A Biblioteca



Capítulo 2

A Biblioteca

( Onde a autora desta fic apresenta J. K. para Lúcio Prima )



Lúcio nunca tinha visto tanto livro. Ficou assombrado. Dava para ler tudo isso em uma vida só ?



__ Posso sentar ali no cantinho, perto da janela ?



A Dona Marocas, assim era o nome da bibliotecária, nem moveu um músculo, tão entretida se encontrava com um livro grosso de tom azulado. Na capa, em letras prateadas Lúcio conseguiu ler a palavra "... Ordem...".



Nisso, entrou o Seu Fúlvio, funcionário público do Juizado eleitoral da cidade.



__ D. Marocas, já chegou o volume 5 do livro da J. K. ?



__ Ooh, se chegou e apenas dois exemplares...



__ Ooo Maroquinhas, e você guardou um para reservar para seu amigao do peito aqui, nê mesmo?



__ Ih, seu Fúlvio, pensei que o senhor ainda ia ler O Prisioneiro de Askaban...



__ Pois, ia ... mas minha prima de Juiz de Fora, deu de presente para minha afilhada o Prisioneiro e o Cálice. Eu peguei os dois emprestado para ler nestes últimos finais de semana. Estou doidinho para ler a Ordem da Fênix...



__ Sinto muito, mas o Coronel seu Terêncio levou um dos exemplares para o Tenorinho, filho dele, ainda ontem.



__ Mas que desaforado, e por que é que o coronel que é rico feito Midas não compra o livro para o filho dele e não deixa o exemplares da biblioteca pública para os "filhos dos pobres" ?



__ Que é isso, compadre ? Quando se trata desses livros estrangeiros vindos da Europa até o coronel pensa duas vezes antes de fazer o investimento. São bons e caros. Ainda temos que agradecer que a nossa biblioteca, graças as doações anuais que recebemos da herança da D. Isaurinha Peixoto Gomide e Silva, ( que Deus a tenha numa grande biblioteca lá no Céu, ) podemos ter acesso aos melhores lançamentos do momento. Por exemplo, eu tenho no acervo o Best-seller do momento. Chama-se Código da Vinci. Leva esse enquanto o outro não é devolvido.



__ Ai, ai, O Tenorinho faz a leitura mais lenta da cidade... mas se meus olhos não me enganam , esse nas suas mãos não é o outro exemplar ?



__ Vai tirando os olhos pidões de cima do MEU livro... afinal eu sendo a bibliotecária preciso estar atualizada, nê?



__ Pelo menos a senhora lê mais rapidinho que o Tenorinho... Entao vai que eu vou levar este tal de Códico... Humm, a Capa até é bonita, tem a Gioconda... Epâ?! Tchiii, o autor é americano éé ? Não vai me empurrar um Sidney Sheldon da vida, hein ?



__ Deixa de ser preconceituoso, O senhor não gosta de Mark Twain ?



__ Quando se trata de literatura, os europeus são imbatíveis... principalmente os romances ingleses. Eles são os melhores...



__ Já leu os franceses ? Victor Hugo é especial...



__ Acho os franceses realistas demais para o meu gosto, ler escritores franceses as vezes me deixa melancólico, quando não triste...



__Tem o Leon Tolstoi...

De repente, d. Marocas percebeu a presença do Lúcio.



__ Espera um pouquinho, Seu Fúlvio, este garoto estava aqui antes do senhor. Desculpe garoto, mas quando começo a ler J. K. não fico neste mundo... você me entende ?



Não. Decididamente Lúcio não entendia. Quem era J. K ?



Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.