A Ordem da Fênix



Capítulo 05: A Ordem da Fênix.


Draco Malfoy estreitou os olhos.


- Temos que descobrir o que for sobre essa Ordem.


- Por quê? – perguntou Crabbe, confuso. – Não podemos contar...


- Qualquer coisa que soubermos deles pode ser útil, mesmo se não pudermos contar aos nossos pais. Agora quietos, antes que alguém escute.


Mas não havia perigo... quase todos na Sonserina sabiam quem os pais de Draco, Crabbe e Goyle eram, e faziam questão de não ficar escutando.


Ademais, a maioria dos estudantes estava concentrada em Sirius, com interesse, e um estranho constrangimento: não se sabia como reagir a alguém que, há poucos instantes, era um criminoso condenado, e agora, lia uma história para eles.


— Sua...?


— É, minha velha e querida mamãe — confirmou Sirius. — Faz um mês que estamos tentando tirá-la daí, mas achamos que ela pôs um Feitiço Adesivo Permanente atrás do quadro. Vamos descer, depressa, antes que os outros acordem novamente.


— Mas o que é que um retrato de sua mãe está fazendo aqui? — perguntou Harry, espantado, quando passaram por uma porta do corredor que dava acesso a uma escada, acompanhados de perto pelos demais.


— Ninguém lhe contou? Esta era a casa dos meus pais. Mas sou o último Black vivo, por isso ela agora é minha. Eu a ofereci a Dumbledore para usar como sede: acho que foi a única coisa útil que pude fazer até o momento.


Ninguém falou uma palavra. Não pareciam muito confortáveis de interromper Sirius Black.


Mas Draco e os amigos se entreolharam, absorvendo aquilo lentamente. Então, o traidor do sangue era Black. Ouvira histórias na mansão, de que o fugitivo nunca fora realmente partidário do Lorde das Trevas, e que estaria reunido com Dumbledore. Tudo se confirmava, agora.


Harry, que esperara uma recepção mais calorosa, reparou que a voz de Sirius parecia dura e amargurada.


Sirius suspirou; mas não disse nada e continuou a ler:


Ele acompanhou o padrinho e, ao fim da escada, passaram por uma porta que se abria para a cozinha do porão. Não era menos sombria do que o corredor acima, um aposento cavernoso com paredes de pedra bruta. Quase toda a iluminação vinha de um grande fogão ao fundo. Fumaça de cachimbo pairava no ar como a névoa escura sobre um campo de batalha, e nela avultavam as formas ameaçadoras de tachos e panelas penduradas no teto escuro.


Muitas cadeiras tinham sido amontoadas no aposento para a reunião e no meio havia uma longa mesa de madeira, coalhada de rolos de pergaminho, cálices, garrafas de vinho vazias e algo que parecia uma pilha de trapos. O Sr. Weasley e seu filho mais velho, Gui, estavam conversando em voz baixa com as cabeças juntas a uma ponta da mesa.


A Sra. Weasley pigarreou. O marido, um homem magro, óculos com aros de tartaruga e cabelos ruivos que começavam a ralear, olhou para os lados e imediatamente se levantou.


Percy, embora continuasse quieto, pegou os próprios óculos e examinou. Eram praticamente iguais aos do pai. Nunca havia percebido isso.


- Weasley...


Percy virou-se para a direção de Fudge. O ministro o observava com.


- Escute, Weasley; você, hum,  você conversou com seus pais.


Não foi preciso pensar muito para saber aonde chegariam.


- Falei.  


- E... bem... o que exatamente eles disseram?


Era visível, de longe, o que o ministro, estava tentando fazer.


- Nada de interessante. – respondeu Percy, calmamente; e voltou a atenção para Sirius, enquanto Fudge se virava, desapontado.


— Harry! — exclamou o Sr. Weasley, apressando-se a cumprimentar o garoto, cujas mãos apertou com força. — Que bom ver você.


Por cima do ombro dele, Harry viu Gui, que ainda usava cabelos longos presos em um rabo-de-cavalo, enrolar as folhas de pergaminho deixadas sobre a mesa.


— Boa viagem, Harry? — perguntou Gui, tentando recolher doze pergaminhos de uma só vez. — Então Olho-Tonto não obrigou vocês a passar pela Groenlândia?


- Antes passar pela Groelândia do que ser morto num atalho. – rosnou Olho-Tonto, mas ninguém riu. Toda a escola estava mergulhada em um surto de curiosidade.


— Ele bem que tentou — respondeu Tonks, se aproximando para ajudar Gui, e, logo em seguida, virando uma vela em cima do último rolo. — Ah não... me desculpe...


— Aqui, querido — disse a Sra. Weasley, exasperada, consertando o pergaminho com um aceno da varinha.


No lampejo de luz produzido pelo feitiço, Harry vislumbrou algo que parecia a planta de uma construção.


Molly franziu a testa.


- Eu não gosto disso. – murmurou para o marido. – Por que esse livro tem que falar tanto sobre nós?


- Talvez seja importante. – sugeriu Arthur. – para algo que vai ser revelado depois.


- Mas isso é muito invasivo. – retrucou Molly. – se continuar assim, todos aqui vão saber de tudo que estivemos fazendo.


- Mas eles não podem contar pra ninguém, não é? – falou Rony, e olhou dos pais para Alvo, Rose e Scorpius, que estavam sentados juntos.


- Não podem. – respondeu Rose, prontamente. – Tivemos que ter certeza de que o que fosse revelado aqui não pudesse sair deste Salão.


- Ficamos algum tempo indecisos se devíamos mostrar para todos da escola, ou só algumas pessoas. – acrescentou Alvo.


- Decidimos que todo mundo tinha que saber o que aconteceu. – concluiu Scorpius. – digo, vai acontecer... aconteceria, se não tivéssemos vindo.


Harry e os outros se entreolharam, confusos; e Scorpius percebeu que não devia ter dito aquilo.


A Sra. Weasley o viu olhar. Recolheu com violência a planta da mesa e meteu-a nos braços sobrecarregados de Gui.


— Essas coisas deveriam ser retiradas assim que terminam as reuniões — disse com rispidez, antes de se dirigir em grandes passadas a um armário antigo de onde começou a retirar pratos de jantar.


Gui puxou a própria varinha e murmurou “Evanesco!”, ao que os rolos desapareceram.


— Sente-se, Harry — disse Sirius. — Você já conhece Mundungo, não?


A coisa que Harry pensara ser uma pilha de trapos soltou um ronco prolongado, em seguida acordou com um estremeção.


— Alguém falou meu nome? — resmungou Mundungo sonolento. — Concordo com Sirius... — E ergueu a mão encardida no ar como se estivesse votando, as pálpebras pesadas e os olhos vermelhos fora de foco.


Metade do Salão riu. Mas alguns continuaram concentrados como nunca.


Draco aguardava, impaciente, quando lhe fosse ser dada uma informação útil. Não podia deixar que aquele futuro se concretizasse... significaria a sua ruína. 


Ainda se lembrava, claramente, de como os pais o instruíam a tomar cuidado na hora de falar, de modo que a família não tivesse problemas. Não poderiam atrair suspeitas de qualquer maneira. Ele e os pais em primeiro lugar, agora e sempre.


Gina abafou umas risadinhas.


— A reunião terminou, Dunga — avisou Sirius, enquanto todos se acomodavam ao redor da mesa. — Harry chegou.


— Hein? — disse Mundungo, espiando malignamente por entre os cabelos ruivos embaraçados. — Não é que chegou mesmo! Caramba... você está bem, Harry?


— Estou.


Mundungo apalpou os bolsos, nervoso, ainda olhando para Harry, e puxou um cachimbo preto recoberto por uma camada de sujeira. Meteu-o na boca, acendeu a ponta com a varinha e chupou-o longamente. Enormes nuvens redondas de fumaça esverdeada o envolveram em segundos.


— Estou devendo desculpas a você — grunhiu uma voz no meio da nuvem de fumaça fedorenta.


— Pela última vez, Mundungo — chamou a Sra. Weasley — por favor, não fume essa coisa na cozinha, principalmente antes de comermos!


— Ah — exclamou o bruxo. — Certo. Desculpe, Molly.


A nuvem de fumaça desapareceu no que Mundungo repôs o cachimbo no bolso, mas um cheiro acre de meias queimadas permaneceu no ar.


- Como é que ele consegue usar essa coisa? – indagou Gina, fazendo uma careta.


- Acho que alguma coisa naquele cachimbo faz a pessoa relaxar. – Rose deu de ombros. – quer dizer, as pessoas parecem meio tontas quando fumam. Mesmo assim, é horrível.


 — E se vocês quiserem comer antes da meia-noite, vou precisar de ajuda — anunciou a Sra. Weasley a todos na cozinha. — Não, você pode ficar onde está, Harry querido, fez uma viagem muito longa.


— Em que posso ajudar, Molly? — perguntou Tonks, adiantando-se entusiasmada.


A Sra. Weasley hesitou, parecendo apreensiva.


— Hum... não, tudo bem, Tonks, você também precisa descansar, já fez o suficiente hoje.
— Não, não, quero ajudar! — insistiu a bruxa, animada, derrubando uma cadeira ao se precipitar para o armário, no qual Gina apanhava talheres.


Tonks sentiu o rosto corar.


- Esse livro bem que podia pular algumas coisas. – disse ela a Remo, com um risinho.


Logo, uma coleção de facas estava cortando carne e hortaliças sozinhas, supervisadas pela Sra. Weasley, enquanto ela mexia um caldeirão pendurado sobre as chamas e os demais apanhavam, na despensa, pratos, mais cálices e comida. Harry foi deixado à mesa com Sirius e Mundungo, que ainda piscava os olhos pesarosos para o garoto.


— Viu a velha Figg depois daquele dia? — perguntou.


— Não — disse Harry — não a vi mais.


— Entendo, eu não teria saído — disse Mundungo, curvando-se para frente, com um tom de súplica na voz — mas tive uma oportunidade para fazer um negócio...


Harry franziu a testa naquele momento, mas Rony fez a pergunta que ele estava pensando.


- Por que será que Dumbledore deixou Dunga vigiando você.


Harry não respondeu; o ressentimento com o diretor ainda queimava em si.


- Eu acho que vamos descobrir mais adiante. – falou Rose, com um sorriso leve.


Mas Harry ainda não se conformara. Tinha de ter uma explicação... Dumbledore vinha o evitando sempre que ficavam próximos, e mandara Mundungo vigiá-lo, por que não Lupin, Tonks, o Sr. E a Sra. Weasley, qualquer um deles teria ficado de olho nele, teria prestado atenção e visto em que estado ele estivera o verão inteiro...


E teriam se importado com ele. E, provavelmente, teriam feito contato e avisado que estavam por perto. Mas Mundungo não. Fazia sentido.


Harry sentiu uma coisa roçar em seus joelhos e se assustou, mas era só o Bichento, o gato amarelo, de pernas arqueadas, de Hermione, que contornou as pernas do garoto, ronronando, e em seguida saltou para o colo de Sirius e se enroscou. O bruxo, distraído, coçou atrás das orelhas do gato, ao mesmo tempo que se virava ainda sério para o afilhado.


— As férias foram boas até agora?


— Não, uma droga — disse Harry.


Pela primeira vez, a sombra de um sorriso perpassou o rosto de Sirius.


— Eu não sei do que você está se queixando.


— Quê? — exclamou Harry, incrédulo.


— Pessoalmente, eu teria recebido com prazer um ataque de dementadores. Uma luta mortal pela minha alma teria quebrado essa monotonia numa boa. Você acha que seu verão foi ruim, mas pelo menos você pôde sair, esticar as pernas, se meter em brigas... eu fiquei trancado aqui o mês inteiro.


— Como assim? — perguntou Harry, franzindo a testa.


— Porque o Ministério da Magia continua me caçando, e Voldemort, a esta altura, já sabe que sou um animago. Rabicho terá contado a ele, portanto o meu disfarce acabou. Não há muito que eu possa fazer pela Ordem da Fênix... ou pelo menos é o que pensa Dumbledore.


Sirius fez uma careta... sentia que havia pessoas o encarando agora, fosse com curiosidade ou desconfiança.


Queria falar agora, o que fora passar meses preso no lugar que ele mais odiava.


- As pessoas não gostam de ficar trancadas. – murmurou... e torceu para que Dumbledore tivesse ouvido.


Havia alguma coisa no tom ligeiramente inexpressivo com que Sirius disse o nome de Dumbledore que deixou transparecer que ele também não estava muito feliz com o diretor. O garoto sentiu uma repentina afeição pelo padrinho.


— Pelo menos você acompanhou o que estava acontecendo — disse, à guisa de consolo.


— Ah, com certeza — respondeu Sirius sarcasticamente. — Escutando os relatórios de Snape, aturando as ironias dele de que está lá fora arriscando a vida enquanto eu estou aqui sentado no bem-bom... me perguntando como vai a limpeza...


Astoria franziu a testa, curiosa.


- Tenho a impressão de que o professor Snape não gosta muito do Black.


- Você acha? – falou Derek. – Não lembra que foi ele que capturou o Black quando a gente estava no primeiro ano, e quase ganhou a Ordem de Merlin... se eu tivesse perdido a chance de ganhar uma honra dessas, também não ia gostar, não é?


- Mas... o Black é inocente.. não é?


Derek apenas encolheu os ombros.


Do outro lado, Scorpius observava a turma de Astoria. 


- O que será que aqueles ali estão falando? – ouviu a voz de Rony ao lado dele.


- Hã?! Ah, oi, Rony. Não sei.


- Eles são da turma do Malfoy?


- Não. – respondeu Scorpius, mais alto do que deveria. – digo, não são... são do terceiro ano.


- Ah.


— Que limpeza? — perguntou Harry.


— Estou procurando deixar a casa em condições de ser habitada por humanos — explicou Sirius, abarcando com um gesto a cozinha sombria. — Ninguém mora aqui há dez anos, ou pelo menos desde que minha querida mãe faleceu, a não ser que se conte o velho elfo doméstico que a servia, e que já perdeu o juízo há muito tempo: não limpa nada há anos.


— Sirius — interrompeu-o Mundungo, que não parecia ter prestado atenção alguma à conversa, mas estivera examinando um cálice vazio. — Isto é prata maciça, cara?


— É — respondeu Sirius, avaliando o cálice com aversão. — A melhor prata lavrada por duendes no século XV, gravada com o brasão da família Black.


— Mas isso sai — murmurou Mundungo, polindo o brasão com o punho do casaco.


Alguns alunos se pegaram pensando por que aquele tal Mundungo fazia parte da Ordem da Fênix. Mas ninguém falou em voz alta.


— Fred... Jorge... NÃO, É SÓ PARA CARREGAR AS COISAS! — gritou a Sra. Weasley.


Harry, Sirius e Mundungo olharam para os lados e, em uma fração de segundo, mergulharam para longe da mesa. Fred e Jorge tinham enfeitiçado um caldeirão de ensopado, uma jarra de ferro com cerveja amanteigada e uma pesada tábua de cortar, inclusive com a faca, fazendo tudo voar pelo ar em direção à mesa. O caldeirão deslizou por toda a extensão da mesa e parou quase na ponta, deixando uma longa queimadura negra em sua superfície; a jarra caiu com estrépito, espalhando o conteúdo pela cozinha; a faca de pão escorregou da tábua e aterrissou, de ponta para baixo, agitando-se ameaçadoramente, no ponto exato em que a mão de Sirius estivera momentos antes.


Sirius olhou de Fred e Jorge para Molly, e deu uma risada.


- E você se preocupava com a Tonks ajudando. – caçoou, descontraidamente.


— PELO AMOR DE DEUS! — bradou a Sra. Weasley. — NÃO HAVIA A MENOR NECESSIDADE... PARA MIM JÁ CHEGA, SÓ PORQUE AGORA VOCÊS TÊM PERMISSÃO PARA USAR MAGIA, NÃO PRECISAM PUXAR A VARINHA PARA TUDO!


— Só estamos tentando economizar tempo! — respondeu Fred, correndo a arrancar a faca de pão da mesa. — Desculpe, cara — disse a Sirius — não tive...


- Rony. – chamou Hermione. – agora eu pensei... nunca contamos a Fred e Jorge sobre os marotos.


Rony apenas fez que não com a cabeça.


- Mas você nunca comentou com eles que conhecemos Sirius e Lupin...


- Eles nunca comentaram comigo sobre o mapa. – retrucou Rony, com indiferença.


- Ah, francamente, Rony!


- Do que vocês estão falando? – indagou Fred de supetão.


- De na...


- Conhecemos os marotos. – informou Hermione. -, explicamos depois.


Fred e Jorge se entreolharam, perplexos, enquanto Hermione e Rony sorriram um para o outro.


Harry e Sirius riram; Mundungo, que caíra para trás, se levantou xingando; Bichento soltou um silvo raivoso e disparou para baixo do armário, de onde seus grandes olhos amarelos brilharam no escuro.


— Meninos — disse o Sr. Weasley, repondo o caldeirão no centro da mesa — sua mãe tem razão, espera-se que vocês demonstrem responsabilidade, agora que são maiores de idade...
— Nenhum dos seus irmãos criou esse tipo de problema! — ralhou a Sra. Weasley com os gêmeos, batendo uma nova jarra de cerveja amanteigada na mesa com tanta força que quase derramou a mesma quantidade do líquido que os garotos. — Gui não sentia necessidade de aparatar a cada metro! Carlinhos não enfeitiçava tudo que via! Percy...


Ela parou de repente, para tomar fôlego, e lançou um olhar assustado ao marido, cuja expressão enrijecera repentinamente.


Os olhares se viraram para os Weasley, que tentaram a máximo ignorar, assim como ignoravam a figura e Percy, sentado ao lado do ministro, inexpressivo.


Os pais de Rony e Gina não haviam comentado até agora o que haviam conversado com Percy. Nem pareciam dispostos a comentar agora. Mas Molly Weasley parecia ter uma expressão melhor do que da última vez que o livro citara seu filho.


— Vamos comer — disse Gui depressa.


— Está com uma cara ótima, Molly — disse Lupin, servindo uma concha do ensopado em um prato e passando-o a ela, sentada à sua frente na mesa.


Durante alguns minutos fez-se silêncio, quebrado apenas pelo ruído dos pratos, talheres e cadeiras à medida que as pessoas se acomodavam para comer. Então a Sra. Weasley se dirigiu a Sirius.


— Estou querendo lhe falar há dias, tem alguma coisa presa na escrivaninha da sala de visitas, não para de chocalhar e vibrar. É claro que pode ser apenas um bicho-papão, mas pensei que talvez devêssemos pedir a Alastor para dar uma espiada antes de soltarmos o que quer que seja.


— Como quiser — respondeu Sirius, indiferente.


— As cortinas de lá também estão cheias de fadas mordentes — continuou a Sra. Weasley. — Pensei que a gente talvez pudesse tentar resolver o problema amanhã.


— Estou ansioso para começar — disse Sirius.


Harry percebeu o sarcasmo na voz do padrinho, mas ficou em dúvida se todos o haviam percebido.


- Todo mundo num raio de vinte quilômetros percebeu, Harry. – brincou Fred.


- Ou teriam percebido. – corrigiu Jorge.


- Você entendeu. – concluiu Fred.


Em frente a Harry, Tonks divertia Hermione e Gina transformando o próprio nariz entre uma garfada e outra. Contraindo os olhos com a mesma expressão de dor que revelara no quarto de Harry, o nariz da bruxa inchou, formando uma espécie de protuberância alongada que lembrava o nariz do Snape, encolheu e se arredondou como um champignon e em seguida produziu uma quantidade de pelos em cada narina. Aparentemente aquilo era uma diversão rotineira à hora da refeição, porque Hermione e Gina logo estavam pedindo que fizesse os narizes de que mais gostavam.


Tonks se viu sob um coral de risadas.


- Parece que eles gostaram de você – disse Remo.


- Só acharam engraçado o que eu fiz. – disse ela.


- Estão rindo com você, não de você.


— Faz aquele que parece um focinho de porco, Tonks.


Tonks obedeceu, e Harry, erguendo os olhos, teve a momentânea impressão de que a versão feminina de Duda estava sorrindo para ele do lado oposto da mesa.


Harry trocou um olhar com Rony e Hermione, e logo os três estavam rindo.


O Sr. Weasley, Gui e Lupin mantinham uma animada discussão sobre duendes.


— Eles ainda não estão revelando nada — dizia Gui. — Não cheguei à conclusão se acreditam ou não que ele retornou. Claro que talvez prefiram não tomar partido. Ficar de fora.


— Tenho certeza de que eles nunca se aliariam a Você-Sabe-Quem — falou o Sr. Weasley, balançando a cabeça. — Eles também sofreram perdas; lembra aquela família de duendes que ele assassinou da outra vez, perto de Nottingham?


— Acho que tudo depende do que oferecerem aos duendes — comentou Lupin. — E não estou falando de ouro. Se oferecerem a liberdade que vimos negando a eles há séculos, ficarão tentados. Você ainda não teve sorte com o Ragnok, Gui?


— Ele está se sentindo muito antibruxo no momento — respondeu Gui. — Não parou de esbravejar sobre aquela história do Bagman, acha que o Ministério abafou o caso, os duendes nunca receberam o ouro prometido, sabe...


Umbridge resmungou ao lado de Fudge, depois de um longo período calada.


- Duendes! – bufou. – Quem se importa com o que esses vermezinhos querem?


Dumbledore foi quem respondeu antes de Fudge, e toda a escola parou para ouvi-lo.


Estamos em tempos difíceis, agora que o bruxo intitulado Lorde retornou. E estaremos tão fracos quanto estivermos desunidos e tão fortes quanto estivermos unidos. E incluo todos aqueles que estarão ameaçados pelas forças das Trevas. Duendes e outros seres inteligentes que possam contribuir estarão ameaçados, e se não estiverem conosco, talvez aceitem as propostas do outro lado.


Umbridge fechou a cara e não respondeu, mas Fudge engoliu em seco. Era como se o discurso de Dumbledore no fim do último ano letivo voltasse de uma vez: procurar os gigantes, estender-lhes a mão da amizade... remover os dementadores de Azkaban...


Uma onda de risadas na parte central da mesa abafou as palavras finais de Gui. Os gêmeos, Rony e Mundungo estavam rolando de rir.


—... e então — engasgou-se Mundungo, as lágrimas escorrendo pelo rosto — e então, se dá para acreditar, ele olha para mim, e diz: “Me diz aqui, Dunga, onde foi que você arranjou todos esses sapos? Porque um filho da mãe foi e afanou os meus.” E eu digo: “Afanou os seus sapos, cara, e agora? Então você vai querer mais alguns?” E se quiserem acreditar, rapazes, o burro do gárgula tornou a comprar de mim todos os sapos que tinham sido dele por um preço muito mais alto do que pagou da primeira vez.


— Acho que não precisamos continuar ouvindo os seus negócios, Mundungo — disse a Sra. Weasley rispidamente, enquanto Rony caía debruçado sobre a mesa de tanto rir.


- Minha opinião continua a mesma. – afirmou Molly, dando graças que Mundungo Fletcher não estivesse ali agora.


— Desculpe, Molly — disse Mundungo na mesma hora, enxugando as lágrimas e piscando para Harry. — Mas, sabe, para começar o Will tinha afanado os sapos do Verruga, por isso eu não estava realmente fazendo nada errado.


— Não sei onde foi que você aprendeu o que é certo e errado, Mundungo, mas pelo jeito andou perdendo algumas aulas fundamentais — disse a Sra. Weasley com frieza.
Fred e Jorge enfiaram a cara nos cálices de cerveja amanteigada; Jorge estava com soluço. Por alguma razão, a Sra. Weasley lançou um olhar muito feio a Sirius antes de se levantar para buscar um grande pudim de ruibarbo. Harry virou-se para o padrinho.


— Molly desaprova o Mundungo — murmurou Sirius.


- Ela também me desaprova. – murmurou Sirius em voz baixa, antes de continuar.


— Então como é que ele faz parte da Ordem? — perguntou Harry no mesmo tom.


— Ele é útil — murmurou Sirius. — Conhece todos os vigaristas – bem, é claro que sim, já que é um deles. Mas é também muito leal a Dumbledore, que certa vez o ajudou a sair de um apuro. Compensa ter alguém como Dunga por perto, ele ouve coisas que não ouvimos. Mas Molly acha que convidá-lo para jantar já é ir longe demais. Não o perdoou por abandonar o serviço em vez de seguir você.


Três porções de pudim de ruibarbo depois, e a cintura das jeans de Harry começou a apertar demais (o que não era pouca coisa, pois as jeans tinham pertencido a Duda).


- Sério. – disse Rony a Harry, incrédulo.


- De quando ele tinha uns doze anos. – explicou Harry, com indiferença.


Rony se sentiu constrangido. Sempre tivera que vestir as roupas usadas dos irmãos, mas ao menos podia tê-las do seu tamanho.


- Por que... hum... você não compra roupas melhores? Sabe...


- Se os Dursley soubessem que eu tenho dinheiro, teriam posto as mãos em tudo na hora. Eles me consideram uma grande despesa, lembra?


- Ah, é. – assentiu Rony, ainda mais constrangido.


Quando ele finalmente descansou a colher, tinha havido uma pausa na conversa geral à mesa. O Sr. Weasley se recostara na cadeira, parecendo relaxado e satisfeito; Tonks bocejava abertamente, o nariz agora no feitio normal; e Gina, que atraíra Bichento para fora do vão do armário, estava sentada no chão de pernas cruzadas, atirando rolhas de cerveja para o gato ir buscar.


— Acho que está chegando a hora de dormir — disse a Sra. Weasley bocejando.
— Ainda não, Molly — pediu Sirius, afastando o prato para olhar Harry de frente. — Sabe, estou surpreso com você. Pensei que a primeira coisa que faria ao chegar era perguntar sobre o Voldemort.


Ignorando os suspiros e caretas à menção de Voldemort, Sirius continuou:


A atmosfera na sala mudou com a rapidez que Harry associava à chegada de dementadores. Se segundos antes estava sonolenta e descontraída, agora ficara alerta e até tensa. Correu um arrepio pela mesa à menção do nome de Voldemort. Lupin, que ia tomar um gole de vinho, baixou o cálice lentamente, com ar de preocupação.


Dumbledore observou as expressões de Harry e Sirius, inexpressivo, mas preocupado. Não podia deixar que Harry soubesse de tudo, ainda não. Poderia pôr Harry e a todos em risco.


— Perguntei! — exclamou Harry, indignado. — Perguntei a Rony e Hermione, mas eles disseram que não podíamos participar da Ordem, então...


— E têm toda a razão — disse a Sra. Weasley. — Vocês são muito jovens.


A bruxa se empertigou na cadeira, as mãos fechadas sobre os braços, sem o menor vestígio de sono.


— Desde quando alguém precisa pertencer à Ordem da Fênix para fazer perguntas? — indagou Sirius. — Harry ficou preso naquela casa de trouxas um mês inteiro. Tem o direito de saber o que andou acontecendo...


- Claro que tem! – exclamou Sirius, ignorando as pessoas assustadas. – Ele tem direito mais do que qualquer um aqui. – e olhou de relance para um Harry surpreso de vê-lo falar aquilo na frente da escola.


— Calma aí! — interrompeu-o Jorge, em voz alta.


— Por que é que o Harry recebe respostas às perguntas dele? — protestou Fred aborrecido.


— Faz um mês que tentamos tirar informações de você e não conseguimos absolutamente nada! — disse Jorge.


— “Você é jovem demais, não pertence à Ordem” — disse Fred, com uma voz esganiçada que lembrava estranhamente a da mãe. — E Harry não é nem maior de idade!


— Não tenho culpa se ninguém lhe contou nada que a Ordem tem feito — respondeu Sirius calmamente. — Isso é uma decisão dos seus pais. Por outro lado, o Harry...


— Não cabe a você decidir o que é bom para o Harry! — retrucou a Sra. Weasley com aspereza. A expressão em seu rosto, normalmente bondoso, parecia perigosa. — Suponho que ainda se lembre do que Dumbledore disse?


- Eu sou o padrinho de Harry, eu que devia decidir o que é melhor para ele. – resmungou Sirius em voz alta.


— Que parte? — perguntou Sirius educadamente, mas com o ar de um homem que se prepara para uma briga.


— A parte em que disse para não contar a Harry mais do que ele precisa saber — disse a Sra. Weasley, sublinhando as duas últimas palavras.


As cabeças de Rony, Hermione, Fred e Jorge giravam de Sirius para a Sra. Weasley como se estivessem acompanhando uma partida de tênis. Gina estava ajoelhada em meio a uma pilha de rolhas de cerveja, observando a conversa com a boca entreaberta. Os olhos de Lupin estavam pregados em Sirius.


Remo suspirou. Depois de anos e anos, ainda tinha de apartar as confusões dos amigos.


— Não tenho intenção de contar mais do que ele precisa saber, Molly. Mas como foi ele quem viu Voldemort voltar — mais uma vez houve um estremecimento coletivo ao som daquele nome — tem mais direito do que a maioria de...


— Ele não pertence à Ordem da Fênix! — contrapôs a Sra. Weasley. — Tem apenas quinze anos e...


— E já teve de enfrentar tanto quanto a maioria dos participantes da Ordem e mais do que alguns.


- Será que poderiam pular essa discussão? – pediu Molly, constrangida. – Não tem nada de importante nisso... 


Mas Sirius, mesmo constrangido, continuou a ler:  


— Ninguém está negando o que ele fez! — disse a Sra. Weasley erguendo a voz, os punhos tremendo nos braços da cadeira. — Mas ainda...


— Ele não é mais criança! — retrucou Sirius, impaciente.


— Tampouco é adulto! — disse a Sra. Weasley, a cor afluindo às suas faces. — Ele não é James, Sirius!


— Sei perfeitamente quem ele é, obrigado, Molly — retrucou Sirius com frieza.


— Não tenho muita certeza! Às vezes, pelo jeito com que fala dele passa a impressão de que pensa ter recuperado seu melhor amigo!


— E que é que há de errado nisso? — perguntou Harry.


Harry sentiu uma atmosfera de constrangimento no ar, em ver aquela discussão ser lida em voz alta.


— O que há de errado, Harry, é que você não é o seu pai, por mais que se pareça com ele! — disse a Sra. Weasley, os olhos ainda fixos em Sirius. — Você ainda está na escola, e os adultos responsáveis por você não deveriam esquecer isso!


— Está dizendo que sou um padrinho irresponsável? — perguntou Sirius, alteando a voz.


— Estou querendo dizer que é conhecido por agir impulsivamente, Sirius, razão pela qual Dumbledore está sempre lembrando a você para ficar em casa e...


Tonks fechou uma careta.


- Molly jogou sujo. – murmurou para Remo. – Ela praticamente insinuou que Sirius teve culpa de ter sido preso, você sabe, naquela note em que ele foi atrás do Pettigrew...


- Ela não quis dizer isso. – disse Remo, incerto. – Ela só estava nervosa por causa de Harry, só isso.


- Mas ela não devia falar assim com Sirius. Ele é padrinho do Harry, se tem alguém que deve decidir o que é melhor para o Harry é ele. Molly não está respeitando isso...


— Vamos deixar as instruções que recebi de Dumbledore fora da conversa, quer fazer o favor? — disse Sirius quase gritando.


— Arthur! — chamou a Sra. Weasley, zangando-se com o marido. — Arthur, venha me apoiar!


O Sr. Weasley não falou imediatamente. Tirou os óculos e limpou-os devagar nas vestes, sem olhar para a esposa. Só depois que os recolocou no rosto, começou a responder.


- Confesso que isto é embaraçoso. – admitiu Arthur, corando.


— Dumbledore sabe que houve uma mudança de posição, Molly. Ele aceita que Harry tenha de ser informado, até certo ponto, agora que está hospedado aqui na sede.


— Sei, mas há uma diferença entre isso e convidá-lo a perguntar o que quiser!


— Por mim — disse Lupin em voz baixa, só então afastando o olhar de Sirius, ao mesmo tempo em que a Sra. Weasley se virava para ele, na esperança de ter finalmente conseguido um aliado — acho melhor que Harry conheça, por nosso intermédio, os fatos, não todos, Molly, mas o quadro geral, em vez de ouvir uma versão truncada pela boca de... outros.


- Já estava na hora de você se manifestar. – exclamou Sirius. -, só você para conseguir acabar com as nossas discussões.


- Como sempre. – afirmou Remo, marotamente.


Sua expressão era suave, mas Harry teve certeza de que Lupin, pelo menos, sabia que algumas Orelhas Extensíveis haviam sobrevivido ao expurgo da Sra. Weasley.


— Bom — começou ela, dando um longo suspiro e olhando ao redor à procura de um apoio que não veio — bom... estou vendo que vou perder. Mas vou dizer só uma coisa: Dumbledore deve ter tido suas razões para não querer que Harry soubesse demais, e falando como alguém que quer o melhor para Harry...


— Ele não é seu filho — disse Sirius em voz baixa.


— É como se fosse — respondeu ela ferozmente. — Quem mais ele tem?
— Tem a mim!


— Tem — concordou a Sra. Weasley, crispando a boca — o problema é que foi bastante difícil para você cuidar dele enquanto esteve trancafiado em Azkaban, não foi?


Sirius se ergueu em um salto, o peito arfando.


- Eu... fui... incriminado! – ele cuspiu cada palavra. – tudo que eu fiz foi caçar o maldito traidor que entregou meus amigos para a morte.


Quando Remo e Dumbledore iam falar, ele voltou a se sentar e ler, antes que lhe respondessem:


Sirius começou a se erguer da cadeira.


— Molly, você não é a única pessoa nesta mesa que se importa com o Harry — disse Lupin secamente. — Sirius, sente-se.


O lábio inferior da Sra. Weasley estava tremendo. Sirius tornou a se sentar lentamente em sua cadeira, o rosto branco.


 — Acho que devíamos deixar Harry dar a opinião dele sobre o assunto — continuou Lupin — ele já tem idade para decidir sozinho.


— Eu quero saber o que está acontecendo — disse o garoto imediatamente.
Ele não olhou para a Sra. Weasley. Comovera-se quando a ouviu dizer que era como se fosse seu filho, mas também estava impaciente com seus mimos exagerados. Sirius tinha razão, ele não era criança.


— Muito bem — disse a Sra. Weasley com a voz falhando. — Gina... Rony... Hermione... Fred... Jorge... quero vocês fora desta cozinha, agora. — Houve um tumulto instantâneo.


- Esse livro está começando a nos envergonhar. – murmurou Rony, olhando de soslaio para Alvo, Rose e Scorpius.


- Não fomos nós que escrevemos. – afirmou Alvo, com displicência.


— Somos maiores de idade! — berraram Fred e Jorge juntos.


— Se Harry pode, por que eu não posso? — gritou Rony.


— Mamãe, eu quero ouvir! — choramingou Gina.


— NÃO! — bradou a Sra. Weasley, pondo-se de pé, os olhos demasiado brilhantes. — Proíbo terminantemente...


— Molly, você não pode impedir Fred e Jorge — disse o Sr. Weasley, cansado. — Eles são maiores de idade.


— Ainda são estudantes.


— Mas agora são legalmente adultos — disse o Sr. Weasley, com a mesma voz cansada.


A Sra. Weasley ficou escarlate.


— Eu... ah, está bem, então, Fred e Jorge podem ficar, mas Rony...


— De qualquer jeito Harry vai contar a mim e a Hermione tudo que disserem! — falou o garoto, zangado. — Não vai... não vai? — acrescentou, inseguro, procurando os olhos de Harry.


- Por um instante, eu achei que você não fosse contar. –disse Rony, com um meio sorriso.


Por uma fração de segundo, Harry considerou a possibilidade de responder a Rony que não lhe contaria uma única palavra, que iria fazê-lo experimentar o que é ser deixado no escuro para ver se era bom. Mas o impulso maldoso desapareceu quando se encararam.


— Claro que vou — confirmou Harry.


Rony e Hermione abriram largos sorrisos.


— Ótimo! — gritou a Sra. Weasley. — Ótimo! Gina – CAMA!


Gina não foi em silêncio. Todos a ouviram zangando e brigando com a mãe na subida das escadas e, quando alcançaram o corredor, os gritos de furar os tímpanos da Sra. Black vieram se somar ao alvoroço. Lupin correu para o quadro para restaurar a calma. Somente depois que voltou, fechou a porta da cozinha e retomou seu lugar à mesa, foi que Sirius falou.


— Muito bem, Harry... que é que você quer saber?


O garoto inspirou profundamente e fez a pergunta que o obcecara durante todo o mês anterior.


— Onde está o Voldemort? — perguntou, não fazendo caso dos renovados arrepios e caretas à menção daquele nome. — Que é que ele está fazendo? Estive tentando assistir ao noticiário dos trouxas, e não houve nada que parecesse coisa dele, nem mortes estranhas nem nada.


— É que ainda não ocorreram mortes estranhas — respondeu Sirius — pelo menos até onde sabemos... e sabemos muita coisa.


— Pelo menos mais do que ele pensa que sabemos — acrescentou Lupin.


Draco Malfoy absorveu aqueles detalhes.


“Eles têm um espião”, pensou. “Snape, talvez. Deve estar enganando a Ordem à mando do Lorde das Trevas”.


— Por que é que parou de matar gente? — perguntou Harry.


Ele sabia que Voldemort matara mais de uma vez só no ano anterior.


— Porque não quer chamar atenção — respondeu Sirius. — Seria arriscado. O retorno não foi bem como ele esperava, entende. Ele estragou tudo.


— Ou melhor, você estragou tudo — disse Lupin, com um sorriso de satisfação.


— Como? — perguntou Harry, perplexo.


— Você não devia ter sobrevivido! — disse Sirius. — Ninguém além dos Comensais da Morte devia saber que ele havia retornado. Mas você sobreviveu para contar.


— E a última pessoa que ele queria que fosse alertada do retorno era Dumbledore — disse Lupin. — E você garantiu que ele ficasse sabendo imediatamente.


- E fez toda a diferença. – sussurrou Dumbledore.


— E como foi que isso ajudou? — perguntou Harry.


— Você está brincando? — perguntou Gui incrédulo. — Dumbledore é a única pessoa de quem Você-Sabe-Quem já teve medo na vida!


— Graças a você, Dumbledore pôde reconvocar a Ordem da Fênix uma hora depois do retorno de Voldemort — disse Sirius.


— Então é isso que a Ordem esteve fazendo? — perguntou o garoto, olhando as pessoas ao seu redor.


— Trabalhando com o máximo empenho para garantir que Voldemort não possa concretizar seus planos — disse Sirius.


Ninguém percebia, mas, silenciosamente, alguns alunos além de Draco arquitetavam meios de agir contra a Ordem da Fênix.


“ Você pode ter contado coisas dos Comensais da Morte a essa Ordem, Potter, mas nós também estamos sabendo de coisas que vocês estão fazendo”.


“Tenho que descobrir um jeito de falar com meu pai, antes que percebam”.


“Potter nunca vencerá o Lorde das Trevas; vamos arrasar esses sangues-ruins”.


— Como é que vocês sabem quais são os planos dele? — perguntou Harry depressa.


— Dumbledore teve uma ideia astuciosa — disse Lupin — e as ideias astuciosas de Dumbledore em geral se provam verdadeiras.


— Então que é que Dumbledore imagina que ele esteja planejando?


— Bom, para começar, Voldemort quer reorganizar o exército — explicou Sirius. — No passado, ele teve efetivos enormes sob seu comando: bruxas e bruxos que intimidou ou enfeitiçou para segui-lo, os fiéis Comensais da Morte, uma grande variedade de criaturas das trevas. Você o ouviu planejando recrutar os gigantes; bom, este é apenas um dos grupos que ele quer aliciar. Com certeza ele não vai tentar assumir o Ministério da Magia com meia dúzia de Comensais da Morte.


Mas Sirius não conseguiu continuar, porque uma onda de gritos e suspiros se seguiu à ideia de as forças das Trevas assumirem o Ministério.


- Dumbledore! – exclamou Fudge. –E-e-esse livro está causando pânico.


Dumbledore apenas retomou a atenção dos alunos, e pediu que Sirius continuasse.


- O medo é necessário em tempos como este. – afirmou Dumbledore.


— Então vocês estão tentando impedi-lo de recrutar mais seguidores?
— Estamos nos esforçando o máximo — disse Lupin.


— Como?


— Bom, o principal é tentar convencer o maior número possível de pessoas de que Você-Sabe-Quem realmente retornou, deixá-las na defensiva — disse Gui. — Mas está sendo complicado.


— Por quê?


— Por causa da atitude do Ministério — esclareceu Tonks. — Você viu Cornélio Fudge depois que Você-Sabe-Quem retornou, Harry. Muito bem, ele não mudou de posição. Continua a se recusar a acreditar que seja verdade.


Fudge tentou afastar o rosto dos alunos, mas era impossível ignorar os murmúrios sobre ele.


- Será que por causa do Fudge, vai ser mais difícil?


- Por que o Fudge não acreditou mesmo?


- Porque não dava pra acreditar, né?


— Mas por quê? — perguntou Harry desesperado. — Por que é que ele está sendo tão burro? Se Dumbledore...


— Ah, você acabou de pôr o dedo na ferida — disse o Sr. Weasley com um sorriso entre divertido e aborrecido. — Dumbledore.


— Fudge tem medo dele, entende — acrescentou Tonks com tristeza.


— Medo de Dumbledore? — repetiu Harry, incrédulo.


— Medo do que está pretendendo — disse o Sr. Weasley. — Fudge pensa que Dumbledore está conspirando para derrubá-lo. Acha que Dumbledore quer ser ministro da Magia.


Fudge tentou ao máximo esconder o rosto em um lenço fingindo que limpava o rosto, quando uma revoada de murmúrios e exclamações.


- Isso não é... n-não é verdade... eu achei que ele quisesse...


- Que quisesse o seu cargo?! – desdenhou Sirius, divertindo-se com os murmúrios dos alunos. – Não conhece bem Dumbledore, não é, Fudge?


O ministro apenas trincou os dentes e desejou que pudesse prender Sirius Black agora mesmo.


— Mas Dumbledore não quer...


— Claro que não quer — confirmou o Sr. Weasley. — Jamais quis o cargo de ministro, ainda que muita gente quisesse que ele o assumisse quando Milicent Bagnold se aposentou. Mas foi Fudge quem assumiu o poder, e ele jamais esqueceu todo o apoio do povo a Dumbledore, ainda que ele jamais tivesse se candidatado ao cargo.


Tracey Davies e Pansy Parkinson se viraram para a amiga, Milicent Bulstrode.


- A última ministra da Magia tinha o seu nome. – disse Tracey.


- É. – confirmou a garota, corando. – deram meu nome por causa dela.


— No fundo, Fudge sabe que Dumbledore é muito mais esperto que ele, um bruxo muito mais poderoso, e no início do mandato Fudge estava sempre pedindo ajuda e conselhos a Dumbledore — falou Lupin. — Mas parece que Fudge gostou do poder e se tornou muito mais confiante. Adora ser ministro da Magia e conseguiu se convencer de que é o mais inteligente e que Dumbledore está criando confusão simplesmente por criar.


Fudge sentiu que estava encolhendo na cadeira... como é que aquela gente podia entendê-lo assim? Seria ele tão óbvio?


— Como é que ele pode pensar uma coisa dessas? — perguntou Harry indignado. — Como pode pensar que Dumbledore vá simplesmente inventar tudo isso... que eu vá inventar tudo isso?


— Porque aceitar que Voldemort retornou significaria ter problemas que o Ministério não precisa enfrentar há quase catorze anos — disse Sirius amargurado. — Fudge simplesmente não quer encarar a verdade. É muito mais cômodo se convencer de que Dumbledore está mentindo para desestabilizá-lo.


— Você está entendendo o problema? — disse Lupin. — Enquanto o Ministério insistir que não há nada a temer da parte de Voldemort, é muito difícil convencer as pessoas de que ele retornou, principalmente se elas, para começar, não querem acreditar nisso. E mais, o Ministério está confiando em que o Profeta Diário não noticie o que chama de campanha de boatos de Dumbledore e, assim sendo, a maior parte da comunidade bruxa não tem a menor consciência de que alguma coisa tenha acontecido, e com isto se torna um alvo fácil para os Comensais da Morte, se estiverem usando a Maldição Imperius.


- Resumindo para as crianças. – rosnou Sirius. – Fudge é burro e o jornal faz questão de reproduzir a burrice dele.


Desta vez, Dumbledore nem se deu ao trabalho de tentar conter a explosão de gargalhadas que se seguiu, enquanto um Fudge furioso não parava de ameaçar trancar Sirius para sempre em um canil.


Fred e Jorge gargalharam tanto que quase caíram dos assentos, e Harry e Rony e Gina tentavam não cair enquanto os levantavam. Apenas Molly não rira.


- Sirius não devia ficar fazendo isso. – murmurou ela, com raiva. – ele está arriscando ser preso de novo.


- Fudge não é idiota de colocar ele em Azkaban. – afirmou Harry. -, assim, o fiasco que ele vai passar vai ser muito pior.


- Mesmo assim. – disse Hermione. – é muito arriscado. Ele ainda é ministro da Magia e não vai ser hoje que ele vai deixar de ser.


Enquanto isso, Sirius retomava a leitura:


— Mas vocês estão contando às pessoas, não estão? — perguntou Harry, olhando para todos ao redor: o Sr. Weasley, Sirius, Gui, Mundungo, Lupin e Tonks. — Vocês estão informando a todos que ele retornou?


Todos riram amarelo.


— Bom, como todos acham que sou um louco homicida que mata por atacado, e o Ministério está oferecendo uma recompensa de dez mil galeões pela minha cabeça, não dá para eu sair à rua e começar a distribuir panfletos, dá? — comentou Sirius, inquieto.


Sirius riu com os alunos antes de voltar a ler:


— E eu não sou um convidado muito popular na maior parte da nossa comunidade — disse Lupin. — É um risco ocupacional ser lobisomem.


— Tonks e Arthur perderiam o emprego no Ministério se começassem a dar com a língua nos dentes — disse Sirius — e é muito importante para nós ter espiões no Ministério, porque você pode apostar que Voldemort os tem.


— Mesmo assim, conseguimos convencer algumas pessoas — disse o Sr. Weasley. — A Tonks aqui, por exemplo: era muito jovem para participar da Ordem da Fênix da outra vez, e é uma enorme vantagem contar com aurores do nosso lado; Kingsley Shacklebolt também tem sido realmente valioso. É o responsável pela caça ao Sirius, então tem informado ao Ministério que Sirius está no Tibete.


- Talvez eu visite o lugar um dia desses. – murmurou Sirius, enquanto Fudge se indagava como fora tão facilmente enganado.


Tonks se lembrava de como, aos oito anos, ouvia sem compreender direito, os rumores da guerra. Era estranho pensar nisso agora que estava no meio de uma.


— Mas se nenhum de vocês está divulgando a notícia de que Voldemort retornou... — começou Harry.


— Quem disse que nenhum de nós está divulgando as notícias? — falou Sirius. — Por que é que você acha que Dumbledore está tão encrencado?


— Como assim? — perguntou Harry.


— Estão tentando desacreditá-lo — explicou Lupin. — Você não viu o Profeta Diário da semana passada? Noticiaram que a Confederação Internacional de Bruxos votou a dispensa dele da diretoria porque está ficando velho e incapaz, mas não é verdade; votaram a favor da dispensa dele os bruxos funcionários do Ministério depois que ele fez um discurso anunciando o retorno de Voldemort. Ele perdeu o cargo de bruxo-presidente da Suprema Corte dos Bruxos, e estão falando em cassar sua comenda de primeira classe da Ordem de Merlim.


— Mas Dumbledore diz que não se importa com o que estão fazendo, desde que não tirem o seu retrato do baralho de sapos de chocolate — disse Gui, rindo.


Todos da mesa dos professores riram desta vez; menos Fudge e Umbridge.


- Isso, sim, seria uma pena. – confirmou Dumbledore.


- Mas não podem cassar a Ordem de Merlin de Dumbledore. – afirmou, impetuosamente, a professora McGonagall. – Dumbledore a recebeu por derrotar Gellert Grindelwald. A Ordem de Merlin só pode ser cassada se for comprovado que o ato pelo qual o condecorado a recebeu não houver acontecido. Alguém duvida que o diretor tenha derrotado Grindelwald?


Sirius voltou a ler, porque ninguém iria falar.


— Não é caso para risos — censurou seu pai com rispidez. — Se continuar a desafiar o Ministério abertamente, ele pode acabar em Azkaban, e a última coisa que queremos é ver Dumbledore trancafiado. Enquanto Você-Sabe-Quem souber que Dumbledore está livre e bem informado do que ele está fazendo, agirá com cautela. Se Dumbledore estiver fora do caminho... bom, Você-Sabe-Quem terá o campo livre.


— Mas se Voldemort estiver tentando recrutar mais Comensais da Morte, logo vazará a notícia de que retornou, não é mesmo? — perguntou Harry desesperado.


- Antes fosse tão fácil. – murmurou Dumbledore; e pela primeira vez, Fudge concordou com o diretor, ainda que silenciosamente.


— Voldemort não vai até à casa das pessoas e bate na porta, Harry — ponderou Sirius. — Ele prepara arapucas, enfeitiça e chantageia. Tem muita prática de agir em segredo. Em todo o caso, reunir seguidores é apenas uma das coisas em que está interessado. Ele também tem outros planos, planos que pode pôr em ação discretamente, e, por ora, tem se concentrado neles.


— Que é que ele está querendo conseguir além dos seguidores? — perguntou Harry depressa.


Pareceu-lhe ter visto Sirius e Lupin trocarem um brevíssimo olhar antes do seu padrinho responder.


— Coisas que ele só pode obter na surdina.


Como Harry continuasse a fazer cara de intrigado, Sirius explicou:


— Como armas. Uma coisa que não tinha da última vez.


Draco estendeu a audição ao máximo, ansioso para saber que arma seria aquela; e não era o único: muitos outros como ele queriam descobrir.


— Quando era poderoso?


— É.


— Que tipo de armas? — perguntou Harry. — Coisa pior do que a Avada Kedavra...?


— Agora chega!


A Sra. Weasley falou das sombras a um lado da porta. Harry não notara sua chegada depois que fora deixar Gina no andar de cima. Tinha os braços cruzados e parecia furiosa.


— Agora vão dormir. Todos vocês — acrescentou, olhando para Fred, Jorge, Rony e Hermione.


— Você não pode mandar na gente... — começou Fred.


— Então observe — rosnou a Sra. Weasley. Tremia ligeiramente ao encarar Sirius. — Você já deu ao Harry muita informação. Mais um pouco e será melhor convencê-lo a entrar na Ordem da Fênix de vez.


- Ele vai entrar de qualquer jeito. – murmurou Sirius.


— Por que não? — perguntou Harry depressa. — Entro para a Ordem, quero entrar, quero lutar.


— Não.


Não foi a Sra. Weasley quem falou desta vez, mas Lupin.


— A Ordem é formada apenas por bruxos de maior idade — explicou ele. — Bruxos que já terminaram a escola — acrescentou, quando Fred e Jorge abriram a boca. — Há perigos em jogo de que vocês não têm a menor ideia, nenhum de vocês... Acho que Molly tem razão, Sirius. Já contamos o suficiente.


Sirius começou a sacudir os ombros, mas não discutiu. A Sra. Weasley acenou autoritariamente para os filhos e Hermione. Um a um, eles se levantaram, e Harry, reconhecendo a derrota, os acompanhou.


Acabou. – Sirius fechou o livro com violência. Fez que ia se levantar e ir para a mesa em que estavam os Weasley, quando Dumbledore o interrompeu.


- Sirius, acho que deveria ler o próximo capítulo, também. – disse. Preferia manter Sirius e Molly distantes um do outro.


- Por quê? Esse último nem foi sobre mim...


- Olhe o título do próximo. – pediu Dumbledore. – acho que este lhe interessará.


Sirius leu de relance, e suspirou. Se alguém tinha de falar da família, seria ele.


- Que seja. – e tornou a se sentar.


Aos poucos, os alunos se acomodaram, preparados para acompanhar o próximo capítulo.


Capítulo VI – A mui antiga e nobre Casa dos Black.
~~
Anne_Anônima11: Olá, e obrigado pelo apoio. Ainda falta tanto que eu não faço nem ideia de como vou escrever o Sirius ouvindo a própria morte... vai ser difícil fazer isso.

Sonhadora Dixon: pois é, eu sei qual é a sensação... eu já vi histórias muito legais ficarem inacabadas. Na verdade, eu mesmo já deixei uma, porque fiquei sem inspiração. Por isso eu vou tentar fazer capítulos mais cedo, para não perder a inspiração. Abraços...


 

Compartilhe!

anúncio

Comentários (4)

  • Anne_Anônima

    Oi, foi mal demorar tanto pra comentar. Só agora tive tempo pra ler, mas o capítulo ficou genial. Só tenho algumas dúvidas. Essa fic é sobre o 5º livro, então depois de acabar você vai criar uma continuação com o sexto livro? E vai ser esclarecido quem escreveu os livros? Os visitantes do futuro vão interagir mais com os do passado? E como eles conseguiram ir para aquela época? Os pais deles no futiei não sentiram falta? E esses capítulos estão sendo lidos todos no mesmo dia? Umbridge vai suportar o choque de ter sido enganada por Dumbleodore no final? Draco vai falar com Scorpius? Qual a relação entre Rose, Alvo e Scorpius? Eles não acharam nada de mais estarem perto do grande bruxo que foi Dumbleodore?Alvo Severo sabe quem realmente foi Snape? Eles até agora não deram sinais de reconhecimento. Harry e todos da sua idade não perceberam que os visitantes são muito parecidos com certos alunos? Astoria está em que ano? Dumbleodore não parece estar surpreso com os livros, ele está por trás de alguma coisa? E Snape, ele vai encarar como ser chamado de ranhoso e seboso nos livros, já que Harry o odeia? E, finalmente, ele vai se desesperar com todo mundo vendo aquelas lembranças dele na penseira?  Sei que são muitas perguntas, mas são as que me vieram na cabeça durante o capítulo. Fico feliz se responder umas duas ou três, não precusa ser tudo.

    2017-04-23
  • carolina barcelos

    esta cada vez melhor contt eu quero vero que a sra. weasley vai fazer quando descobrir o que a umbridge faz nas detençoes.

    2017-04-21
  • Sonhadora Dixon

    Adivinha quem está aqui firme e forte? Eu quase surtei quando vi que a sua fanfic atualizou estava morrendo de curiosidade aqui! Adorei ver o fudge com cara de taxo, quero que ele tenha muita vergonha do que fez de errado. Mas admito que a audiência/julgamento vai ser um dos melhores momento!!! Obrigada mesmo por não desistir da fanfic, pode sempre contar comigo como leitora

    2017-04-06
  • Gatinhos de Chocolate

    Vc vai continuar???? Eu to amando!

    2017-04-06
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.