GÁRGULAS NÃO TEM CORAÇÃO



Na véspera do jogo de Quadribol com Lufa Lufa aconteceram algumas coisas espantosas.  Harry viu o professor Lupin de pé ao lado de Dumbledore e  soube exatamente o que aquilo significava: más notícias em relação a Sirius e Sheeba. Mandara uma coruja para os dois do corujal da escola, porque Edwiges estava muito cansada da última viagem, e a coruja retornara porque não conseguira encontrá-los. Era desesperador.
    ‒ Harry, ‒ disse Dumbledore ‒ precisamos falar com você, na minha sala.
    ‒ Eu preciso saber ‒ disse Lupin assim que chegaram à sala ‒ se você disse a mais alguém que no fundo daquele abismo havia fogo sagrado.
    ‒ Eu não contei para ninguém, mas duas pessoas descobriram...
    ‒ Como assim, descobriram, Harry? ‒ Lupin olhou-o bem sério.
    ‒ Bem, quando eu mandei a carta para eles, Sheeba estava usando um olho de tigre.
    ‒ Sei, uma jóia de comunicação.
    ‒ Isso, ela estava falando com Hermione Granger, e creio que achou que não houvesse nada demais em ler a carta com o olho ativado, então, Hermione descobriu.
    ‒ Menos mal. Quem é a outra pessoa, Harry?
    ‒ No dia em que Edwiges chegou e eu contei para Dumbledore, fui perguntar para Hermione o que era fogo sagrado, porque Dumbledore não quis me falar nada ‒ Dumbledore balançou conformado a cabeça ‒ então, uma garota ouviu tudo escondida... Willhemina Fischer.
    ‒ Harry, você tem certeza que mais ninguém ouviu você falar com Hermione Granger?
‒ Tenho. Mas o que isso tem a ver com Sirius e Sheeba?
    ‒ Harry ‒ começou Lupin ‒ depois de tudo que aconteceu no ano passado, e depois que você estava totalmente subjugado por ele, não achou que foi fácil demais derrotar Voldemort da última vez?
‒ Bem... para falar a verdade achei. Mas quando me joguei sobre ele, não achei que eu fosse sobreviver... achei que ele fosse me matar na queda, e quando estudei aparatação, aprendi que é preciso ter os pés no chão para desaparatar... pensei que eu e ele fossemos morrer juntos.
    ‒ Harry, Voldemort não desaparatou.
    ‒ Não?
    ‒ Não. Foi expulso.
    ‒ Como assim, expulso?
    ‒ O fogo sagrado o repeliu. E provavelmente ele sabe disso. ‒ interrompeu Dumbledore ‒ Harry, você deve estar se perguntando o que pode ser o fogo sagrado, e por que, afinal de contas ele é tão importante.
    ‒ Exatamente, e  parece que ninguém sabe desta história, ela não está em nenhum livro... parece que isso é algum tipo de...
    ‒ Tabu ‒ disse Dumbledore sério ‒ pois eu vou te contar a história do fogo sagrado, e espero que você entenda. Há muitos séculos, os bruxos viviam entre os trouxas em paz. A Magia era respeitada como ciência, e os magos eram consultados até por reis... Eu mesmo tive um ancestral que foi conselheiro de um rei muito famoso. Os magos do bem cuidavam do fogo sagrado, a chama que é a vida de todo planeta, a chama mágica que não se apaga nunca. Só os puros de coração podiam aproximar-se dele. Ou as gárgulas, que são de pedra e não tinham coração algum, e por isso mesmo agiam apenas com a razão.
    ‒ Então aconteceu. Os trouxas começaram a desconfiar dos bruxos, não chegou até nosso tempo o motivo da intriga, toda magia começou a ser considerada maligna. Os trouxas já haviam avançado em sua ciência, e assoberbaram-se em seu conhecimento, desprezando a magia. Por sua vez, alguns bruxos com medo de perderem o lugar, e sem disposição para conversar com os trouxas, decidiram tomar o fogo sagrado de seus guardiões e assim dominar os trouxas.
    ‒ Esses guardiões eram as gárgulas?
    ‒ Exatamente. Mas só existe um meio de ter o fogo sagrado, se você não é um bruxo de coração puro: é preciso que ele lhe seja dado de boa vontade. E as gárgulas não dariam o fogo a Bruxos do Mal de boa vontade. Então, um dos Bruxos das Trevas teve uma idéia: ofereceu às gárgulas a oportunidade de ter um coração. Em troca, queria o fogo sagrado.
    ‒ E o que aconteceu?
    ‒ Uma gárgula, o que até hoje se especulou que era uma lenda, recusou-se a receber um coração. Seu argumento era que a natureza de uma gárgula não comporta um coração. Os outras gárgulas o expulsaram de seu convívio, e quiseram um acordo com o Bruxo das Trevas...
    ‒ Era Salazar Slytherin?
    ‒ Exatamente. Mas as coisas não saíram como ele esperava, de posse de um coração, as gárgulas quiseram mais, e não queriam entregar o fogo sagrado. Seguiu-se uma grande guerra entre Salazar Slytherin e as gárgulas. Muitos foram mortos, então, Godric Griffindor interviu, e expulsou Salazar Slytherin, tentando a paz. Mas as gárgulas não queriam paz, já estavam loucas pelo poder que o fogo lhes dera... então, seu coração se corrompeu. E quiseram mais e mais... Mas, um menino, um bruxo nascido pronto, muito jovem, entrou no meio da batalha e atravessando a fenda, tomou o fogo sagrado nas mãos, e atirou-se no precipício com ele. Seu nome era Roderic Griffindor,  o único filho de Godric Griffindor.
    ‒ E ele morreu?
    ‒ Harry, quem tem posse do fogo sagrado não pode morrer. Ainda mais se  tiver o coração puro como o dele... Sem a posse do fogo sagrado, as gárgulas foram subjugadas, algumas escaparam, sendo capturadas nos anos posteriores. Até que foram consideradas extintas. Mas os bruxos adquiriram o temor das gárgulas, porque ao longo dos séculos, muitas foram encontradas em cavernas, lugares escondidos. Os bruxos eram orientados a destruir todo aquela que manifestasse ter um mau coração.
    ‒ Por isso Sirius falou que não confiasse em Gerárd!
    ‒ Sim, mas Sirius tem sabedoria suficiente para saber que se a gárgula não havia feito nada a você, não podia ter mau coração. Então, não o atacou.
    ‒ E porque Gerárd estava com o fogo sagrado?
    ‒ Quando Godric viu seu filho cair no abismo com o fogo sagrado, soube que ele não poderia ter morrido, mas não queria deixá-lo para sempre preso no fundo do abismo. Então, ele voou num pégaso, um cavalo alado, já extinto, e o resgatou. Mas não disse a ninguém a quem tinha sido entregue o fogo. Cheguei à conclusão que o fogo foi entregue ao única gárgula sem coração, cujo nome não havia chegado aos nossos tempos.
    ‒ E como você chegou a essa conclusão e Sirius não?
    ‒ Duas coisas; primeiro: a gárgula que você conheceu tinha a asa quebrada, reza a lenda, que aquele que não quis um coração, tinha um motivo: porque não podia voar, e achava que de nada adiantava um coração se ficaria para sempre preso ao chão. Segundo: preconceito. Depois de anos acreditando que não existem mais gárgulas sem coração, Sirius não poderia acreditar no contrário... e Sirius é o tipo de homem que não confia no coração alheio, pois acha que o seu próprio não é confiável. Julgamos os outros por aquilo que nós somos.
    ‒ Eu só não entendo uma coisa ‒ disse Harry ‒ o que isso tudo tem a ver com Sirius e Sheeba?
    ‒ Harry, ‒ começou Lupin ‒ sabe a caverna onde Rabicho prendeu vocês?
    ‒ Sei.
    ‒ Esta caverna estava desaparecida há mil anos. Godric Griffindor a selou com um feitiço, um feitiço tão potente para durar o maior tempo possível... mas como qualquer coisa, um dia o feitiço acabou... e por azar, quem chegou à caverna foi Rabicho. Ele não tinha informação nem inteligência suficiente para concluir que ali havia fogo sagrado, mas sabia tratar-se de um lugar poderoso, onde até ele, um feiticeiro medíocre podia ser mais poderoso, era só unir-se à caverna. Quando o ministério acabou o inquérito, eu e Dumbledore a lacramos novamente, de forma que só duas pessoas pudessem entrar lá novamente, as duas pessoas que estiveram próximas ao fogo sagrado.
    ‒ Eu e Sirius! Mas então... pegaram Sirius para entrar na caverna.
    ‒ Não é assim tão simples. Nem você nem ele sabiam disso... e ele ainda não sabe... Mas Voldemort provavelmente sabe que você teria que ser uma das chaves... e pegando seus padrinhos...
    ‒ Ele achou que me atrairia....
    ‒ Exatamente. Por isso, vou ter que te pedir uma coisa: não tente bancar o herói, Harry. Você já tentou outras vezes, e isso só não acabou ainda em desgraça porque você deu sorte até agora. Eu tenho certeza que Sheeba e Sirius estão vivos, e que Voldemort não os pegou pessoalmente, ele acha que esse tipo de serviço está abaixo dele, sem Rabicho por perto, deve ter arrumado um outro para fazer o serviço... O que ele quer é que você vá até ele, mas fora da proteção de Dumbledore, qualquer coisa pode te acontecer, não esqueça disso. Deixe que eu encontro Sirius. Confie em mim.

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.