O EVENTO



CAPÍTULO 5



 



O EVENTO



 



 



 



 



 



Enquanto os alunos permaneciam em total silêncio, atônitos pelo anúncio de que não seria realizada a Copa de Quadribol das Casas, Dumbledore aproveitou para pegar pergaminhos de dentro de uma pasta e organizá-los no parlatório. Então, ajeitou os óculos e deu um sorriso.



 



_Sei que metade de vocês não deve estar entendendo nada e a outra metade deve estar querendo me atirar para um basilisco raivoso, mas tudo ficará claro daqui a pouco. Só precisamos aguardar a chegada de mais algumas pessoas... ah, já estão chegando. Boa noite, Bartô. Boa noite, Ludo. Vamos começar?



_Ainda falta mais um, Alvo. _ disse Crouch.



_Não falta mais, Bartô. _ ouviu-se uma voz, vinda de uma das portas laterais, seguida pelo “toc-toc” de uma bengala.



 



Todos reconheceram de quem era a voz e voltaram-se na direção de onde ela vinha. Com suas passadas claudicantes e observando atentamente com seu olho mágico tudo ao seu redor, Alastor “Olho-Tonto” Moody dirigiu-se devagar ao estrado dos professores. Lá chegando, sentou-se em uma cadeira colocada especialmente para ele, com espaço para que ajeitasse sua perna mecânica. Então, Dumbledore continuou.



 



_Bem, creio que agora poderemos continuar. Como eu dizia, este ano será algo diferente. A não realização da Copa de Quadribol das Casas tem um importantíssimo motivo. Depois de anos de negociações e estudos, chegou-se a um consenso sobre como deveriam ser as novas regras e o novo formato. Portanto, tenho o prazer de anunciar que a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts terá a honra de sediar um evento que já não se realiza há cerca de duzentos anos. Teremos neste ano, portanto, um remodelado TORNEIO TRIBRUXO!



 



Após um instante de surpresa, os alunos prorromperam em aplausos. Aquilo era algo que nem mesmo seus avós haviam presenciado e de que só tinham conhecimento por livros. O lendário Torneio Tribruxo, que reunia os três campeões classificados em eliminatórias mundiais, para representarem suas escolas e disputarem três tarefas que decidiriam quem iria levar o título de Melhor Bruxo do Mundo.



Assim que cessaram os aplausos, Dumbledore prosseguiu com a explicação.



 



_Como vocês já devem ter pelo menos ouvido falar, o Torneio Tribruxo era disputado a cada três anos por três campeões que representavam suas respectivas escolas. _ explicou Dumbledore _ As eliminatórias eram realizadas no ano anterior ao torneio, em nível mundial e as três escolas classificadas compunham o conjunto que disputava o torneio. O problema é que, com o passar do tempo, algumas provas acabaram por ficar demasiado perigosas e, em algumas das edições, houve a morte de campeões. Isso fez com que o torneio deixasse de ser disputado, há cerca de duzentos anos.



_Porém, há uns cinquenta anos, a Confederação Internacional dos Bruxos começou a estudar formas de voltar a realizar o torneio, mas de maneira que o perigo não fosse extremo como antes, embora ainda seja carregado de uma grande dose de risco e as tarefas continuem radicais. _ disse o Sr. Crouch _ Esse estudo culminou no retorno da competição, depois de cerca de duzentos anos, de uma forma mais segura. O campeão de cada uma das escolas classificadas ainda é o responsável pela execução da tarefa, mas ele agora não estará sozinho, poderá contar com uma equipe para o planejamento de como ela será executada.



_Significa que, em ultima análise, o formato ficou mais semelhante a uma gincana. De certa forma a novidade será interessante, porque com várias cabeças pensando, as tarefas poderão ser executadas de forma mais criativa. _ disse Moody, após tomar um gole de água _ O campeão será sorteado, mas ele é que escolherá sua equipe.



_Como não foram disputadas eliminatórias no ano passado, devido ao planejamento, as escolas participantes foram escolhidas de acordo com o Ranking de desempenho desde que o Torneio Tribruxo deixou de ser disputado. E é com muita satisfação que declaro que Hogwarts manteve sua tradição. _ disse Dumbledore, com ar bastante satisfeito _ Desde a primeira edição, há quase mil anos, Hogwarts é a única escola de magia do mundo que participou de TODAS elas. Nem sempre venceu, mas sempre esteve presente.



_Mesmo nós, que já não somos jovens, jamais presenciamos um Torneio Tribruxo. _ disse Bagman _ Após o jantar, ficaremos contentes em proferir uma palestra para dividir o conhecimento que temos sobre as edições já realizadas e as escolas participantes. Muitas delas já não existem mais, por terem sido incorporadas a outras ou por diversas razões.



_Por exemplo, sobre as escolas de magia existentes na atualidade e um pouco sobre sua origem. _ disse Dumbledore _ Isso irá satisfazer a curiosidade de muitos alunos de origem trouxa e mesmo de origem bruxa. Mas vamos aguardar para depois do jantar. Por enquanto, posso adiantar que, além de Hogwarts, as outras duas escolas classificadas no Ranking de desempenho dos últimos duzentos anos foram o Instituto de Magia Durmstrang e a Academia de Magia Beauxbatons.



 



Novamente os aplausos ecoaram pelo salão. As outras duas escolas eram de excelente qualidade, ainda mais porque a escolha de Durmstrang provavelmente significaria a visita de Viktor Krum a Hogwarts, onde o búlgaro tinha muitos fãs, inclusive Rony Weasley.



 



O jantar, mais uma vez, foi apreciado por todos os presentes e logo foi servida a sobremesa.



 



_Os elfos capricharam. _ disse Rony _ Eles melhoram a cada vez.



_Eu ficava pensando que eles podem estar sendo oprimidos, obrigados a trabalhar, mas já tive várias oportunidades de ver que eles têm o maior prazer nisso. Alguém mais radical poderia querer libertá-los à força. _ disse Hermione _ Mas o ato de servir já está tão arraigado, que eles têm satisfação em trabalhar, mesmo quando libertos.



 



Depois que todos terminaram a sobremesa e os pratos e talheres desapareceram, Dumbledore iniciou a explicação.



 



_Como eu disse, vamos explicar algo sobre a história das escolas de magia pelo mundo. Bem, a magia é algo tão antigo quanto o homem. Surgiu desde que alguns dos primeiros herdeiros dos primatas descobriram que tinham a capacidade de reconhecer, canalizar e dominar as energias cósmicas, alterando as probabilidades da realidade. Foi a origem dos primeiros bruxos, magos e feiticeiros, a maioria utilizando essas habilidades para o bem, para ajudar a Humanidade, mas alguns utilizando-as para o mal e não me refiro apenas a satisfazer as próprias vaidades e interesses, mas a invocar energias arcanas realmente malignas, entidades que buscaram e ainda buscam submeter as pessoas a seus desígnios sombrios, as verdadeiras Artes das Trevas, das quais as atuais são uma parte.



 



Tomou um gole de água e continuou.



 



_Graças a isso, grande parte dos não dotados de habilidades em magia passou a ver toda ela como maléfica, custando muito trabalho e tempo para convencê-los do contrário. Foi quando surgiu a necessidade de treinar os jovens dotados de magia, ensejando a criação das escolas. Como todos sabem, Hogwarts é uma das maiores escolas de magia da Europa e do mundo, tem mais de mil anos, mas existem outras ainda mais antigas, algumas das quais ainda existem até hoje.



 



Moody assumiu a palavra.



 



_As primeiras escolas de magia datam do início das civilizações. Sumérios, assírios, caldeus, babilônios, egípcios, hititas, praticamente todos os povos antigos tinham seus estabelecimentos de ensino de magia. E como também havia escolas das Trevas, houve períodos nos quais as escolas da Luz tiveram que funcionar em segredo, pois a magia acabava ficando malvista. As escolas das Trevas disfarçavam seus ensinamentos como cultos a deuses pagãos, inclusive com sacrifícios humanos.



 



A assistência disfarçou um involuntário calafrio enquanto Moody prosseguiu com a explicação.



 



_Mesmo entre os hebreus, que professavam a mais antiga das religiões monoteístas do mundo, cujos descendentes ainda o fazem até hoje, há escolas de magia que datam desde aqueles tempos, não é, Sr. Goldstein?



_Sem dúvida, Sr. Moody. _ respondeu Anthony Goldstein.



_E elas foram evoluindo, as menores se unindo e crescendo, outras surgindo e assumindo um perfil cada vez mais semelhante ao dos dias atuais. Hoje em dia, a grande maioria dos países possui algumas escolas grandes e outras menores, tudo compatível com as suas dimensões territoriais. _ disse Crouch.



_Atualmente, as maiores da Europa são Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang mas há outras, menores, nesses mesmos países. _ disse Dumbledore, começando a enumerá-las _ Por exemplo, além de “Beauxbatons”, a França também tem a “Fief de Cathares” (Baluarte dos Cátaros), nas proximidades de Carcassonne. A Grã-Bretanha tem “Hogwarts” na Escócia, “Swan Lake” mais ao Sul da Inglaterra, “Shamrock Sparks” na Irlanda e “Meridiana” no País de Gales. “Durmstrang” fica na região de tríplice fronteira entre Noruega, Suécia e Finlândia. Nos EUA, há “Ilvermorny”, “Desert Stone” e “California Dreaming”. No Japão, há o “Dojo de Magia Shinobi”, que fica nas montanhas de Kôga e a “Mahoutokoro", na ilha vulcânica de Minami Iwo Jima. Um caso especial é o Brasil, terra que tem uma representante na Grifinória, Srta. Janine Sandoval. Graças à sua grande extensão territorial, o país atualmente possui quatro grandes escolas, resultado da união de várias outras menores no decorrer dos séculos, desde o Descobrimento em 1500, devido aos bruxos portugueses chegados com a esquadra de Cabral e no decorrer do período colonial e imperial, até a República. São elas a “Castelobruxo” na Floresta Amazônica, a “Bênção de Oxalá” na Bahia, a “Mãe D’Água” no Planalto Central e a “Sepé Tiaraju” na Região das Missões, Rio Grande do Sul, de onde veio a Srta. Sandoval (a real situação de Janine ainda era um segredo).



 



Os bruxos prosseguiram com as explicações, inclusive utilizando a tela mágica para mostrar fatos ocorridos em edições anteriores do torneio. Depois passaram a responder às perguntas dos alunos.



 



_E como será feito o sorteio dos campeões do torneio, Prof. Dumbledore? Haverá algum meio mágico especial? _ perguntou Angelina Johnson.



_Qualquer aluno poderá submeter seu nome? _ perguntou Draco.



_Em alguma hipótese o sorteado como campeão poderá declinar da escolha do seu nome? _ Cedric estava curioso e queria saber os detalhes.



_E quem julgará o desempenho dos campeões na execução de cada uma das provas? _ perguntou Theo Boot.



 



Depois que os alunos fizeram suas perguntas, elas foram anotadas e respondidas, uma por vez.



 



_O método de sorteio será mágico e imparcial. Daqui a pouco eu mostrarei como será. _ disse Dumbledore.



_Quanto a submeter o nome para sorteio, a comissão organizadora decidiu por unanimidade que seria mais seguro se fosse permitido apenas a bruxos do sétimo ano e que já sejam maiores de idade. _ disse Mason _ Eles acharam que assim ficaria mais seguro.



_Mas isso não é justo! _ exclamou Jorge.



_Que regra mais idiota! _ Goyle estava indignado.



_No que se basearam para essa decisão? _ perguntou Harry.



 



Vários alunos se expressaram, a maior parte dos menores de dezessete anos não se conformava em ficar de fora.



 



_Bem, foi uma decisão da Confederação Internacional dos Bruxos, meus jovens. _ disse Dumbledore _ E eu, por mais que vocês possam discordar, concordo com eles. A segurança é preponderante.



_Já vi que não há mais o que discutir. _ disse Rony _ Então, só nos restará torcer pelo nosso campeão, seja ele quem for.



_Se lhes servir de consolo, bruxos menores de idade poderão compor a equipe de apoio. _ disse Snape _ Ao menos os escolhidos pelos campeões poderão auxiliar no planejamento das tarefas, o que já não será pouco.



_E no caso de Hogwarts, onde os alunos são quarteados por Casas, o campeão deverá escolher representantes de todas elas para a equipe de apoio, não apenas da sua própria. _ disse Crouch _ Isso significa que todos têm uma chance de participar, mesmo que não na execução direta das tarefas.



_Quanto a declinar da escolha do seu nome, isso será impossível. Esta constituirá um contrato mágico que não poderá ser rompido. _ disse Dumbledore, com uma expressão séria no rosto, enquanto Hagrid trazia uma grande caixa e a colocava diante do Diretor _ Principalmente porque o campeão será sorteado por um juiz mágico imparcial e inflexível. Senhoras e senhores, eu lhes apresento o CÁLICE DE FOGO.



 



Assim que Dumbledore terminou a frase, a caixa começou a se dissolver de cima para baixo, revelando uma enorme taça de pedra. Imediatamente um brilho surgiu em seu bojo e chamas azuis se elevaram de sua boca, iluminando o ambiente.



 



_Eu já havia ouvido falar do Cálice de Fogo e também visto ilustrações na Biblioteca Bruxa de Londres. _ disse Hermione _ Mas jamais o havia visto assim, tão de perto.



_Este é o Cálice de Fogo, o instrumento mágico que realizará o sorteio dos campeões das três escolas. Quando as delegações de Beauxbatons e Durmstrang chegarem, os candidatos poderão colocar nele os papéis com seus nomes, para submetê-los ao sorteio. Outra novidade, esta bastante agradável, é que o campeão escolhido pelo Cálice de Fogo estará dispensado dos exames de final de ano e os membros da equipe de apoio ganharão pontos extras.



_Muito interessante. _ disse Janine _ Essa parte será um excelente incentivo.



_A execução das provas será julgada por uma equipe de arbitragem internacional, selecionada entre elementos da Confederação Internacional dos Bruxos, sem ligação com as escolas participantes. _ disse a Profª McGonnagall _ Embora cada uma delas contribua com uma equipe de observadores, que irá fiscalizar a execução das provas, funcionando como assessores dos árbitros.



_No nosso caso, alguns professores foram selecionados como observadores, inclusive eu. _ disse Mason _ E essa é a razão pela qual contamos com a presença do famoso Auror aposentado, consultor do Ministério, Alastor Moody.



_Considerando a importância da disciplina de Defesa Contra as Artes das Trevas, fui designado para dividir com meu amigo e ex-aluno Derek Mason a incumbência de assumir algumas aulas, juntamente com a função de observador. Creio que será uma experiência interessante. _ disse Moody _ Mas já vou avisando que meus métodos didáticos não são lá muito... “ortodoxos”.



_Isso eu posso garantir. _ disse Mason, cumprimentando Moody, entre risos. O excêntrico Auror aposentado havia sido seu instrutor na Academia Europeia de Aurores, em Bruxelas _ Naquela época o senhor gostava muito dos chocolates Godiva.



_Ainda gosto, Derek. _ disse Moody _ O torneio também servirá para revermos velhos amigos. As comitivas das escolas serão acompanhadas por seus respectivos Diretores, ou seja, Igor Vassilievitch Karkaroff virá com a comitiva de Durmstrang e a de Beauxbatons será acompanhada por Olimpia Maxime.



 



Não passou despercebido para alguns o leve sorriso de Rúbeo Hagrid, na mesa dos professores.



 



_Contenha-se, Rúbeo. _ disse Flitwick, irônico _ Isso já não é nem bandeira, é um desfile inteiro.



_Não dá para resistir, Filius. _ disse Hagrid _ Você sabe que temos um passado.



_Bastante intenso, pelo que eu soube. _ disse Madame Hooch, sorrindo.



 



Depois da palestra, os alunos tiveram um tempo livre para permanecerem no Salão Principal, aproveitando para dividirem as lembranças das férias. Draco e Pansy sentaram-se à mesma mesa dos Inseparáveis.



 



_Quer dizer que seus pais chegaram a pensar em te matricular em Durmstrang, Draco? _ perguntou Pansy.



_Sim, mas quando minha mãe viu no mapa a localização aproximada da escola mudou de ideia na hora e ainda deu uma bela chamada de atenção no meu pai.



Acho que fizeram bem, Malfoy. _ disse Seamus Finnigan _ A fama de Durmstrang não era das melhores, principalmente na época dos Dias Negros. Ainda hoje há gente que não vê aquela escola com bons olhos.



_E por quê? _ perguntou Janine.



_Porque Durmstrang não ensinava Defesa Contra as Artes das Trevas, mas sim as Artes das Trevas, Jan. _ respondeu Seamus, em seguida falando com Janine e Draco em um tom mais baixo _ Esse teatrinho da Parkinson e do Malfoy pode convencer a outros, mas eu vi vocês dois juntos, na final da Copa Mundial de Quadribol. Podem contar comigo para ajudar a dar cobertura, pois se a Jan gosta de você, Malfoy, então você deve ter algo de bom.



_Obrigado, Finnigan. _ disse Draco _ Ainda não é a hora das pessoas saberem.



_Então, nos próximos dias, as delegações de Durmstrang e Beauxbatons irão chegar. _ comentou Rony _ Quantos será que virão?



_Certamente as delegações serão numerosas, já que deverá haver campeões, equipe de apoio e, é lógico, torcidas. _ disse Gina.



_Por isso, podemos esperar bastante gente. _ disse Pansy _ Ainda bem que espaço para acomodar todos não vai faltar.



_Certo, jovens, é hora de irem para suas Salas Comunais. Amanhã prosseguiremos com as informações, conforme a necessidade. _ disse Dumbledore.



 



Os Monitores acompanharam os alunos. Os atuais Monitores da Grifinória, Scott McRae e Gail Thomson, chegaram até o quadro da Mulher Gorda e Gail avançou a senha, totalmente “Trekkie”.



 



_ “Dobra 8, acionar”. _ disse Gail e o quadro afastou-se, dando passagem aos grifinórios.



 



Os Inseparáveis aproveitaram o tempo que ainda tinham antes de irem dormir, para uma última troca de ideias em frente à lareira.



 



_Imaginem, um Torneio Tribruxo, depois de tanto tempo. Será que a maioria do pessoal tem ideia do significado disso? _ perguntou Hermione.



_Não sei, Mione. _ disse Harry _ Mas se eu fosse maior e tivesse a honra de ser sorteado pelo Cálice de Fogo, daria o meu melhor para manter elevado o nome de Hogwarts.



_Sem contar a dispensa dos exames de fim de ano. _ disse Rony, com um sorriso.



_Claro, tudo a ver. _ disse Janine _ Como é que o campeão iria se concentrar na execução das tarefas, dividindo sua atenção com os exames?



_Bem, acho que vamos rever alguns dos alunos de Beauxbatons e Durmstrang, que vimos na final da Copa Mundial de Quadribol. _disse Gina.



_Pelo menos não teremos aquela confusão toda que os Death Eaters causaram, eu espero. _ disse Neville.



_Aquilo foi o bastante para todo um ano. _ disse Harry, cobrindo a boca com a mão para disfarçar um bocejo _ O sono está pegando, acho que vou subir.



_É, já está na hora, mesmo. _ disse Gina, dando um beijo em Harry e também se preparando _ Boa noite.



 



Na manhã seguinte, os alunos desceram para o café da manhã e já puderam ver as modificações que estavam sendo feitas para receber as delegações das escolas visitantes. Foram colocadas mais mesas e mesmo os assentos dos professores foram redimensionados, afinal os Diretores e vários professores de Beauxbatons e Durmstrang estariam presentes.



 



_Prof. Moody, bom dia. _ disse Rony, vendo o veterano Auror inspecionar o local, procurando possíveis falhas de segurança _ Eu soube que tentaram atacá-lo, recentemente.



_Não se preocupe com isso, jovem Sr. Weasley. Não é nada de mais para mim. _ disse Moody _ Por todo o tempo em que eu estava na ativa, convivi com ameaças de morte da hora do café da manhã até a hora da ceia. E agora, aposentado, alguns otários das Trevas acham que estou mais descuidado, que seria mais fácil pregarem minha cabeça na parede. Não é só o jovem Sr. Potter que é um troféu cobiçado e tentador para os Death Eaters.



_Imagino, Prof. Moody. _ disse Harry _ Uma longa carreira, em uma profissão na qual a idade avançada é um luxo que nem todos conseguem alcançar. O senhor deve ter feito alguns inimigos nesses anos.



_Sim, ele fez alguns. _ disse Mason _ Embora nem todos estejam vivos. Então, está tudo pronto para suas aulas, Alastor. Procure não pegar muito pesado, para não assustar os jovens.



_Pode deixar, Derek. _ disse Moody, olhando para os Inseparáveis, ali à volta dele _ Mas já posso ver que alguns não irão se assustar com facilidade.



 



Depois de História da Magia e Poções, chegou a hora do quarto ano ter a tão esperada aula de Defesa Contra as Artes das Trevas com Moody. Os alunos entraram e ocuparam seus lugares.



 



_Bom dia, jovens. _ disse Moody _ Derek disse que meus métodos são “pouco ortodoxos” e ele, de alguma forma, está certo. Bem, para começar, pode jogar fora esse chicle de baba e bola que estava prestes a descartar debaixo da cadeira, Sr. Crabbe.



_Mas como é que ele percebeu? _ espantou-se Crabbe _ Ele estava olhando para o outro lado.



_Este meu olho mágico não está aqui para enfeite, Sr. Crabbe. Agora jogue isso na lixeira mais próxima. _ disse Moody _ Como eu dizia, o Ministério acha que vocês ainda não estão preparados para um conhecimento mais profundo das Maldições Imperdoáveis mas, felizmente, Dumbledore é mais flexível nesse ponto e concorda comigo. Vamos a elas, portanto. Alguém sabe por que elas têm esse nome?



_Porque elas fazem jus ao nome. _ disse Janine _ São totalmente proibidas e o seu uso pode render até mesmo pena de morte, que pode ser comutada para prisão perpétua em Azkaban ou em outra prisão bruxa.



_Exatamente, Srta. Sandoval. _ concordou Moody _ E quantas são elas?



_São três, professor. _ disse Draco.



_Correto, Sr. Malfoy. E alguém poderia me dizer quais são essas Maldições Imperdoáveis? “ENGORGIO!”_ perguntou Moody, pegando três vidros, cada um deles contendo um grande amblipígio e aumentando ainda mais o seu tamanho, com um feitiço preciso _ Esses amblipígios serão as cobaias da aula de hoje.



_Meu pai me contou que a Maldição Imperius foi muito utilizada nos Dias Negros, professor. _ disse Rony.



_Muito bem, Sr. Weasley. _ disse Moody _ A Maldição Imperius não é dolorosa, tampouco letal, sendo a única que poderemos testar nos senhores, além dos amblipígios. Ela tem como resultado o domínio da mente do alvo, fazendo com que o atingido execute qualquer ordem de quem a lançou, sendo necessário ter uma grande força mental e poder de concentração para resistir a ela. Primeiramente, vamos ver como se sai o amblipígio. “IMPERIO!



 



Atingido pela maldição, o amblipígio executou todas as ordens de Moody. Marchou, dançou, pulou corda e brincou nos ombros de vários alunos apavorados (afinal, os amblipígios não são conhecidos por sua beleza), até que Moody suspendeu a maldição e o liberou para seu frasco.



 



_Vocês viram que todas as ordens que dei foram executadas. Nos Dias Negros, foi muito grande o trabalho para diferenciar quem havia aderido às Trevas por vontade própria e alegava ter sido submetido à Maldição Imperius daqueles que realmente foram submetidos a ela. Agora, vamos testar a força mental e a concentração dos senhores. Sr. Potter, prepare-se. O senhor será a primeira cobaia. “IMPERIO!



 



Harry experimentou uma sensação de relaxamento, a cabeça leve e um incrível bem-estar. Uma voz muito convincente estava dizendo para que saltasse para cima de sua mesa e ele estava prestes a obedecer. Mas outra voz, vinda do fundo de sua mente, questionava a primeira. “Por quê? Por que obedecer uma ordem tão absurda? Não, não faça isso. Fique onde está”. Então começou a raciocinar com mais clareza e, com um grande esforço, quase cuspindo as palavras, disse: “NÃO, EU NÃO VOU SALTAR!



O bruxinho se viu no lugar de sempre, na sala de aula. Seu corpo doía, devido às contraturas musculares resultantes do esforço de resistir à ordem, acompanhadas de uma profusa transpiração. O resultado do treinamento Ninja de Derek Mason e mais a Oclumência haviam proporcionado a Harry Potter os meios para neutralizar a Maldição Imperius.



 



_Parabéns, Sr. Potter. _ disse Moody _ Eu já imaginava que o senhor teria meios para resistir à Maldição Imperius e que saberia utilizá-los. Sente-se, tome um pouco de água e descanse um pouco, enquanto verificamos se os seus colegas têm a mesma desenvoltura que o senhor.



 



Os outros alunos iam recebendo os feitiços e tentando resistir a eles, com variados graus de sucesso. Desnecessário dizer que os Inseparáveis foram os que mais resistiram, principalmente Harry. Dando-se por satisfeito, Moody encerrou aquela parte da aula e deu sequência, com a Maldição Imperdoável seguinte.



 



_Bem, jovens, vamos à próxima parte da aula. Como eu disse, essas outras duas maldições serão demonstradas apenas nos amblipígios. Qual a outra Maldição Imperdoável que vocês conhecem? _ perguntou Moody e Neville levantou o braço, em resposta _ Sim, Sr. Longbottom?



_Uma das mais terríveis Maldições Imperdoáveis dos Dias Negros, pelo que eu sei, é a Maldição Cruciatus. A tortura. _ disse Neville.



_Eu imaginava que o senhor se lembraria desta. A Maldição Cruciatus faz jus ao seu nome. Tortura através de dor pura e simples, excruciante. Vamos demonstrar, em vez de descrever. “CRUCIO!



 



O amblipígio, atingido pela maldição, começou a se contorcer, com suas pernas tremendo de forma incontrolável. Mesmo sem emitir som algum, era possível constatar a agonia que estava sentindo.



 



_Acho que já é suficiente, professor. _ disse Neville, à beira das lágrimas.



_Tem razão, Sr. Longbottom. _ concordou Moody, suspendendo o feitiço.



_Obrigado, professor. Desculpem a minha reação, mas creio que deve ser do conhecimento da maioria de vocês que meus pais são Aurores e estão internados na Ala de Danos Permanentes Causados por Feitiços do Hospital St. Mungus há anos, graças à Maldição Cruciatus. _ disse Neville _ Foram torturados por Death Eaters, depois do desaparecimento de Voldemort, (muitos alunos tremeram) quando houve o atentado fracassado à família Potter, meus padrinhos, pois eles achavam que os Aurores tinham conhecimento do destino dele. Tiveram danos mentais profundos e é difícil saber se vão se recuperar.



 



Os colegas manifestaram seu apoio a Neville e Moody prosseguiu com a aula.



 



_Foi um ato de muita coragem abrir o coração dessa forma, Sr. Longbottom. _ disse Moody _ São poucos os que não perderam alguém da família nas mãos dos Death Eaters, durante os Dias Negros. Além disso, muitos conhecem o valor de Alice e Frank Longbottom. Para concluir, vamos à última das Maldições Imperdoáveis. Quem sabe qual é ela? Vejamos... uma das inteligências mais privilegiadas da Bruxidade adolescente. A senhorita poderia nos responder, Srta. Granger?



 



Pela primeira vez, os colegas viram Hermione Granger hesitar em uma resposta.



 



_Eu... eu sei qual é, m-mas ela é simplesmente terrível, provoca... provoca morte instantânea. É a “Avada Kedavra”.



_Exatamente, Srta. Granger. A Maldição da Morte, o único feitiço sem um contrafeitiço conhecido, somente especulações sobre “Protego Horribilis”, o Feitiço Escudo em sua potência máxima, algo que ninguém conseguiu. E um feitiço lendário, denominado “Olho de Shiva”, que ninguém nunca viu nem sabe a fórmula. Bem, acho que infelizmente teremos que sacrificar o pobre do terceiro amblipígio para demonstrar aos senhores e senhoritas. _ disse Moody, pegando a criatura e apontando para ela sua varinha _ “AVADA KEDAVRA!



 



Um raio verde saiu da varinha de Moody e o amblipígio caiu duro na hora, irremediavelmente morto, diante dos olhares espantados dos alunos.



 



_Morte instantânea, como disse a Srta. Granger. Está documentado que até hoje, em toda a História da Bruxidade, somente três pessoas sobreviveram à Maldição da Morte, todas da mesma família. Duas delas estão em Hogwarts e uma está nesta sala. São Harry Potter, sua mãe, Lílian e seu irmão, Algie, de quem ela estava grávida e que acabou nascendo prematuramente. Tiago estava na sala, incapacitado, porque Voldemort o havia atingido com um Feitiço Estuporante, dizendo que voltaria depois para matá-lo, foi o que ele me contou quando o visitei no St. Mungus. Creio que foi o suficiente por hoje. A aula está encerrada e vocês estão liberados.



 



No pórtico, encontraram-se com Algie, Luna e Gina. Neville chegou logo depois, abraçando a namorada.



_Por que veio depois, Neville? _ perguntou Luna.



_O Prof. Moody tinha um livro raro de Herbologia, no qual eu tinha interesse e me emprestou. _ disse Neville _ Realmente, é um livro muito bom. Desculpem pela demora e pela cena lá na aula.



_Imagina, Neville. _ disse Janine, com Draco e Pansy _ Como o Prof. Moody disse, foi preciso muita coragem para revelar um fato assim tão forte.



_E logo virão as comitivas de Beauxbatons e Durmstrang. Estou curioso para vê-los. _ disse Algie _ Dizem que Madame Maxime e Hagrid tiveram um romance no passado.



_Aquela senhora enorme, que vimos na final da Copa Mundial de Quadribol, depois de toda aquela confusão? _ perguntou Janine.



_Ela mesma. _ respondeu Rony _ E certamente Viktor Krum virá com a comitiva de Durmstrang.



_Dizem que o Diretor de Durmstrang não é uma pessoa, digamos, das mais confiáveis, embora seja amigo de Dumbledore. _ disse Draco.



_Por quê? _ perguntou Janine e Gina respondeu.



_Parece que, no passado, Igor Vassilievitch Karkaroff chegou a ser julgado por supostas ligações com a Ordem das Trevas, Jan.



_Foi inocentado, assim como Ludo Bagman. Mas o julgamento foi em uma sessão secreta e quem esteve presente assumiu o compromisso oficial de não revelar nada do que houve. _ disse Draco _ Meus pais também passaram por isso, mas não em audiência sigilosa.



 



Continuaram por ali até a hora do almoço, quando constataram que as modificações já estavam concluídas. O Salão Principal poderia acomodar a todos, sem problemas.



 



Mesmo porque problemas não faltariam.


Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.