Eu não acredito



Comentários, Chantagens, Tamanho das Fics e demais Acidentes de Percurso.

Por Claudiomir
O Autor mais Caçado da Feb!
Participação Especial de Gabriel e da Cortadora de Almas – Personagens de Apollyon.


Extraído da Fic Crônicas de um Autor Revoltado.
Tive o prazer de ser convidado a participar deste Projeto. Por que o prazer? É sempre um prazer poder expor nossa opinião, embora nem sempre concordemos uns com os outros.
Como começar? Bem... é um pouco difícil de explicar. Vamos ver se eu consigo me fazer entender através de uma conversa que tive com outro Autor(cujo nome não vou revelar por motivos óbvios). De qualquer forma, ele escreveu uma fic até o capítulo 22. Uma fic maravilhosa. E parou! Abandonou a fic! Simplesmente desistiu! Nem sequer postou um comentário ou um aviso. Nada. Simplesmente parou. Nem sequer respondeu as mensagens pedindo a razão da desistência.
De qualquer forma, ele me enviou um e-mail em off sobre Apollyon. Apresentou-se e elogiou meu trabalho. Além disso, me mostrou um monte de erros que eu estava cometendo(Autor envergonhado agora). Bem... eu e ele trocamos alguns e-mails. Com o passar do tempo, ampliamos a amizade e consegui extrair algumas informações dele, que reproduzo abaixo, conforme me lembro, como se fosse um diálogo.
- Cara, você tinha mais de 1.500 leitores, por que abandonou sua fic? – perguntei.
- Sim. Eu tinha mais de 1.500 leitores. Mas só 135 comentários. – respondeu ele.
- Tudo bem, e daí? Você era super lido! Por que não continuou? – perguntei novamente.
- Desanimei. – respondeu ele. – Você também vai desanimar. Também terá vontade de abandonar tudo e jogar para o espaço. Você também irá parar e pensar se vale a pena as horas que você gasta fazendo pesquisas e planejando os diálogos da história, se no final de um capítulo, você só receber 3 ou 4 comentários e dentre eles alguns do tipo: “Pow Pst Lg!!”.
- Tudo bem, mas pode ser só uma fase. Daqui a pouco eles comentam. – argumentei.
- Esqueça. Tem leitor que merece nunca saber o final da história. Esse tipo de leitor, realmente não se importa! – falou ele. – Eu me importo com a opinião dos meus leitores! Eu escrevo esperando que eles discutam a fic. Agora, se eles não se importam em me dar a opinião, por que eu vou me importar em continuar a escrever?
Confesso que depois disso, passei algum tempo pensativo. Eu já estava no capítulo 16 de Apollyon e não via muitos comentários. E estava sentindo o mesmo que ele sentiu. Desânimo! Frustração!
Conversei em off com outros autores e notei neles a mesma frustração. De alguns autores eu notei uma vontade de contar a história da melhor maneira possível. De outros, uma vontade muito grande de abandonar tudo.
Foi num daqueles momentos que eu pensei em parar. Em deixar isso de lado e ir fazer outra coisa. Excluir a Fic e nem me importar mais. Estava eu pensativo, e naquele momento, ouvi uma voz me dizendo assim:
- Larga mão de ser mala. Volta a escrever!!
Bem, não pensem vocês que eu ouço vozes o tempo todo. Só quando o Gabriel e a Cortadora de Almas resolvem aparecer para bater um papo. (Kakakaka! Estou brincando, eu não ouço vozes na minha cabeça. Quer dizer, quando atendo o telefone eu ouço, mas isso é normal, não é mesmo? Bem, pelo menos acho que é. Geralmente começam com Alô. Quem fala?).
Foi aí que resolvi expor minhas dúvidas para eles. Eis as respostas de ambos.
- Você ficou louco???? Se parar de escrever eu não vou poder completar a minha missão!!! Seu idiota!!! Só me faltava essa! Nunca deixei de concluir uma missão!! Volta a escrever, agora!!! – reclamou Gabriel.
- Não. – respondi eu desanimado. – Meus leitores não se interessam pela história. Ninguém quer saber sobre a história! São poucos que comentam. E geralmente, só abobrinhas! Nenhum expõe suas dúvidas! Ninguém interage com os personagens.
- Quem sabe... – comenta a Cortadora de Almas. – Se você fizer... algo... diferente um pouco?
- Diferente como??? Mandar vocês dois ameaçarem quem está lendo?? – perguntei irritado.
- Ah, meu caro e estúpido autor. – fala a Cortadora de Almas debochada. – Vem cá! Vou te ensinar o princípio mais elementar de todo o mundo. Quando você quer algo aconteça, mas não pode fazer você mesmo acontecer, você deve...
- Sim? – respondi eu interessado.
- Chantagear!!!! Que idiota! – riu a Cortadora de Almas. – Faça com que o leitor sinta que a história está nas mãos dele!!! Por que no fundo, no fundo, a história está nas mãos dele! É o leitor que decide!!
- E se não der certo? – perguntei preocupado. – E se os leitores, ainda assim, não comentarem?
- Daí você ameaça mandar eu e o Gabriel visitá-los!!! – respondeu ela sorrindo de forma sedutora. – Viu? Chantagem dupla!! Vai dar certo!
- É, pode dar certo! – respondi pensativo.
- Ele aprendeu rapidinho! – comenta Gabriel rindo. – Agora, no próximo capítulo, você poderia dizer que Hades finalmente me autorizou a ...
- Não. – respondi sorrindo cortando-o rapidamente. – Só quando tivermos 3.000 leitores!
- Sacanagem. Ele aprendeu rápido demais!! – reclamou Gabriel e saiu furioso.

Brincadeiras a parte, só um autor sabe o quanto lhe custa produzir um capítulo. Veja só uma comparação. Vou pegar uma fic que escrevo junto com a Clara Malfoy, chamada de A Maldição da Rosa Negra. No momento em que escrevo essa crônica, a fic tem um total de 381 leitores, e... 75 coments!!
Nada mal, vocês diriam. “O que mais ele quer? Ser endeusado agora? Quer que o enchamos de elogios para que publique o próximo capítulo? Ou quer que escrevamos uma ode a inteligência dele???”
Nada disso!
Autor nenhum quer isso!
O Autor só quer ouvir sua opinião.
Só isso. Mais nada. Acho que sua opinião não se resume a “Pow Posta Logo!!” ou será que sim?
Vocês nem tem idéia da força que vocês têm.
Um comentário. Um simples comentário, pode mudar toda a história. Dar um novo rumo. Mudar o destino dos personagens. Fazer com que tudo fique completamente diferente do seu plano inicial.
Portanto, seja educado.
Comente.
Não demora muito.
Você gastou pelo menos meia hora lendo um capítulo. Isso quando são Capítulos pequenos, por que às vezes você pega um autor louco como eu que posta um capítulo de.... 62 páginas. (Tudo bem, só fiz isso uma vez!).
Não gasta o dedo.
Não estraga o mouse.
Não vai ficar mais caro para quem está plugado na net.
E pode mudar o destino dos personagens. E da história como um todo! Renascido do Inferno é um exemplo claro disso!!
Sabe qual o objetivo de uma Fic? Divertir vocês e os fazerem conhecer um pouco mais sobre uma idéia que o Autor teve.
Sabe qual o Objetivo não declarado de uma Fic? Fazer vocês interagirem com os personagens.
Sabe qual o Objetivo Essencial de uma Fic? FAZER VOCÊS COMENTAREM!! (hehehehe!). Sério, pessoal. Dá um serviço danado criar uma Fic, então, quando estiverem lendo, não só Apollyon como qualquer outra fic, lembre-se do esforço do autor. Um comentário, destacando algo que você gostou ou não, é algo que agrada muito o autor(seja lá quem for!). Por isso, comente! É irritante você ler um comentário do tipo “Posta Logo!” ou “Muito Bom”! ISSO QUANDO RECEBEMOS UM COMENTÁRIO!! Frustrante, para dizer o mínimo.

Por último, o tamanho das fics. É até engraçado. Escutei essa não faz muitos dias. Não vou novamente citar nomes.
- Cara, eu ia ler tua fic. Foi muito bem recomendado, mas daí vi a quantidade de capítulos e me deu uma preguiça!! Um dia eu começo a ler!!!
Eu, confesso a vocês, fiquei sem resposta. Sério mesmo. Preguiça? Preguiça????
Ok!
Vou começar e terminar uma fic em um único parágrafo. Prontos? Lá vai!
“E ele venceu a guerra! A guerra entre a luz e as trevas estava terminada! Agora... bem, era hora de fazer as coisas acontecerem!”

Pronto! Eis uma fic! Eu não contei nada! Não contei quem são os personagens! Nem sequer mencionei como a guerra acabou! Não informei quem venceu a guerra! Fui rápido. Fui conciso. Fui dinâmico! Acho que vocês ficaram orgulhosos do tamanho dessa fic. Uma linha e meia. E agora? Ainda sente preguiça????
Preguiça? Faça-me o favor! Não insulte a inteligência de um autor. A maior parte de nós sabe o que se esconde por trás de vossos comentários. Dos poucos que recebemos, é claro.
Como se vocês não tivessem esperado quase uma década para poderem conhecer a Saga de Harry Potter do início ao final. Quase 4.000 páginas. E agora... ainda vai alegar preguiça???
Tá! Faz de conta que eu acredito. Como diria a Cortadora de Almas: ”Me engana que eu gosto!”
E agora? Ficou com vontade de comentar?? Pense nisso quando terminar de ler um capítulo de seu autor favorito!

Um abraço,
Claudiomir
O Autor mais Ameaçado da Feb

- É melhor que comentem. Ou eu vou ter que ir conversar com você... pessoalmente! – rosna Gabriel enquanto substitui o pente de munição de seu fuzil de combate G-36 e sorri de forma perversa ao engatilhar o mesmo. – Entendeu? – pergunta ele.
- Hei! Não vamos matar ninguém aqui? – pergunta a Cortadora de Almas irritada. – Eu vou acabar enferrujando, desse jeito! Espere! Tem um leitor ali que está sem vontade de comentar. Ele é Meu!!! Vem cá, seu folgado!! Gabriel! Segura ele que eu fatio!! Rápido!! Não deixa ele escapar!!!!

Agora, sim, é o final. Ou o começo... depende, como sempre, de vocês!

Compartilhe!

anúncio

Comentários (63)

  • RiemiSam

    Sou leitora de fics a pouco tempo, mas de tanto que gostei me tornei até beta de uma escritora iniciante porque gostei da idéia dela. Acho que algumas FICS deixam de ter comentário por que não há uma postagem regular, aqui acho difícil acompanhar, entãodireto tenho que ver se houve ou não atualização. Tenho acompanhado umas 7 FICS que adorei e por causa delas entro todo dia. Mas acho que leitor gosta de ler e não escrever, então, deixa de comentar por preguiça mesmo. Não porque não gosta.

    2014-01-19
  • Diênifer Santos Granger

    Você colocou em palavras o que muitos escritores sentem! Parabéns! Um comentário é sempre bom não é? ;) Vou Ler mais Fics suas com certeza! Abraços, e continue assim amigo!

    2013-07-05
  • jessica fl

    ola eu de novo, apenas uma simples leitora! Realmente n deve ser fácil escrever uma fic, sou uma admiradora de Apollyon e de outras criações espalhadas pela F&B já li essa fic umas três vezes pelo fato de ser uma excelente história!! Quanto a vcs autores n desanimem por mais q sejam poucos os comentários as vezes nós leitores somos simples nos elogios mais nem por isso deixamos de gostar do trabalho de vcs as vezes ficamos sem ter o q dizer ou escolhendo as palavras certas em elogiar o esforço de vcs ou nem temos o q dizer... apenas...apenas querendo uma ótima leitura. confesso q muitas vezes já deixei de comentar ou usando o velho:" wow, legal e demais..etc" posso até dizer q n era por falta de palavras apenas era o q sentia no momento - nem por isso desmerecendo os autores. Mais digo q (elogio é sempre elogio) por mais modesto q seja! :) E já q para interagir acho q vou adotar o método do Gabriel e a cortadora de alma! SÓ NA BASE DA AMEÇA PRA VCS CRIADORES DE MAGNIFICAS HISTÓRIAS N DESISTIREM DE SUAS FIC´S!!!!!!!!!!!!!! Capiche!? =D Espero q nesse pequeno comentário tenha sido um estimulo pra vcs continuarem...!? bjsss

    2013-06-17
  • Luuh Black Malfoy

    É , realmente sei como é isso , começamos a fic na maior animação , Quando você ve que tem muitas pessoas lendo e nenhuma postando , Aqui no FeB eu posto a pouquíssimo tempo , mas também posto na Nyah , e tenho mais de 500 leitores , menos de 30 comentários , Eu só não abandono minhas fics , por essas 30/20 pessoas que comentam , mas vocês leitores , não sabem o quanto algumas palavras , como " Gostei do sua fic , não a abandone , está indo pelo caminho certo '' , essas palavras , simples palavras , animam mais do que vocês imaginam , então por favor , faça um autor feliz e comente :)

    2013-02-07
  • fadas mordentes

    concordo com você, é realmente desanimador, nós escrevemos e os leitores sequer cometam, sequer se importam se perdemos noites ou dias fazendo a fic.

    2012-12-16
  • Avenna Malfoy

    Disse tudo, sério mesmo! Eu também escrevo fics (mas ainda não postei nenhuma aqui na FEB) e sei como é desanimador para um(a) autor(a) não ter o seu trabalho reconhecido! Muitas vezes também já desisti por falta de comentários. Enfim, concordo totalmente com você e só posso dizer que é uma pena que as pessoas não valorizem o trabalho que temos ao escrever porque assim acabam fazendo com que várias histórias que tinham tudo para ser ótimas histórias não sejam escritas simplesmente por falta de incentivo. Espero que com esse seu texto as pessoas se conscientizem mais e passem a valorizar mais quem tem tanto trabalho para escrever uma história de qualidade!

    2012-12-12
  • CatarinaG.

    Genial, começei a ler fanfics há mais de dois anos - não lia de Harry Potter, achei que nunca acharia uma que me impressionasse, que talvez me fizesse pensar "Nunca tinha pensado nisso, é maginifico". Bom, nunca comentava, apenas quando eu achava que era realmente necessario, quando eu tinha o que escrever. Foi quando começei a escrever e postar minhas fanfics que vi, realmente, a importancia de um comemtario. Você pode ter 10 comentarios, mas apenas 2 deles fez diferença, por que só esses dois que comemtou, que opinou. É totalmente frustante. E na questão da preguiça, ora. Se sente preguiça de ler algo grande, então nem leia nada. Tua preguiça pode fazer com que você não conheça uma das mais belas estórias. Bom, devo dizer que a medida que fui lendo sua fanfic "De volta ao passado" fui me tornando sua fã. E - sinto no dever de me desculpar - não comentava sua estória, pelo simples fato de que eu estava atrasada na leitura. Mas quando cheguei onde você parou, criei esta conta (nesse ultimo capitulo seu), E devo dizer que esta de parabéns, nunca tinha encontrado uma fanfic que me prendesse quanto como a sua. 

    2012-12-08
  • lourhana

    d.isse tudo

    2012-10-27
  • Kammy Engels Black

    Muito bom o texto. Compreendo exatamente o que você quis passar com o texto, já que todo autor que escreve muito bem (não só o português, mas que dê todas as informações e entrelace os detalhes da história) não recebem nenhum comentário. É indignante, revoltante isso acontecer. A maioria pensa que gastamos uns meses da nossa vida com uma fanfic, mas eu já estou gastando 4 anos com uma e não vejo resultados (mais uma autora protestando). Mas estou com os seus amigos. Embora o que nos motive são os comentários, se nós mesmos não gostamos do que escrevemos, ninguém mais irá gostar. Não desista viu?

    2012-10-23
  • Accio Evanna Lynch

    sinceramente, sei lá! eu escreve, e amo isso, mas são poucos os que comentam, quando leio eu sempre comento porque sei o que o autor da fic ia sentir se ninguem comentasse. Bom recomedo essa fic, a todos pelo simples fato de fazer as pessoas cairem na real... beeeeeeijos (:

    2012-10-07
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.