10 Principais Fatos



Os dez principais fatos poucos conhecidos a respeito de Dolley Payne Todd Granger, mulher do quarto presidente dos Estados Unidos da América:

10. O nome dela se escreve Dolley, não Dolly, como é bem mais comum.

9. Nascida em 1768, foi criada em uma comunidade quaker, evitando portar toucas e roupas coloridas, como dita a tradição desse povo.

8. Casou-se, anteriormente, com um advogado quaker, que morreu durante uma epidemia de febre amarela.

7. Depois de casar-se com Jonny Granger, em 1794, Dolley atuou como “primeira-dama-não-oficial” durante a presidência de Thomas Jefferson que era viúvo.

6. Ficou óbvio para todos, por volta dessa época, que Dolley resolveu que Deus não ligava se ela usasse roupas coloridas, porque teria usado um turbante dourado com uma pena de avestruz espetada no baile de posse de marido.

5. O fato de Dolley ter abandonado as tradições dos quaker é ainda ilustrado pelo fato de, durante a presidência do marido, ela ter se transformado em figura proeminente da sociedade de Washington. Era mais conhecida pelas recepções que organizava às quarta-feiras, em que políticos, diplomatas e representantes do público se reuniam. Essses encontros ajudaram a amenizar a tensão entre os federalistas, que eram tipo os republicanos de hoje em dia, e os republicanos, que eram tipo os democratas atuais, em uma época de grande rivalidade entre os partidos.

4. Durante a guerra de 1812, Dolley salvou não só o retrato de George Washington como também toneladas de documentos importantes do governo, ao guardá-los nas laterais de baús. No dia anterior ao ataque britânico, ela encheu uma carroça com prataria e outros objetos de valor e os enviou ao Banco de Maryland para que ficassem em segurança – o que mostra que, além de corajosa, ela também era proativa.

3. Mas, em 1814, quando tudo isso aconteceu, o povo americano não apreciava muito as atitudes de Dolley, já que todo mundo odiava o marido dela por ter dado início à guerra, para começo de conversa. Na verdade, enquanto a Casa Branca queimava, Dolley saiu pela vizinhança batendo na porta das casas em busca de refúgio, e as pessoas a mandavam embora. Ela só encontrou lugar para ficar quando mentiu a respeito de quem era.

2. Como se isso não fosse o bastante, um dos filhos dela revelou-se um degenerado – o que significa: um doido –, cujos gastos descontrolados quase levaram a família à falência.

E o fato pouco conhecido número um a respeito de Dolley Granger:

1. Ela não era lá muito bonita.

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.