Playstation




- Posso falar com você, cara?

Essa foi a primeira coisa que Harry ouviu ao acordar, aquela manhã. Ele piscou, esfregou os olhos e colocou os óculos. Então encarou um Rony de cabelos desgrenhados, sentado em sua cama com uma aparência completamente desolada.

- Que horas são? – Harry disse com a voz abafada.

- É bem cedo, ainda – Rony informou. – Eu sei que eu não devia acordar você a essa hora, mas é que eu realmente preciso falar com alguém... E você é a única pessoa com quem eu sei que posso me abrir.
Harry suspirou.

- Tudo bem. Eu só vou jogar uma água no rosto, e já desço para falar com você.

Rony concordou com um aceno de cabeça, e Harry cambaleou até o banheiro. Ligou o registro da torneira, e mergulhou o rosto nas mãos em concha cheias de água. Esfregou os olhos, e fitou por alguns momentos a sua imagem no espelho. Nada havia mudado desde a última vez em que fizera isso, na manhã passada, mas dessa vez seus olhos pareciam mais escuros do que o normal. Talvez porque não tivera um noite de sono muito tranqüila, mas isso já estava se tornando uma rotina.

Harry voltou para o quarto, e apanhou um casaco qualquer. Então desceu para encontrar Rony. O amigo estava sentado em uma poltrona perto da lareira, observando o fogo com o pensamento perdido em algum lugar distante. Harry aproximou-se e sentou de frente para ele. Rony virou o rosto para encará-lo.

- O que houve? – Harry perguntou.

- Bem, sabe, é meio difícil para mim falar sobre isso com alguém. Mas, sendo você... Acho que vou me sentir um pouco menos patético.

- Ok. Pode me contar, então. Qual é o problema? – Harry indagou.

Agora que a luz do fogo iluminava o rosto de Rony, podia ver que ele estava anormalmente pálido, e que haviam olheiras escuras sobre seus olhos, dando-lhe um ar bastante abatido.

- É a Hermione – Rony disse, desviando os olhos para a lareira. – Cara, ela está muito diferente comigo. Ela... Ela esteve falando em terminar... Eu realmente não sei o que fazer.

Harry olhou para Rony, sentindo-se o maior crápula de todos os tempos. Como poderia aconselhar Rony sobre Hermione, quando estava dando tudo de si para tirá-la dele? Que tipo de amigo ele era, afinal? E o que Rony faria quando soubesse?

- Eu... eu não sei como ajudar, Rony... sinceramente – Harry falou.

- Você já passou por algo assim antes, quer dizer, com a Gina – Rony disse apressadamente. – Você tem alguma experiência com essas coisas.

- É, mas a Gina e a Hermione são duas garotas completamente diferentes – Harry retrucou.

- Mesmo assim – Rony disse. – Eu preciso de um conselho... uma ajuda, qualquer coisa.

- Rony...

- Eu não poderia suportar ficar sem ela – Rony murmurou lentamente. – Quero dizer, eu realmente gosto da Mione. Muito mesmo. Acho que posso até dizer mais, sabe. Acho que eu a amo.

- Amor é uma palavra muito forte, Rony – Harry disse, remexendo-se incomodamente em sua poltrona.

- Eu sei que é – Rony suspirou. – Mas tudo o que nós passamos... eu e ela. Foram tantas coisas, tantos momentos legais. Era praticamente perfeito, Harry. Eu não sei o que está dando errado agora. Não sei como, mas sinto que a estou perdendo.

Harry sentiu que preferia levar uma surra a ter que suportar aquela situação. Estava se sentindo incrivelmente sujo e podre. Rony estava ali, desabafando suas angústias com ele, sem fazer a menor idéia de que estava olhando para o responsável pelos problemas de que se queixava.

- Por que você não tenta conversar com ela? – Harry falou, a garganta seca.

- Já falei – Rony sacudiu a cabeça. – Ontem à noite, depois que você foi dormir. A gente brigou feio. Hermione disse que achava melhor terminarmos, porque já não estava dando certo e... e ela não estava mais certa do que sentia por mim. Você acha que ela gosta de outro?

- É uma coisa complicada de se dizer – Harry gaguejou, mas Rony não estava prestando atenção. Falava mais consigo mesmo do que com Harry, de fato.

- Então eu praticamente implorei. Foi humilhante. Eu implorei para que ela me desse outra chance, e nós poderíamos tentar concertar o que estava errado.

- E ela?

- Ela disse que precisava de tempo. Tempo para pensar. – ele ergueu os olhos para Harry, desconsolado. – Estamos dando um tempo, cara. Você acredita nisso?

- Talvez seja... hum... O melhor a fazer nesse momento – Harry disse, arriscando um sorriso que não foi retribuído.

- Harry, falando sério, que tipo de pessoa pede um tempo? – Rony disse pálido. – É apenas uma desculpa para terminar depois.

- Bem, é o que dizem, mas...

- Ela não pode terminar comigo. Hermione não pode fazer isso, não pode.

Harry não conseguiu pensar em nada para falar em consolo ao amigo. Estava se sentindo incrivelmente péssimo e culpado, e nada do que dissesse intimamente a si mesmo conseguiria aliviar o peso em sua consciência. Aquele era certamente um legítimo momento “Quero Enfiar Minha Cabeça Em Um Buraco e Desaparecer”. Mas, infelizmente, ele não podia fazer isso, e Rony estava ali parado esperando para ouvir uma palavra amiga que levantasse seu astral e lhe desse alguma esperança.

- Rony – Harry disse por fim. – Eu tenho certeza de que tudo vai acabar da melhor maneira possível, e se for mesmo para você e Hermione ficaram juntos – ele sentiu seu estômago revirar -, assim será.

***

As últimas semana antes do Natal passaram numa velocidade surpreendente, e Harry mal teve tempo de estudar para os últimos testes antes do feriado. Quando saiu da sala de aula, na noite de Sábado, tinha a plena sensação de que seu cérebro se esvaziara completamente, e que extraíra todo o seu conteúdo aproveitável naquelas últimas horas.

Rony estava esperando na porta da sala, e Harry foi ao encontro dele assim que o viu. O rapaz parecia cansado e abatido, de modo que Harry deduziu que o amigo provavelmente fora tão bem nos testes quando ele próprio.

- Se eu tirar um “Passável” vou pagar promessa até o final do ano – Rony disse sério. – Vou subir a escadaria da torre Norte vinte vezes por dia de joelhos, e descer plantando bananeira.

Harry deu uma risada, sentindo-se um pouco menos tenso. Mesmo deprimido, Rony conseguia fazer piadas sobre a sua própria desgraça.

- Ao menos não teremos mais provas até a segunda semana depois do Natal – Harry disse com um suspiro aliviado.

- Eh – Rony murmurou. – Só espero que meu cérebro já esteja funcionando normalmente até lá.

Nesse momento, a porta da sala de aula se abriu, e os dois rapazes se viraram para ver quem vinha saindo.

- Hermione – Rony balbuciou rouco.

Harry observou a garota ser cercada por um grupo de alunos desesperados para conferir suas questões em silêncio. Nos últimos dias, Hermione evitara ao máximo a companhia deles – conforme Harry previra que aconteceria. Ela passava algum tempo com Parvati e Lilá, mas em geral estava sozinha. Harry precisava sempre controlar o seu impulso de ir até ela e puxar conversa, pois sabia que era jogo sujo fazer isso quando prometera a ela um tempo para decidir o que fazer com relação a tudo o que estava acontecendo entre eles. Além disso, ele sabia que Mione também estava pensando sobre Rony. E não seria justo se aproximar dela nesse momento, quando o próprio Rony não o estava fazendo.

Mas naquela noite, para a surpresa dele e de Rony – que resmungava coisas sem sentido ao seu lado -, Hermione se aproximou.

- Ei – ela cumprimentou.

- Oi, Mione – Harry disse. Rony, aparentemente, parecia nervoso demais para conseguir dizer alguma coisa.

- Harry, eu poderia dar uma palavrinha com você? – Hermione perguntou, erguendo uma sobrancelha.

- Pode – Harry disse, tão surpreso que demorou a perceber que Rony estava puxando a manga do seu casaco.

- Vejo você depois – ele murmurou, e tentou sem sucesso capturar o olhar de Hermione. Então se afastou bastante desolado pelo corredor.

Harry voltou-se para Hermione. Ela parecia exausta, e a julgar pelo modo como mordiscava seu lábio inferior de cinco em cinco segundos, também estava muito ansiosa. Alguns fios de cabelo caiam sobre seus olhos castanhos, e Harry conteve um impulso de afastá-los com a mão.

- Então... – ele disse, quebrando o silêncio. Isso pareceu despertar Hermione para o que ela viera fazer.

- Como você está? – ela perguntou rapidamente.

- Nada mal – Harry respirou pesadamente. – E você?

- Ok, na medida do possível – Hermione sorriu. – Você já tem planos para o Natal?

Harry fitou Hermione, um pouco confuso.

- Bem... Não. Estou esperando Rony me convidar para passar o Natal na Toca ou coisa do tipo... Mas talvez eu fique em Hogwarts mesmo.

- Você gostaria de passar o feriado comigo? – Hermione perguntou ansiosa.

Harry franziu o cenho.

- Você quer dizer, na sua casa?

- É, pode-se dizer que sim – Hermione deu um meio sorriso. – Meus pais disseram para eu convidar você.

- Entendo – Harry disse lentamente.

Passar o Natal com Hermione? A idéia lhe parecia ao mesmo tempo maravilhosa e aterrorizante. Nunca tivera muito contato com os pais da garota, e agora que a via de uma maneira muito diferente de uma amiga, não tinha certeza se estava pronto para passar alguns dias em companhia deles. Mas – uma vozinha sussurrou em seu ouvido – se Hermione o estava convidando, isso significava que ela queria estar com ele no Natal. E Harry sentia tanta falta dela, que a perspectiva de passar aqueles poucos dias com a garota fazia seu coração dar cambalhotas.

- Eu não quero incomodar ninguém... – Harry disse.

- Oh, francamente, Harry – Hermione falou depressa. – Nós o estamos convidando. E é claro que você não vai incomodar.

Harry pesou a idéia por alguns momentos, e então se decidiu.

- Se é assim, acho que eu vou aceitar o convite.

Hermione sorriu.

- Sério? – e antes que Harry pudesse dizê-lo – Eu sei, eu sei, você sempre fala sério.

Harry empurrou a ponte dos óculos para cima do nariz.

- Você tem Playstation?

- Como?

- Playstation – Harry repetiu. – Meu primo Duda tem um. Às vezes, quando não tem ninguém em casa, eu jogo. Você tem?

- Bom, sinto muito, mas eu não tenho – Hermione disse, e Harry fez uma careta de desapontamento.

- Você não tem Playstation? Acho que vou repensar a minha ida para a sua casa...

Hermione fez uma careta indignada e Harry gargalhou. E, apesar de todos os problemas, ele sentiu-se mais feliz do que estivera nas últimas semanas.

***

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.