram uma palavra. Achavam, como Harry, que teriam o que tinham merecido.


 


Às onze horas da noite eles se despediram de Rony na sala comunal e desceram com Neville para o saguão de entrada. Filch já se encontrava lá e também Malfoy. Harry esquecera que Malfoy pegara uma detenção também.


 


— Sigam-me — disse Filch, acendendo uma lanterna e levando-os para fora. — Aposto que vão pensar duas vezes antes de desobedecer novamente ao regulamento da escola, não é mesmo? — disse caçoando — Ah, sim, trabalho pesado e dor são os melhores mestres, se querem saber. É uma pena que tenham suspendido os castigos antigos, pendurar o aluno no teto pelos pulsos durante alguns dias, ainda tenho as correntes na minha sala, conservo-as azeitadas para o caso de precisarem. Muito bem, lá vamos nós, e nem pensem em fugir agora, será pior para vocês se fizerem isso.


 


Eles caminharam pela propriedade às escuras. Neville não parava de fungar. Lilian ficou imaginando qual seria o castigo.


 


Devia ser alguma coisa realmente horrível, ou Filch não pareceria tão contente.


A lua brilhava, mas as nuvens que passavam por ela lançava-os na escuridão. À frente, Harry via as janelas iluminadas da cabana de Hagrid. Então, ouviram um grito distante.


 


— É você, Filch? Ande logo, quero começar de uma vez.


 


O ânimo de Harry e Lilian melhorou, se eles iam trabalhar com Hagrid então não seria tão ruim. Seu alivio deve ter transparecido no rosto, porque Filch falou:


— Acho que vocês estão pensando que vai se divertir com aquele panaca? Pois pode pensar outra vez, criança. É para a floresta que vocês vão e estarei muito enganado se voltar inteiro.


 


Ao ouvir isso, Neville deixou escapar um gemido e Malfoy ficou paralisado.


— A floresta? — repetiu e não pareceu tão tranqüilo como de costume. — Não podemos entrar lá à noite... Tem todo tipo de coisa lá... Lobisomens, ouvi falar.


Neville agarrou a manga das vestes de Harry e pareceu se engasgar.


 


— Isto é o que pensa, não é? — disse Filch, a voz esganiçando-se de satisfação. — Devia ter pensado nos lobisomens antes de se meterem encrencas, não acha?


 


Hagrid saiu do escuro caminhando em direção a eles, com Canino nos calcanhares. Carregava um grande arco e uma aljava com flechas pendurada ao ombro.


 


— Até que enfim. Já estou esperando há meia hora. Tudo bem, Harry, Lily, Hermione?


 


— Eu não seria tão simpático com eles, Hagrid — disse Filch com frieza — afinal eles estão aqui para serem castigados.


 


— E por isso que você está atrasado, não é? — disse Hagrid, amarrando a cara. — Andou passando carão neles, não é? Isso não é sua função. Você fez a sua parte, eu pego daqui para frente.


 


— Volto ao amanhecer para recolher o que sobrar deles — disse Filch maldoso, deu meia-volta e retornou ao castelo, balançando a lanterna na escuridão.


 


Malfoy virou-se então para Hagrid.


 


— Não vou entrar nessa floresta — disse, e Harry ficou contente de ouvir a nota de pânico em sua voz.


 


— Vai, sim, se quiser continuar em Hogwarts — disse Hagrid com ferocidade. — Você agiu mal e agora tem de pagar pelo que fez...


 


— Mas isso é coisa para empregados e não para estudantes. Achei que íamos fazer uma cópia ou outra coisa do gênero, se meu pai souber que eu estou fazendo isso, ele...


 


—... Lhe dirá que em Hogwarts é assim — rosnou Hagrid. — Fazer cópia! Para que serve? Você vai fazer uma coisa útil ou vai sair da escola. E se pensa que seu pai vai preferir que você seja expulso, então volte para o castelo e faça suas malas. Vamos!


 


Malfoy não se mexeu. Encarou Hagrid furioso e em seguida baixou os olhos.


 


— Muito bem, então — disse Hagrid — agora prestem atenção, porque é perigoso o que vamos fazer hoje à noite e não quero ninguém se arriscando. Venham até aqui comigo.


 


Ele os conduziu à orla da floresta. Erguendo a lanterna bem alto, apontou para uma trilha serpeante de terra batida que desaparecia por entre árvores escuras. Uma brisa leve levantou os cabelos dos meninos, quando eles se viraram para a floresta.


 


— Olhem ali, estão vendo aquela coisa brilhando no chão? Prateada? Aquilo é sangue de unicórnio. Tem um unicórnio ali que foi ferido gravemente por alguma coisa. É a segunda vez esta semana. Encontrei um morto na quarta-feira passada. Vamos tentar encontrar o pobrezinho. Talvez a gente precise pôr fim ao sofrimento dele.


 


— E se a coisa que feriu o unicórnio nos encontrar primeiro? — perguntou Malfoy, incapaz de conter o medo na voz.


 


— Não há nenhuma criatura viva na floresta que vá machucá-lo se você estiver comigo e com o Canino. E siga a trilha. Muito bem, agora, vamos nos separar em dois grupos e seguir a trilha em direções opostas. Tem sangue por toda parte, ele deve estar cambaleando pelo menos desde a noite passada.


 


— Eu quero Canino — disse Malfoy depressa, olhando para as presas de Canino.


 


— Muito bem, mas vou-lhe avisando, ele é covarde. Então eu, Harry, Lilian e Hermione vamos por aqui e Draco, Neville e Canino por ali. Agora, se algum de nós achar o unicórnio, disparamos centelhas verdes para o alto, 0K? Peguem as varinhas e comecem a praticar agora, assim. E se alguém se enrolar, dispare centelhas vermelhas, e vamos todos procurá-lo, então, cuidado.


 


Aparentemente Neville não gostou nem um pouco da ideia.


 


— Só nós? — o menino começou a suar frio. Não gostava da floresta, não gostava do Malfoy, não se sentia mais seguro com Canino por perto. Se lembrou de como Lily o defendia quando Malfoy o ofendia — E-e-e-eu... Eu quero a Lily!


 


Draco caiu na gargalhada imediatamente.


 


— HAHAHAHAHAAAAA! Potter, Potter... E eu achando que não podia descer mais... Está saindo com o Neville? HAHAHAHAHAAAAA!


 


— CALA A BOCA MALFOY!


 


Sem entender nada, Lily avançou em cima dele. Neville só a achou ainda mais corajosa, quando na verdade ela estava derrubando toda sua covardia e seu orgulho em cima do loiro.


 


— PAREM! — Hagrid segurou cada um com uma mão. — É melhor não brigarem dentro da floresta!


 


"Péssima ideia deixar esses dois juntos..." — pensou Harry.


 


— Vamos. — Hagrid puxou seu grupo para a esquerda e deixou que os outros tres fossem pela direita.


 


A floresta estava escura e silenciosa. Entrando por ela, chegaram a uma bifurcação, e Harry, Lily, Hermione e Hagrid tomaram o caminho da esquerda enquanto Malfoy, Neville e Canino tomaram o da direita.


 


Caminharam em silêncio, com os olhos no chão. Aqui e ali um raio de luar penetrava por entre os galhos e iluminava uma mancha de sangue prateado nas folhas caídas.


 


Harry viu que Hagrid parecia muito preocupado.


 


— É possível um lobisomem estar matando os unicórnios? – Perguntou.


 


— Não com essa rapidez, não é fácil matar um unicórnio, eles são criaturas mágicas poderosas. Nunca soube de nenhum ter sido ferido antes.


 


Passaram por um toco de árvore coberto de musgo. Harry ouviu água correndo, devia haver um riacho por perto. Ainda viam manchas de sangue de unicórnio aqui e ali pela trilha serpeante.


 


— Você está bem, Hermione? — sussurrou Hagrid — Não se preocupe, ele não pode ter ido longe se está tão ferido e então poderemos... PARA TRÁS DAQUELA ÁRVORE!


 


Hagrid agarrou Harry, Lilian e Hermione e guindou-os para fora da trilha e para trás de um enorme carvalho. Puxou uma flecha e encaixou-a no arco, e ergueu-o, pronto para atirar. Os três apuraram os ouvidos. Alguma coisa deslizava pelas folhas mortas ali perto, parecia uma capa arrastando no chão. Hagrid apertava os olhos para enxergar a trilha escura à frente, mas, passados alguns segundos, o ruído desapareceu.


 


— Eu sabia — murmurou ele. — Tem alguma coisa aqui que está fora de lugar.


 


— Um lobisomem? — sugeriu Harry.


 


— Isso não era um lobisomem e não era um unicórnio, tão pouco — disse Hagrid sério. — Muito bem, me sigam, mas tenham cuidado, agora.


 


Continuaram a caminhar mais devagar, os ouvidos à escuta do menor ruído. De repente, alguma coisa na clareira adiante, alguma coisa sem dúvida se mexia.


 


— Quem está ai? — chamou Hagrid. — Apareça. Estou armado! E na clareira apareceu um vulto — era um homem, ou um cavalo? Até a cintura, um homem, com cabelos e barba vermelhos, mas da cintura para baixo era um luzidio cavalo castanho com uma cauda longa e avermelhada. Os queixos de Harry, Lilian e Hermione caíram.


 


— Ah! É você, Ronan — exclamou Hagrid aliviado. — Como vai?


 


Ele se adiantou e apertou a mão do centauro.


 


— Boa noite para você, Hagrid — disse Ronan. Tinha uma voz grave e triste. — Você ia atirar em mim?


 


— Cautela nunca é demais, Ronan — disse Hagrid, dando uma palmadinha no arco.— Tem alguma coisa à solta nesta floresta. Ah, sim, estes são Harry Potter, Lilian Potter e Hermione Granger. Alunos lá da escola. E este é Ronan. É um centauro.


 


— Já percebi — disse Hermione com a voz fraca.


 


— Boa noite — cumprimentou Ronan — São alunos, é? E aprendem muita coisa na escola?


 


— Hum.


 


— Um pouquinho — respondeu Hermione tímida.


 


— Um pouquinho. Bom, já é alguma coisa — suspirou Ronan.


 


Depois, jogou a cabeça para trás e contemplou o céu.


 


— Marte está brilhante hoje.


 


— É — disse Hagrid, mirando o céu também. — Olhe, foi bom termos nos encontrado, Ronan, porque tem um unicórnio ferido. Você viu alguma coisa?


Ronan não respondeu imediatamente. Continuou a olhar para o alto sem piscar e então suspirou outra vez.


 


— Os inocentes são sempre as primeiras vitimas. Foi assim no passado, é assim agora.


 


— É, mas você viu alguma coisa, Ronan? Alguma coisa anormal?


 


— Marte está brilhante hoje — repetiu Ronan enquanto Hagrid o observava impaciente. — Um brilho anormal.


 


— Sim, mas estou me referindo a alguma coisa mais perto da terra. Você não notou nada estranho?


 


Mais uma vez, Ronan levou algum tempo para responder. Por fim disse:


 


— A floresta esconde muitos segredos.


 


Um movimento nas árvores atrás de Ronan fez Hagrid erguer o arco outra vez, mas era apenas um segundo centauro, de cabelos e corpo negros e de aspecto mais selvagem do que Ronan.


 


— Olá, Agouro — cumprimentou Hagrid. — Tudo bem?


 


— Boa noite, Hagrid, você vai bem, espero.


 


— Bastante bem. Olhe, eu estava mesmo perguntando a Ronan, você viu alguma coisa estranha por aqui ultimamente? É que um unicórnio foi ferido. Você sabe alguma coisa?


 


Agouro foi se postar ao lado de Ronan. Olhou para o céu.


 


— Marte está brilhante hoje — disse simplesmente.


 


— Já sabemos — respondeu Hagrid agastado. — Bom, se um de vocês vir alguma coisa, me avise, por favor. Vamos indo, então.


 


Harry, Lilian e Hermione saíram com ele da clareira, espiando Ronan e Agouro por cima dos ombros até as árvores tamparem sua visão.


 


— Nunca — disse Hagrid irritado — tentem obter uma resposta direta de um centauro. Vivem contemplando as estrelas. Não estão interessados em nada que esteja mais perto do que a lua.


 


— E têm muitos deles aqui? — perguntou Hermione.


 


— Ah, um bom número... Vivem isolados na maior parte do tempo, mas tem a bondade de aparecer quando preciso dar uma palavrinha. São inteligentes, veja bem, os centauros... Sabem das coisas... Só não falam muito.


 


— Você acha que foi um centauro que ouvimos antes? — disse Harry...


 


— Você achou que era barulho de cascos? Não, se quer saber, aquilo é o que anda matando os unicórnios. Nunca ouvi nada parecido antes.


 


E continuaram a caminhar pela floresta densa e escura. Harry não parava de espiar, nervoso, por cima do ombro. Tinha a sensação ruim de que alguém os observava. Estava contente que tivessem Hagrid e seu arco com eles. Acabavam de passar uma curva na trilha quando Lily agarrou o braço de Hagrid.


 


— Rúbeo! Olhe! centelhas vermelhas, os outros estão em apuros!


 


— Vocês três esperem aqui! — gritou Hagrid — Fiquem na trilha, volto para apanhá-los!


 


Eles o ouviram romper o mato e ficaram parados se entreolhando, muito assustados, até não conseguirem ouvir mais nada a volta exceto o farfalhar das árvores.


 


— Vocês acham que eles estão machucados? — sussurrou Hermione.


 


— Não me importo com Malfoy, mas se alguma coisa pegou Neville... É culpa nossa que ele esteja aqui.


 


— Espero que Neville esteja bem, contanto que Malfoy quebre o braço ou algo assim está tudo certo.


 


Os minutos se arrastaram. Seus ouvidos pareciam mais aguçados do que o normal. Harry parecia estar registrando cada suspiro do vento, cada graveto que quebrava. O que estava acontecendo? Onde estavam os outros?


Finalmente, um grande barulho de mato pisado anunciou a volta de Hagrid. Malfoy, Neville e Canino o acompanhavam.


 


Hagrid vinha danado da vida. Malfoy, ao que parecia, se atrasara e agarrara Neville por trás para lhe dar um susto Neville se assustara e mandara o sinal.


 


— Teremos sorte se apanharmos alguma coisa agora, com a barulheira que vocês aprontaram. Muito bem, vamos trocar os grupos: Neville, você e Hermione ficam comigo, Harry, Lily, vocês com o Canino e esse idiota. Sinto muito — acrescentou Hagrid para Harry num cochicho — mas vai ser mais difícil ele assustar vocês e precisamos acabar o nosso serviço.


 


Então Harry, Lily entraram pelo coração da floresta com Malfoy e Canino. Andaram quase meia hora, embrenhando-se cada vez mais, até que a trilha se tornou impraticável porque as árvores cresciam demasiado juntas. Havia salpicos nas raízes de uma árvore, como se o pobre bicho tivesse se debatido de dor por ali.


 


Harry viu uma clareira adiante, através dos galhos emaranhados de um velho carvalho.


 


— Olhem... — murmurou, erguendo o braço para deter Malfoy.


 


— Ai meu deus... — murmurou Lily contendo um grito.


 


Alguma coisa muito branca brilhava no chão. Eles se aproximaram aos poucos.


Era o unicórnio, sim, e estava morto. Então o trio testemunhou a coisa mais triste e bela de suas vidas. Um unicórnio estava caído no chão, emitindo um brilho perolado de sua pelagem albina. As pernas longas e finas estavam esticadas em ângulos estranhos onde ele caíra e sua crina espalhava-se nacarada sobre as folhas escuras.


 


Harry dera um passo à frente, mas um som de algo que deslizava o fez congelar onde estava. Uma moita na orla da clareira estremeceu... Então, do meio das sombras saiu um vulto encapuzado que se arrastava de gatas pelo chão como uma fera à caça. Harry, Lily, Malfoy e Canino ficaram paralisados. O vulto encapuzado aproximou-se do unicórnio, abaixou a cabeça sobre ferimento no flanco do animal e começou a beber o seu sangue.


 


— AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!


 


Malfoy soltou um grito terrível e fugiu, seguido por Canino. A figura encapuzada ergueu a cabeça e olhou diretamente para Harry e Lilian. O sangue do unicórnio escorrendo pelo peito. Ficou de pé e avançou rápido para os gêmeos, que não conseguiram se mexer de medo.


 


Então uma dor, como eles nunca sentiram antes, Harry sentiu uma dor imença em sua cabeça e Lilian em seu ombro, como se a suas cicatrizes estivessem em fogo, meio cego, eles recuaram cambaleando. Ouviu cascos as suas costas, galopando, e aí alguma coisa saltou por cima deles, e atacou o vulto.


 


A dor na cabeça de Harry foi tão forte que ele caiu de joelhos e A do ombro de Lily que estava chorando.


 


Levou uns dois minutos para passar. Quando ergueram os olhos, o vulto desaparecera. Um centauro avultava-se sobre eles, mas não era Ronan nem Agouro, este parecia mais novo, tinha cabelos louros prateados e o corpo baio.


 


— Vocês estão bem? — perguntou o centauro, ajudando Harry e Lilian a se levantarem.


 


— Estamos, obrigado, o que foi aquilo?


 


O centauro não respondeu. Tinha espantosos olhos azuis, como safiras muito claras. Mirou Harry e Lilian com atenção, demorando o olhar nas cicatrizes que se sobressaia, lívida, em sua testa e ombro.


 


— Vocês são os gêmeos Potter. É melhor voltarem para a companhia de Hagrid. A floresta não é segura à estas horas, principalmente para vocês. Sabem montar? Será mais rápido. Meu nome é Firenze — acrescentou ao dobrar as patas dianteiras para Harry e Lilian poderem subir no seu lombo.


 


Ouviram repentinamente o ruído de galopes vindo do outro lado da clareira. Ronan e Agouro irromperam do meio das árvores, os flancos arfantes e suados.


 


— Firenze! — Agouro trovejou. — O que é que você está fazendo? Está carregando humanos! Não tem vergonha? Você é uma mula?


 


— Você sabe quem eles são? — retrucou Firenze — São os gêmeos Potter. Quanto mais rápido eles sairem da floresta, melhor.


 


— O que é que você andou contando a eles? — rosnou Agouro. — Lembre-se, Firenze, juramos nunca nos indispor com os céus. Você não leu o que vai acontecer nos movimentos dos planetas?


 


Ronan pateou o chão, nervoso.


 


— Tenho certeza de que Firenze achou que estava fazendo o melhor — falou em tom sombrio.


 


Agouro escoiceou com raiva.


 


— Fazendo o melhor! O que tem isso a ver conosco? Os centauros se preocupam com o que foi previsto! Não é nossa função ficar correndo por aí como jumentos recolhendo humanos perdidos na nossa floresta!


 


Firenze de repente empinou-se nas patas traseiras com raiva, de modo que Harry e Lilian tiveram de se agarrar nos seus ombros para não cairem.


 


— Você não viu o unicórnio! — Firenze berrou para Agouro. — Você não percebe por que foi morto? Ou será que os planetas não lhe contaram esse segredo? Tomei posição contra o que está rondando a floresta, Agouro, tomei, sim, ao lado dos humanos se for preciso.


 


E Firenze virou-se depressa para partir, com Harry e Lilian agarrando-se o melhor que podiam, eles mergulharam entre as árvores, deixando Ronan e Agouro para trás.


 


Os gêmeos não faziam a menor idéia do que estava acontecendo.


 


— Por que Agouro está tão zangado? — perguntou Harry. — O que era aquela coisa de que você me livrou?


 


Firenze abrandou a marcha, alertou Harry e Lilian para manterem a cabeça abaixada a fim de evitar os galhos baixos, mas não respondeu à pergunta. Continuaram por entre as árvores em silêncio por tanto tempo que Harry achou que Firenze não queria mais falar com eles.


 


Estavam passando por um trecho particularmente denso da floresta, quando Firenze parou de repente.


 


—Firenze... — Lily começou. Gostara muito do centauro loiro. —Por que alguém mataria unicórnios? Eles são tão bonitos...


 


O centauro suspirou.


 


—Vocês sabem para que se usa o sangue de um unicórnio?


 


—Não, só usamos a cauda e o chifre nas aulas de poção. —Harry respondeu.


 


— Porque é uma coisa monstruosa matar um unicórnio. Só alguém que não tem nada a perder e tudo a ganhar cometeria um crime desses. O sangue do unicórnio mantém a pessoa viva, mesmo quando ela está à beira da morte, mas a um preço terrível. Ela matou algo puro e indefeso para se salvar e só terá uma semi-vida, uma vida amaldiçoada, do momento que o sangue lhe tocar os lábios.


 


— Então... — Lilian comentou. — Então não seria melhor morrer a viver dependendo de unicórnios e em angústia eterna?


 


— Seria.


 


Harry ficou olhando para a nuca de Firenze, que estava prateada de luar.


 


— Mas quem estaria tão desesperado? — pensou em voz alta — Se a pessoa vai ser amaldiçoada para sempre, é preferível morrer?


 


— A não ser que ela precise se manter viva o tempo suficiente para beber outra coisa, algo que vai lhe devolver a força e o poder totais, algo que significa que jamais poderá morrer. Os senhores sabem o que é que está escondido na sua escola neste momento? — perguntou Firenze.


 


— A Pedra Filosofal! É claro, o elixir da vida! Mas não percebo quem...


 


— Não conseguem pensar em ninguém que tenha esperado muitos anos para retomar o poder, que se apegou à vida, esperando uma chance?


 


Foi como se uma mão de ferro de repente apertasse o coração de Harry.


 


Acima do farfalhar das árvores, ele parecia ouvir mais uma vez o que Hagrid lhe contara na noite que se conheceram:


 


"Uns dizem que ele morreu. Bobagem, na minha opinião. Não sei se ele ainda teria bastante humanidade para morrer".


 


— Você está dizendo — Harry falou rouco.


 


— Então é Voldemort que... — disse Lily quando ouviram um barulho.


 


— Harry, Lily! Harry Lily, vocês estão bem?


 


Hermione vinha correndo ao encontro deles pela trilha, Hagrid a acompanhava arfando.


 


— Estamos bem — disse Harry, sem nem saber o que estava dizendo. — O unicórnio morreu, Rúbeo, está naquela clareira lá atrás.


 


— É aqui que eu o deixo — murmurou Firenze enquanto Hagrid corria para examinar o unicórnio. — Estão seguros agora.


 


Harry escorregou de suas costas.


 


— Boa sorte, Harry e Lilian Potter — disse Firenze. — Os planetas já foram mal interpretados antes, até mesmo pelos centauros. Espero que seja o que está ocorrendo agora.


 


Virou-se e entrou a trote pela floresta, deixando para trás os gêmeos cheio de tremores.


 


Rony adormecera no salão comunal às escuras, esperando os amigos voltarem. Gritou alguma coisa sobre faltas no Quadribol, quando Harry o sacudiu com força para acordá-lo. Em questão de segundos, porém, seus olhos se arregalaram quando Harry e Lilian começaram a contar a ele e a Hermione o que acontecera na floresta.


 


Harry nem conseguia se sentar. Andava para cima e para baixo na frente da lareira. Lilian não parava de balançar a perna. Continuavam a tremer.


 


—Snape quer a pedra para Voldemort... E Voldemort está esperando na floresta...


 


— E todo esse tempo pensamos que Snape só queria ficar rico. — disse Lily completando o pensamento do irmão.


 


— Parem de repetir esse nome! — disse Rony num sussurro de terror como se Voldemort pudesse ouvi-los.


 


Harry nem Lily o escutaram.


 


— Firenze nos salvou, mas não devia ter feito isso. Agouro ficou furioso... Falou de interferência naquilo que os planetas anunciaram que ia acontecer. Eles devem estar indicando que Voldemort vai voltar. Agouro acha que Firenze devia ter deixado Voldemort nos matar. Imagino que isso também esteja escrito nas estrelas.


 


— Quer parar de dizer esse nome!— sibilou Rony.


 


— Portanto só precisamos esperar que Snape roube a pedra — continuou Lily febril  completando a fala do irmão —, então Voldemort vai poder voltar e acabar comigo. Bem, quem sabe Agouro vai ficar feliz.


 


Hermione parecia muito assustada, mas teve uma palavra de consolo.


 


— Harry, Lily, todo mundo diz que Dumbledore é a única pessoa de quem Você-Sabe-Quem já teve medo. Com Dumbledore por perto Você-Sabe-Quem não vai tocar em você. Em todo o caso, quem disse que os centauros tem razão? Isso está me parecendo adivinhação, e a Professora Minerva diz que adivinhar o futuro é um ramo muito inexato da magia.


 


— Harry, Lily, durmam um pouco. Estão transtornados, podemos conversar sobre isso amanhã. — disse Rony preocupado com os dois.


 


— Não! Snape sabe como passar pelo truque de Quirrell, nos ouvimos a conversa e vocês sabem! Amanhã pode ser tarde!  — disseram os gêmeos juntos.


 


— Ainda tem o Fofo. — Mione retrucou. — Hagrid venderia a própria alma antes de trair Dumbledore.


 


Harry e Lilian respiraram fundo.


 


— É... É, está certão... Eu vou dormir. Vocês estão certos, precisamos descansar Lily.


 


— Todos nós Harry.


 


O céu havia clareado antes de terminarem de conversar. Foram se deitar exaustos, com as gargantas ardendo. Mas as surpresas da noite não tinham terminado.


 


Quando Harry puxou os lençóis da cama, encontrou a capa da invisibilidade cuidadosamente dobrada sobre o forro. Tinha um bilhete espetado nela: “Por via das dúvidas”.

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.