Notas Explicativas



NOTAS EXPLICATIVAS A “HARRY POTTER E O OLHO DE SHIVA”






A Fic está concluída, mas é necessário explicar diversos pontos, pois uma história na qual mesclam-se aspectos de Mitologia Hindu, Ninjutsu, Ki, peculiaridades da adolescência e uma diabólica trama de Lord Voldemort já é o suficiente para virar um samba do bruxo doido. Primeiramente devo dizer que a idéia me surgiu quando pensei: “Como seria a aventura de Harry Potter que eu gostaria de viver”? Concluí que seria uma na qual ele ganharia o respeito dos Dursley, disciplinaria o corpo e a mente com exercícios e artes marciais, encontraria o amor ao lado de Gina Weasley e Draco romperia com as Trevas, principalmente por amor a uma garota nascida trouxa. Muitas das partes desta Fic me vieram em sonhos, outras por extrapolação de uma frase ouvida ou uma situação vivida ou percebida. Porém vários conceitos foram inspirados por aquela que considero minha musa e involuntária incentivadora a me aventurar nesse universo, a fantástica Aline Carneiro, autora das séries Prometeu e Camaleão, criadora de uma realidade bastante provável para o nosso bruxinho de óculos. Sem mais delongas, vamos às explicações.

CAPÍTULO 1

1-O Anel de Sinete: Todo o Capítulo 1 é um sonho de Harry, portanto algumas distorções temporais podem ocorrer. Na verdade, o anel fora dado por Lupin na tarde daquele dia.
2-Material de Corrida: Em uma entrevista, o ator Daniel Radcliffe disse que gostava de correr. Aproveitei para transpor isso para Harry. Inclusive veremos que o condicionamento físico será muito importante para os Inseparáveis, no decorrer da aventura.
3-Os Presentes: Já estava na hora de Harry dar um trato no visual, deixando de usar as sobras de roupas de Duda. Como qualquer adolescente, Harry merece vestir-se bem e usar acessórios de qualidade, principalmente na atividade física, tais como os óculos Oakley, bons tênis, uma garrafa para hidratar-se durante as corridas, um discman (porque correr sem música é um porre) e outras coisas mais. Lógico que se fosse aqui no Brasil, Harry teria de colocar os Nike Shox no seguro ou estuporar meia dúzia de meliantes por dia.
4-Convivência Pacífica com os Dursley: Eles passam a respeitar Harry, à medida que o condicionamento físico dos dois primos vai melhorando, Duda deixa de fumar e emagrece, não mais se parecendo com “um porco que anda nas patas traseiras”. Mas grande parte do mérito vai para Lupin e Tonks, com sua habilidade em se misturar com os trouxas. Se fosse com Olho-Tonto Moody e Mundungus Fletcher, a coisa seria diferente, não é mesmo?



CAPÍTULO 2

1-Negação: Duda diz a Harry que seus pais fingem que Tiago e Lílian não existem, tentando diminuir a dor pela falta dos dois. Mas ele flagrou a mãe chorando, abraçada a uma foto dos dois, provavelmente a que aparece no filme “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, na qual Tiago e Lílian estão dançando em um bosque, no outono.
2-Duda e os Dementadores: Duda diz a Harry que passou a ser menos preconceituoso depois que descobriu que Harry não o enfeitiçou, mas sim o salvou de um destino pior do que a morte.
3-Grindelwald: “A Varinha do Reich”. Bruxo das Trevas, aliado de Hitler. Sua morte será descrita mais adiante.
4-“Matrix”: Várias referências a “Matrix” serão feitas nesta Fic. Harry é um pouco mais flexível do que Neo. Enquanto o segundo não acredita em destino, sob hipótese alguma, o primeiro diz que não acredita totalmente em destino, tendo certeza de que, nos momentos mais importantes, é o arbítrio que conta, nossas decisões afetando o rumo dos acontecimentos.
5-Resfriado de Seburrelho: Novamente muito obrigado, Aline Carneiro, pelos conceitos criados. O Seburrelho é uma criatura aquática, criação de minha musa, cujo resfriado é altamente contagioso e intenso, sendo extremamente debilitante. Só mesmo com um resfriado desses para não sentir o cheiro do cachimbo de Mundungus Fletcher, descrito em “Harry Potter e a Ordem da Fênix” como “odor de meias queimadas”.


CAPÍTULO 3

1-Derek Mason: Personagem de minha criação, representa a idéia de um Auror completo, aliando magia a uma mente afiadíssima, rápido raciocínio analítico-dedutivo, habilidades e habilitação de Mestre Ninja, poderes telecinéticos, domínio do Ki, conhecimentos militares trouxas e a desenvoltura para circular tanto entre bruxos quanto entre trouxas. Gosta de roupas de grife e administra uma rede de academias de artes marciais, herdada de sua mãe. Seu pai, Hiram Mason, era um bruxo puro-sangue, oriundo da Sonserina e sua mãe, Renata Wigder-Mason, uma bruxa nascida trouxa, ás do quadribol, apanhadora da Corvinal e filha adotiva do Sucessor de Togakure, tembém sendo uma Mestra Ninja. Era grande amigo dos Marotos e, pasmem, de Severo Snape. Ensina suas habilidades aos Inseparáveis, o que lhes é importante contra os Death Eaters. É descrito como um homem na faixa dos quarenta (óbvio, pois foi colega de turma dos Marotos), com cabelos curtos em estilo militar e olhar penetrante.
2-Ki: Em Japonês, significa “Energia Espiritual”, sendo conhecido pelo nome de Soma entre os Hindus. Aumenta a força física, protege de ferimentos e permite grande impulsão para saltos, além de permitir o reconhecimento de uma pessoa, mesmo com Transfiguração ou Poção Polissuco, pela freqüência da vibração energética. Com o aumento do nível de poder dos nossos heróis, veremos que ele permite até o Bukujutsu, que será descrito na hora certa. Para descrever o método com que Mason ensina os jovens a controlar o Ki, me inspirei em Akira Toriyama e na maneira pela qual Gohan ensina Videl, em Dragonball Z, orientando-a a concentrar o Ki na forma de uma esfera luminosa entre as mãos.
3-Venenos Exóticos: Karkaroff é morto com Acqua Tofana, veneno comum na Renascança e citado por Maquiavel em algumas de suas obras. Carpenter suicida-se com Saxitoxina, poderoso paralisante neuromuscular, presente em certas espécies de moluscos e sem antídoto conhecido. Deduzimos que Voldemort obrigou Snape a assessorar Carpenter para envenenar Karkaroff, como prova de lealdade.
4-Ryu de Kuji-Kiri: No Ninjutsu, Kuji-Kiri é um conjunto de técnicas para acalmar a mente e o corpo, aumentando a concentração e o poder. São elas: CHU (força da mente e do corpo, respeitar Deus), KYO (direcionar energia e manter a disciplina), THO (harmonia e procura da perfeição), SHA (saúde para todos), KAI (pressentir o perigo), JIN (conhecer o pensamento dos outros), RETSU (domínio do tempo e do espaço), ZAI (controle dos elementos) e ZEN (meditar sempre). No livro Ninja, Eric Van Lustbader descreve uma escola que adotou esse nome, pelo fato de utilizar o Kuji-Kiri para o mal, inclusive com a criação de uma técnica chamada “Corte-de-Nove-Espadas”. O autor caracteriza o estilo do mal como “Kan-Aku-Na-Ninjutsu”, denominando o estilo do bem, utilizado pelo herói, Nicholas Linnear, como Aka-I-Ninjutsu”. No final de nossa aventura, ficaremos sabendo quem também foi aluno desse Ryu.


CAPÍTULO 4


1-“Élfico”: Expressão cunhada por Aline Carneiro para designar o equivalente bruxo para “Gay”.
2-Westenra: Sobrenome de Lucy, vítima do Conde Drácula. Retratei Alice, a mãe de Neville, como descendente de um irmão bruxo de Lucy Westenra. Isso proporciona um pasado digno para a Auror torturada pelos Death Eaters, junto com seu marido, Frank Longbottom.
3-Mirtheil: Metal inteligente, chamado de Mithril por Tolkien, em “O Senhor dos Anéis”. Aprende com as batalhas das quais participa, torna-se mais forte, deve ser unido ao senhor que ele aceitar e somente é destruído se lançado de volta à sua jazida incandescente. É o material de que são feitos Mjolnir, o martelo de Thor; Excalibur, a espada do Rei Arthur; a lança de Odin; a espada do herói de “O Anel dos Nibelungos”, Siegfried e outras armas místicas.
4-Drachenschlaft: “Onde Repousa o Dragão”. Local citado no poema épico “Elder Edda”, acreditando-se ser o lugar das Forjas de Moria e da jazida de Mirtheil incandescente. Tive conhecimento disso quando li um livro chamado “Panzer Imortal”, no qual um consultor de material bélico, ex-militar, chamado James Fafner, tem de perseguir e destruir um tanque nazista classe Jagdpanther, com blindagem de Mirtheil e unido ao espírito de um Hauptmann (Capitão) das SS, Erik Von Norden. No final, o tanque é jogado no poço de Mirtheil incandescente, sendo então destruído.
5-Ordem dos Pedreiros Livres: O nome do pai de Derek, Hiram Mason, já permite saber, a quem possui olhos para ver, o envolvimento de sua família com essa Ordem Maior, Justa e Perfeita. Também é feita a referência à madeira de Acácia, árvore importantíssima para essa Ordem.
6-Grifes: Todos sabem que a maioria dos bruxos paga micos históricos quando tentam se vestir como trouxas, mas há exceções, como diz Rita Skeeter. Querendo ou não os puros-sangues mais radicais, isso acaba por aproximá-los dos trouxas. Vemos que Draco possui um gosto bastante apurado quando se veste de trouxa.


CAPÍTULO 5

1-Harry e Cho: Ele tenta fazê-la entender que não seria possível reatar com ela. Ela parece, em um primeiro momento, aceitar. Depois veremos que “o dragãozinho chinês não é assim tão bonzinho”. Cho Chang ainda vai aprontar muito no decorrer da história. Embora a atriz escalada para personificar Cho em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, Katie Leung, seja bastante bonita, quando penso na chinesinha da Corvinal a imagem que me vem à cabeça é a de alguém mais parecida com Lucy Liu em uma versão adolescente, com um pouco de Danielle Suzuki.Vamos esperar pelo filme, para sabermos como Katie Leung se saiu no papel de Cho Chang.
2-Retratação com Snape:Harry sente-se mal por haver invadido as lembranças de Snape e pede desculpas, mostrando-se menos inconseqüente do que seu pai havia sido. Snape aceita as desculpas e, surpreendentemente, se abre com Harry, revelando já ter sido apaixonado por Lílian. Esse fato tem uma importância muito grande no rumo que a vida de Severo toma.
3-Os Casais: Era de se esperar que os pares românticos se formassem na história. O mais lógico era o de Rony e Hermione. J. K. Rowling nos dá todas as pistas, desde “Harry Potter e a Câmara Secreta”, com a reação de Rony à petrificação de Hermione, a atitude dela quando achava que Bicuço havia sido executado, em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, a discussão dos dois depois do baile, em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, devido aos ciúmes de Rony em relação a Viktor Krum, situação que perdura em “Harry Potter e a Ordem da Fênix”. Mas Hermione e Rony confessam-se apaixonados um pelo outro, desde o primeiro ano, somente agora tendo coragem de se declararem. O outro casal é formado por Harry e Gina. Também já era de se esperar, pois se Harry não ficasse com Gina, o mais lógico seria uma personagem nova. Preferi deixá-lo com Gina. Aliás, vi no site de J. K. Rowling que o nome de Gina é “Ginevra”. Isso tem muito a ver, pois lembra “Genebra”, outro nome do Gin, bebida que é aromatizada por várias ervas e raízes, entre elas o gengibre. “Gengibre” (Ginger) também é um apelido para ruivos no Reino Unido, como Rupert Grint disse em uma entrevista. Porém o nome dela não aparece na versão em português, apenas o diminutivo “Gina” ou “Ginny”, no original em inglês. Esse diminutivo serve tanto para “Ginevra” quanto para “Regina” ou “Virgínia”. Tomei a liberdade de utilizar “Virgínia”, pois sua sonoridade é muito mais agradável e tem mais a ver com a garota doce e romântica que ela é. Se bem que, quando há necessidade, a doce Gina pode ser tão ardida quanto a mais forte raiz de gengibre, como veremos nos capítulos 7 (“As Armações Desarmadas”), 17 (“Cabeça-de-Ponte em Azkaban”), 18 (“Batismo de Fogo”) e 19 (“O Olho de Shiva”). Também resolvi acabar com uma polêmica sobre a cor dos olhos de Gina, retratando-os como “de um verde-jade, salpicados de castanho-dourado”. O outro casal do qual trataremos aqui é formado por Neville Longbottom e Luna Lovegood. Os dois são encarados como patinhos feios até o combate com os Death Eaters no Ministério da Magia, em “Harry Potter e a Ordem da Fênix”. Nesta história preferi transformá-los em cisnes, fazendo Neville adquirir mais autoconfiança e melhorar seu desempenho em Poções. Também coloco como fator importante em sua evolução o fato dele ler Nietzche, filósofo conhecido por não ser muito humilde. Com o treinamento Ninja ele aprende a ser bastante disciplinado e sua forma física melhora bastante. Ele começa a namorar Luna Lovegood, a filha do dono e editor do Pasquim, revista incomum, em cujos artigos a maior parte dos bruxos não acredita, de tão fantásticos. Mas Luna afirma que muitas daquelas coisas ela mesma já viu. Aliás, Luna é uma personagem muito interessante, juntando a mente aberta do pai ao espírito pesquisador da mãe, que morreu quando ela tinha nove anos, devido à explosão de um feitiço experimental. Seus olhos saltados, que lhe conferiam, como é descrito em “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, “uma aura de nítida birutice”, deixam de existir nesta história, pois descobrimos do que se trata, sendo uma manifestação de uma disfunção de tireóide, o que também estaria relacionado com seu comportamento. O diagnóstico foi feito por um tio dela, médico trouxa, através de Ultra-Sonografia. Como ela mesma disse, disfunções de tireóide são raras em bruxos. Depois de feito o diagnóstico, foi fácil criar uma poção para curar a garota. Também vemos que ela e Neville estavam em Gramado, lá iniciando seu namoro. Seus olhos deixam de ficar saltados e seus cabelos passam a ficar limpos e bem cortados, revelando-a uma bela e sensível garota, cujo passatempo é a pintura, especialmente paisagens. Serão feitas muitas referências ao Rio Grande do Sul, inclusive uma das personagens principais de nossa história é gaúcha.
4-Emissões Mágicas Involuntárias: São as manifestações que ocorrem na infância, quando os bruxos não podem usar varinhas para canalizar sua magia. Nos livros são mostradas muitas, sendo uma das mais interessantes aquela na qual Harry transforma Tia Guida em um balão. Na adolescência e idade adulta, podem ocorrer em momentos de medo, tensão ou amor, sendo essas últimas das mais intensas. As de Harry e Gina são doces e apaixonadas. Eles levitam, fazem espocar rolhas de garrafas, a escrofulária de Neville floresce fora de época, etc. Uma das mais interessantes emissões ocorre no Capítulo 8, envolvendo Draco Malfoy.
5-Moe, Larry e Curly: Essa cai como uma luva para o trio Malfoy/Crabbe/Goyle, quando eles ainda eram considerados da gangue do mal. Draco, por estar se “trouxizando”, cada vez mais adaptado e gostando dos aspectos da cultura trouxa, entende a gozação de Harry. Nada mais natural que ele dispare imediatamente a resposta (“A quem está chamando de pateta, Testa Aberta”?), por conhecer os Três Patetas.
6-“Ventando nos Países Baixos”: Dispensa maiores comentários. Em qualquer história que envolva adolescentes, uma das maiores humilhações para um rapaz é ter suas calças arriadas em público. Como diz o texto, pelo menos as cuecas estavam limpas. Ainda bem.
7-Comentários dos Inseparáveis: Eles começam a notar alguns sinais da mudança de perfil de Draco. Também começam a surgir as suspeitas de que Cho Chang virá com tudo, para tentar reatar com Harry.


CAPÍTULO 6


1-Torre de Astronomia: Mais uma que devo à grande Aline Carneiro. A Torre de Astronomia é um local bastante procurado, secretamente, pelos alunos de Hogwarts para encontros mais... íntimos. Como o próprio Harry comentou, “Aquela torre tem a fama de ter presenciado mais virgindades perdidas do que um quarto de motel.”
2-Arianne Skeeter: Personagem de minha criação, é sobrinha de Rita, mencionada por ela no Capítulo 4. Vive com a tia desde criança, pois teve seua pais mortos por Death Eaters, quando ela era um bebê. Xereta como a tia, herdou dela o faro para fofocas e mexericos, bem como um feeling para situações importantes e fora de sintonia. Tem o hábito de pegar “emprestada” a Capa de Invisibilidade de Harry, para xeretar pelo castelo. Esse costume da garota será muito importante nos Capítulos 15 (“Emissões Mágicas e uma Final Diferente”) e 16 (“Onde Está Janine Sandoval?”).
3-O Testamento de Sirius: Sirius já sabia que algo poderia acontecer, portanto legou seus bens a Harry e ainda deixou um conselho para ele. No final da história, Harry comenta sobre o que vai fazer.
4-Malfoy e o Saci: Não se sabe o que causa mais espanto, se o fato de Draco dizer que acessa a internet ou o de ele colaborar com uma aula de Hagrid em vez de tentar estragá-la. Harry fica espantado em saber que ele faz Estudo dos Trouxas desde o segundo ano. Adiante veremos que data daí a atração de Draco Malfoy pela cultura trouxa, o que ele só admite agora, como veremos no Capítulo 8 (“O Dilema de Draco Malfoy”).
5-Snape e Neville: Snape começa a perceber que Neville está progredindo em Poções e passa a respeitar o jovem grifinório, deixando-o em paz. Este passa a agir com mais desenvoltura e confiança em si mesmo.
6-O Mico de Cho Chang: Aquela atitude impetuosa de ficar observando Harry escondida em uma árvore, da qual caiu, nos faz suspeitar que ela já está meio desequilibrada e tomando algumas desde as férias de verão. Sem saber o que fazer para tentar reatar com Harry, a chinesinha sucumbe à pressão e continua a beber, datando daí o início do seu período de alcoolismo, que irá ter conseqüências no seu desempenho escolar, social e esportivo. Como se não bastasse, ela vê que Harry e Gina estão namorando. O espanto e a indignação ao ver aquele beijo fazem com que ela perca o equilíbrio e caia da árvore. Ela acaba ficando ainda pior, pois fratura o tornozelo e ainda fica em dívida com Gina, pois a “irlandesinha enferrujada” é quem conjura as ataduras para imobilizar a articulação.
7-Treinamento Ninja: Será muito importante para os Inseparáveis, pois haverão situações nas quais não poderão usar magia. Eles progridem bastante, aumentando o poder do Ki, o que será utilíssimo no final de nossa aventura.


CAPÍTULO 7


1-Confronto Gina/Cho: O Prof. Mason coloca Gina Weasley e Cho Chang em um Shiai-Kumite, para que elas liberem um pouco de energia. Cho não tem domínio do Ki, por não conseguir chegar ao estado de equilíbrio e serenidade, devendo-se isso à sua obsessão não resolvida por Harry. No meio do exercício, resolve apelar e, deslealmente, a ataca com uma espada. Como Gina possui um completo domínio do Ki, é óbvio que a chinesa leva a pior, tendo sido nocauteada.
2-Sala dos Monitores: Cho não aprende mesmo. Tenta seduzir Harry, agarrando-o na Sala dos Monitores. O mais inusitado é que Draco Malfoy, que havia testemunhado tudo, toma o partido de Harry, deixando-o de queixo caído e, mais uma vez, denotando sua mudança de perfil.
3-Armação na Torre de Astronomia: Desta vez Cho Chang desceu muito baixo, envolvendo Fabian Sheldrake em uma trama para fazer com que Gina pensasse que Harry a estava traindo. Por sorte Harry recebeu a carta anônima que o alertou de tudo. Quem a mandou? Isso só se fica sabendo no capítulo 21(“Surpresas Finais e Planos Para o Futuro”). Também vemos aí que só mesmo com a mente embotada e distorcida pelo alcoolismo seria possível que alguém bolasse um plano tão doido. Cho acabou levando a pior de novo, quase ficando com meia dúzia de dentes frouxos com o soco que levou de Gina. Pobre “Gripe Asiática”. De quebra, ficamos sabendo que um dos filmes trouxas preferidos de Draco Malfoy é “Casablanca”. No Capítulo 8 ficamos sabendo o porque.
4-Três Vassouras: Snape vai ao Três Vassouras para reverenciar a memória de Lílian e Tiago, no dia de seu assassinato. O comportamento dele em relação a Madame Rosmerta nos dá uma pista de que, como disse Rick Blaine, “Isso pode ser o início de uma bela amizade.” A conversa que ele tem com Harry denota que o ódio entre ele e Tiago não impedia que um respeitasse as qualidades do outro, como ele mesmo disse.




CAPÍTULO 8


1-Draco Malfoy: É um personagem excelente para se trabalhar e analisar. Um herói é bom desde o início, mas um vilão pode evoluir e tornar-se uma pessoa melhor, passando para o lado do bem, precisando apenas de algo que funcione como um gatilho. Retratei Draco como uma pessoa dividida e atormentada pelo que seu pai queria dele e o que ele próprio queria. Desde o segundo ano ele já sentia atração pela cultura trouxa, durante as férias fingindo estar infiltrado para coletar informações para as Trevas mas, na verdade, vivendo e divertindo-se como um adolescente trouxa e gostando disso. É um grande apreciador de música, principalmente o pop rock trouxa dos anos 80, sendo o The Cure um dos seus grupos preferidos. Não só a música, mas os costumes daquela década o fascinam, pela exuberância, alegria e diversidade. Nada mal, comparando-o com a maioria dos bruxos, para os quais o que há de mais moderno é a estética Hippie de Carnaby Street da década de 60, retratada em “Austin Powers”. Também adora navegar na internet, tendo conhecimento de vários assuntos que escapam à compreensão da maioria dos bruxos. No sexto ano apaixona-se pela trouxa Janine Sandoval e resolve romper definitivamente com as Trevas, após saber que queriam que ele a sacrificasse para provar lealdade. Isso funciona como o gatilho ao qual me referi. Mas a trama é ainda mais complicada do que isso. Veremos na hora certa. Fazendo uma analogia “maçônica”, podemos dizer que Draco Malfoy vem polindo sua pedra bruta e o amor é o que finaliza o seu processo de lapidação, transformando-o na jóia que vemos depois, acertando as contas com o passado e tornando-se um valoroso guerreiro da Luz.
2-Janine Sandoval: Garota cem por cento trouxa, pela qual Draco Malfoy se apaixona sinceramente. O amor dele por ela é o principal motivo para o seu rompimento com o mal, coroando o processo iniciado com o seu questionamento sobre o seu pai e o fanatismo dele. Ela é uma jovem gaúcha, filha de um coronel do Exército, falecido em um acidente de pára-quedismo, o que não diminuiu seu gosto por superar limites, sendo praticante de esportes radicais, perita em artes marciais e uma especialista em idiomas, com corpo e mente afiadíssimos, ágil e fisicamente forte, mas sem jamais perder a feminilidade. Para compor essa magnífica jovem, pensei em detalhes de belas garotas brasileiras e estrangeiras, incluindo Mariana Ximenes, Cecília Dassi, além daquelas duas lindas jovens que interpretam “Branca” (Monique Alfradique) e “Soraia” (Juliana Barone), na novela “A Lua me Disse”, passando por detalhes das gêmeas Ashley e Mary-Kate Olsen, com pitadas do ar desafiador e orgulhoso de Alexa Vega. O resultado desse Meltdown é o raio de olhos azuis que atinge Draco, diretamente no coração, fazendo com que ele se apaixone logo de cara, minha homenagem à mulher gaúcha, capaz de pegar em armas por seus ideais, mas sem deixar de ser doce e feminina, como visto em “A Casa das Sete Mulheres”. Quando ela começa a manifestar magia e, rapidamente, evolui para altíssimos níveis de poder, começamos a ter idéia das razões pelas quais Voldemort a quer, as quais não se resumem a querer que ela seja o cordeiro de sacrifício de Draco para que ele prove lealdade às Trevas o que, logicamente, não acontece pois o amor dos dois é mais forte do que qualquer coisa bastando lembrar que, quando Draco e Janine compartilham suas virgindades, a força da emissão mágica involuntária é tamanha que faz com que o Big Ben dê treze badaladas à meia-noite. No decorrer da história, veremos o que Voldemort realmente quer de Janine.
3-“Casablanca”: É um dos filmes preferidos de Harry e, também, de Draco. Para este último, a importância do filme reside no fato de que ele se identifica com Rick Blaine, no momento em que ele deve decidir se toma uma posição pró-Resistência ou se permanece comodamente neutro (Alguém notou uma certa semelhança entre as lembranças de Rick e as reflexões de Draco, ambas com a participação de uma garrafa de uísque? Lógico que Rick não tinha uma Poção para Curar Bebedeiras à mão). A verdade é que, assim como Rick, Draco assume sua posição, rompendo com as Trevas, definitivamente. “Casablanca” também marca o primeiro contato físico entre os dois, com as mãos que se procuraram e permanaceram dadas, com os dedos entrelaçados, que eles não soltaram depois do filme e, também o beijo deles, na primeira noite.
4-“Pamela Worthington”: Dispensa maiores explicações. É Nymphadora Tonks, disfarçada. Primeiro ela estava vigiando Draco e, depois, passa a assumir essa identidade para proteger o casal. É ela quem contrabandeia, em segurança, Janine para Hogwarts.


CAPÍTULO 9


1-Primeiro Contato com Magia: Janine fica admirada, não assustada, com a metamorfomagia de Tonks. Depois é a vez de Tonks se admirar com o fato de Janine poder enxergar criaturas mágicas. Devido à sua paranormalidade, Janine podia ver Dementadores, quando estava deprimida, bastando comer chocolate para que ele sumisse. Mais adiante, Griselda Marchbanks fornece uma explicação plausível, envolvendo a paranormalidade de Janine e corroborando a teoria de Dumbledore.
2-Retratação de Draco: O sonserino pede desculpas a Harry, Hermione e aos Weasley, admirando-se de que eles as aceitem. Os Inseparáveis percebem a sinceridade dele e é celebrada a paz entre os dois maiores desafetos de Hogwarts. Draco Malfoy vai se revelar um amigo leal, grande companheiro e valente guerreiro Ninja.
3-Janine Manifesta Magia: Fato inédito entre os bruxos, a manifestação de magia na adolescência, por parte de Janine, deixa todos sem palavras. A teoria de Dumbledore mostra-se real, principalmente quando a jovem evolui para níveis avançados de poder, de forma extremamente rápida. Torna-se cada vez mais evidente que ela é especial e começamos a suspeitar de que Voldemort não a quer somente como o cordeiro de sacrifício de Draco. Com isso, a AD ganha dois novos membros.
4-“As Time Goes By”: Não se pode deixar de fazer o paralelo entre Draco Malfoy e Rick Blaine. Ambos enfrentam todo o ônus de assumirem uma posição. Draco também gosta muito da história e tem curiosidade de saber o que houve, depois que Ilsa e Laszlo decolaram, rumo a Lisboa. Eles ficam sabendo, ao assistirem a seqüência da história. Pena que a surpresa se perde, graças à intervenção de Cho Chang. Antes ela não tivesse feito isso, pois paga outro mico por não saber que Janine também fala fluentemente o chinês (“Te fecha, frango xadrez...”).


CAPÍTULO 10


1-Pansy Parkinson: Colega de Draco na Sonserina, é apaixonada por ele desde criança, embora não tenha certeza de que ele corresponda. Ficaram várias vezes, mas ele sempre a alertou que não era oficial. J. K. Rowling retrata Pansy como uma “garota de feições duras” e Hermione a considera “mais obtusa do que um trasgo lesado”, em “Harry Potter e a Ordem da Fênix”. Eu preferi descrevê-la com uma combinação de beleza, tipo “la beauté du Diable”, lembrando um pouco Cléo Pires, associada com inteligência (ora, se Draco não levasse beleza em consideração, ele daria em cima de Heloísa Midgeon, não é mesmo?), apreciadora de artes e outras manifestações culturais, mas meio sem rumo e com lealdade em conflito, como era o próprio Draco, até conhecer Janine. Uma prova da paixão de Pansy por Draco surge em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, quando ele desrespeita Bicuço e é ferido pelo hipogrifo. Ela debulha-se em lágrimas pelo loiro. Quando descobre que Draco e Janine estão namorando, fica furiosa e vai tirar satisfações com o próprio, acabando por tomar um banho de chuva, conjurada por ele. Depois entra em uma crise depressiva, da qual é a própria Janine quem a recupera, com um verdadeiro tratamento de choque. Depois de colocar para fora tudo o que lhe entristecia e externar o temor de não ser aceita entre a turma do bem, cai no choro e é consolada por Janine, que lhe oferece “ombro, colo e amizade sincera”. Vemos aí, também, uma das características de Janine, o coração meigo e bondoso, tal qual o de Helga Hufflepuff o qual, aliado à inteligência e diplomacia, características de Rowena Ravenclaw, permitem que a nossa gauchinha resolva situações de crise sem precisar enfeitiçar ninguém. Depois é criticada, à distância, por Bulstrode e Zabini. Falaremos delas com mais detalhes adiante.








CAPÍTULO 11


1-TPM: Não é por serem bruxas e estarem em Hogwarts que as nossas garotas estariam livres desse transtorno de quase todos os meses. Como são bruxas, isso fica evidenciado pelas nuvenzinhas de tempestade sobre as cabeças delas. Ainda bem que passou antes do baile.
2-Um Casal de Outro Mundo: Aline Carneiro faz, em uma de suas Fics, uma referência a um romance entre os dois fantasmas adolescentes. Achei a idéia ótima e resolvi mantê-la, apenas criando um motivo para que Cedric Diggory não tivesse prosseguido, tornando-se o substituto do Frei Gorducho e engatando um romance com Murta. Um amor para a eternidade, assim espero.
3-Coreografia de Dança: Pensei nessa seqüência a fim de redimir Harry pelo fato de ele não dançar bem. Nem que, para isso, fosse preciso tomar aulas de dança com os fantasmas de Fred Astaire e Gene Kelly. Foi uma surpresa digna do amor dos rapazes pelas garotas, homenageá-las daquela forma.
4-O Plano de Gina e Harry: Sabendo que algo estava errado com Cho, depois de saberem o quanto a bebida estava prejudicando a chinesa, os dois resolvem trazê-la de volta à razão. Ainda bem que eles conseguiram, ainda que ela tivesse chorado bastante. Aliás, podem achar que eu faço os personagens chorarem demais, mas acontece que quando confrontados, de uma maneira não muito agradável, com uma realidade que contraria tudo em que acreditavam durante uma vida inteira, como foi o caso de Draco e Pansy, ou colocados frente a frente com um problema que não querem admitir, tipo o alcoolismo de Cho Chang, podem reagir dessa maneira, colocando para fora suas frustrações, medos e desejos na forma de um pranto liberado. Até o momento, tem dado certo e feito com que nossos amigos tornem-se melhor resolvidos quanto ao que os incomoda. Cho Chang recupera-se, deixa de beber, com o auxílio da Poção Abstemius, criada pelo Prof. Snape e Madame Pomfrey, engata um namoro com Luke Donovan e volta ao melhor de sua forma de Apanhadora, dando bastante trabalho a Harry no Quadribol. Resolvi retratar Cho como uma dependente de álcool para fazer referência a um grave problema que muitos amigos meus já enfrentaram e que tive a oportunidade de ajudá-los a superar: o alcoolismo na adolescência. Ainda bem que Cho Chang também foi capaz de superá-lo. O primeiro passo foi reconhecer que tinha um problema.
5-A Espiã de Voldemort: Não posso pensar em ninguém melhor do que Sibila Trelawney para esse papel. A vigarista professora de Adivinhação tem aquele perfil de tão pateta, que ninguém pensaria que estaria a serviço do Lorde das Trevas. A idéia de Aline Carneiro de colocá-la como uma Death Eater e amante de Wormtail me pareceu excelente, então a utilizei, inclusive criando um passado para ela, que veremos no Capítulo 13 (“A Garrafa e a Mancada do Espião). Aliás, eu também faço parte daquele grupo “Eu Odeio Sibila Trelawney”.
6-Projeção Astral e União Espiritual: O domínio do Ki e o amor entre Harry e Gina possibilita a eles o desenvolvimento dessa habilidade. A união espiritual é uma forma de os dois reafirmarem seu amor e aumentarem seus poderes interiores, também sendo um modo de os dois estabelecerem uma maior intimidade, mesmo sem consumarem uma união física (calma, gente, a hora e vez dos dois vai chegar, eu prometo).


CAPÍTULO 12


1-Manobra de Weasley: Harry usa uma variação da arriscada manobra criada por Gina, para pegar o pomo de ouro. Do jeito que Cho estava afiada e com fome de vitória, foi a única alternativa possível.
2-Ataque Astral: Voldemort se dá mal, por não ter o conhecimento do poder do amor. A união espiritual de Gina e Harry gera uma energia que quase o destrói.
3-Dia dos Namorados em Hogsmeade: Harry e seus amigos bem que merecem um dia para relaxar. Relembram o Dia dos Namorados de anos anteriores e trocam presentes com suas respectivas namoradas.
4-“Coturno e Sandalhinha”: Minha idéia de retratar Millicent Bulstrode e Blaise Zabini como um casal lésbico não tem a menor intenção de ofender nem criticar preferências sexuais de ninguém, tanto que Draco e Janine comentam que não é a orientação sexual que dá má fama às pessoas e sim as pessoas, com certos comportamentos, é que podem dar má fama à orientação sexual. De início, as duas têm aquele comportamento folclórico de fanchona e Mary Femme, espalhafatoso e comprometedor. Depois dos conselhos dos Inseparáveis, passam a dar menos bandeira e tornam-se bem resolvidas quanto à sua orientação, inclusive assumindo a relação após a maioridade, como se vê na sidestory “As Férias Secretas” (Categoria Slash), a ser publicada em breve. Janine demonstra um humor tão ferino quanto o de Draco, mas temperado com uma grande dose de diplomacia, evitando um conflito no Três Vassouras. Vemos que ela e Draco também reafirmam seus planos para o futuro.
5-A Brincadeira dos Versos: Me reportei à minha adolescência quando, em um bar no Dia dos Namorados, minha velha turma fez essa mesma brincadeira. A coisa teve início na nossa mesa e dali a pouco se espalhou por todas as mesas do bar, com os casais declamando trechos de canções românticas. Vemos que até mesmo Bulstrode e Zabini entram na brincadeira, demonstrando que começam a encarar sua relação de forma cada vez mais madura.
6-Sport Club Internacional: Essa está na cara. Nossa heroína Janine é gaúcha. Sendo colorado, jamais eu iria retratá-la como gremista, ora bolas!


CAPÍTULO 13


1-Patronos: Mais uma prova de que Voldemort quer Janine por vários motivos vem pelo fato de ela conseguir invocar um Patrono corpóreo da primeira vez em que tenta, demonstrando uma evolução fantástica na escala de poder mágico. Ela também extrapola hipóteses sobre os planos do Lorde das Trevas, muitas das quais vão se revelar corretas e colocá-la em grande risco de vida.
2-Cho Chang e a Garrafa: Por que razão Sibila Trelawney fez com que a chinesa cortasse o dedo no seu anel, durante o Baile de Inverno? Agora temos a resposta. A dissimulada espiã de Voldemort havia preparado algo para submeter Cho à sua vontade, precisando apenas de uma gota de sangue da garota para completar o Extrato de Servidão, que havia sido adicionado à Poção Para Curar Bebedeiras que ela tomou, dada por Sibila.
3-A Irritação de Voldemort: Sibila acabou fazendo uma grossa besteira e comprometeu sua posição. Voldemort a castigou, merecidamente. Depois ela foi consolar-se nos braços de Wormtail (os dois bem que se merecem).
4-O Passado de Sibila Trelawney: Burra, vigarista e metida a garota fatal, mesmo sendo uma tremenda baranga. Chegou a dar em cima até mesmo de Tiago Potter. Este, como bom maroto, deu uma bela lição no “varapau ossudo”. Depois de dois shows de Rock pauleira, com direito a autógrafos do Kiss e dos Sex Pistols, deixou o Pontas em paz. Sabendo que ela também deu em cima de Snape, dá para ter uma idéia de quem foi que encomendou o atentado contra ele e Madame Rosmerta, frustrado por Harry, em sua forma astral.
5-Madame Rosmerta: Em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” vemos que Rony tem uma certa admiração por Madame Rosmerta, a dona do Três Vassouras. Ora, sendo assim, ela não poderia ser uma matrona. Eu a situei na mesma faixa de idade dos pais de Harry, inclusive tendo sido colega deles na Grifinória e grande amiga de Lílian. Criei também um passado para ela, com ascendência escocesa (McTaggart, homenagem a Moira McTaggart, geneticista colaboradora dos X-Men), trabalhadora desde jovem, tendo permissão de Dumbledore para ir a Hogsmeade todos os fins de semana, a fim de ajudar os pais no Três Vassouras que, posteriormente, veio a herdar. Também criei um envolvimento dela com Snape no passado, o qual somente veio a frutificar agora no presente.


CAPÍTULO 14


1-Snape Como Death Eater: Formulei minhas próprias hipóteses sobre as razões de Snape haver juntado-se aos Death Eaters. Retratei a situação como um ato de desespero depois dele ter visto frustradas suas pretensões junto a Lílian Evans, tendo descoberto que ela, anos atrás, o admirava, tornando a situação ainda pior, pois ele deixou passar a oportunidade. Também vemos que Rosmerta McTaggart o amava e que o esperaria pelo tempo necessário (“para sempre e mais um dia, se for preciso”). A esperança dela foi recompensada. Vemos também que Snape tentou matar Dumbledore. Creio que ele aceitou essa missão na esperança de que Dumbledore o destruísse. Caso fosse bem sucedido, iria matar-se depois, por não conseguir suportar a vergonha de atentar contra a vida de alguém como Dumbledore. Este, com sua inteligência e generosidade, concede a Severo Snape uma segunda chance, acolhendo-o na Ordem da Fênix.
2-Hagrid, o Filósofo: As aparências enganam. Qualquer um que visse Hagrid pela primeira vez, morreria de medo e julgaria o Guarda-Caça e professor de Trato das Criaturas Mágicas um troglodita, desconhecendo a sensibilidade e inteligência do meio-gigante, ao tecer suas reflexões.
3-Patrono de Luna Lovegood: Julguei que, para a nossa sonhadora da Corvinal, ficaria bem uma zibelina, animal valente e de pele nobre.
4-As Suspeitas de Janine: Com as conjecturas de nossa bruxinha, vemos que o plano de Voldemort mostra seus contornos e revela-se uma trama macabra de grandes proporções. Os próprios deuses do Panteão Hindu mostram-se indignados com a ousadia do Lorde das Trevas.


CAPÍTULO 15


1-Harry e Gina: Os dois estão cada vez mais apaixonados e Harry chega a propor casamento à ruiva, ainda de forma não-oficial. Anseiam pelo momento em que irão se unir fisicamente, só aguardando a hora certa. Por isso Harry sugere que eles se controlem ou as paredes do castelo vão começar a vibrar.
2-Draco e Janine: o jovem sonserino aprende a relaxar e se descontrair, apreciando a beleza de coisas simples, com a alma em paz. Janine só lhe faz bem.
3-Rony e Hermione: O ruivo é um apreciador de Nietzche. O filósofo alemão o ajudou a perder a timidez e declarar seu amor a Hermione. Esta diz que a imagem de infalível e inatingível foi uma mística criada a seu respeito. Na primeira vez dos dois (o que dará uma boa sidestory categoria NC-17) ela se solta e dá vazão a todo o amor e desejo que tem por Rony. O resultado é uma chuva de flores de cerejeira.
4-Luna e Neville: A sensibilidade da jovem aluna da Corvinal é tocante. Também vemos que o grifinório só estava esperando amadurecer. Com certeza nossos patinhos feios são, na realidade, belíssimos cisnes.
5-Empate na Final do Quadribol: A idéia de fazer essa final vem do fato de que isso jamais aconteceu nos livros. Para isso, o pomo teve de ser agarrado pelas asas, por Harry e Draco, ao mesmo tempo. Pobre esfera alada.
6-“Firefox”, “Hawkeye” e “Redbird”: Apelidos criados por Sheldrake para, respectivamente, Draco, Harry e Gina. As razões para tais cognomes serão explicadas na próxima história, que já está sendo escrita.
7-A Reação de Bichento: O gato de Hermione foi o primeiro a perceber que alguma coisa estava errada. Arrepiou o pelo e arreganhou os dentes quando “Draco” e Janine passaram. Ainda bem que mais alguém percebeu.
8-A Percepção de Arianne: Com o seu faro para coisas estranhas, herdado de sua tia Rita, Arianne Skeeter percebeu que Janine estava em perigo iminente e a seguiu. Ainda que não pudesse salvar a gauchinha, pelo menos ela pôde contar aos Inseparáveis como foi que raptaram Janine.


CAPÍTULO 16


1-A Moeda: O fato de Janine haver conservado a moeda que recebeu no Capítulo 9 (“O Resgate da Jovem em Perigo”), começa a mostrar sua utilidade, pois Dumbledore consegue rastreá-la até Azkaban, obtendo um trunfo contra Voldemort, pois ele não sabe que Dumbledore já tem conhecimento de sua localização, podendo planejar um modo de tentar resgatá-la.
2-A Idéia de Draco: Totalmente inusitada para padrões bruxos, a idéia de lançar pára-quedistas em Azkaban era a única que tinha alguma chance de sucesso. É aí que vemos a convergência dos fatos, ficando evidente a utilidade do treinamento Ninja e do curso de pára-quedismo de Draco. A ajuda de Mason é importantíssima, pelo fato dele ter conhecimentos de pára-quedismo militar e saber pilotar aeronaves trouxas. Além disso, o Auror também os ensina a manusear explosivos plásticos, principalmente o poderosíssimo C-4.
3-Varinhas de Mirtheil: São as únicas não detectáveis pelo Sensor de Atividades Mágicas de Azkaban, mesmo assim só enquanto não executarem feitiços. Depois da aventura, ficam como varinhas-reserva dos nossos heróis.
4-O “Favorzinho” aos Americanos: Draco, transfigurado em Lucius com Poção Polissuco, faz referência ao fato de que as Empresas Malfoy teriam fornecido informações aos americanos sobre os reféns na Embaixada em Teerã, em 1980. Quando ele diz “Não temos culpa se, depois daquilo, a Força Delta conseguiu melar tudo”, ele faz referência à malsucedida Operação Eagle Claw (Garra de Águia), na qual as tropas da Força Delta foram vencidas pelo deserto, sequer conseguindo chegar a Teerã, tendo ficado paralisadas em Desert One, precisando bater em retirada e abandonando a maior parte do equipamento que usariam para o resgate.


CAPÍTULO 17


1-Jogo de Go: A referência ao Go vem do livro Shibumi, de Trevanian, onde conhecemos o assassino profissional Nikolai Hel, expert em um ramo do Ninjutsu denominado Hoda Korosu (Nu-Matar, matar com as mãos nuas), no qual qualquer objeto, mesmo os de uso diário, pode ser convertido em uma arma mortal. Vemos referência a mortes praticadas com um lápis, com um crachá ou mesmo com um copo plástico vincado. Nikolai também é expert no jogo de Go, um jogo japonês de refinadíssima estratégia, dividido em seis estágios, denominados Fuseki, Sabaki, Seki, Uttegae, Shicho e Tsuru no Tsugomori, onde Uttegae é um gambito, Shicho é um ataque rápido e Tsuru no Tsugomori é a vitória final, o “aprisionamento das garças azuis nos seus ninhos”. Ao que parece não somente Rony, mas todos os Inseparáveis, aprenderam a estratégia do Go, aproveitando-se do excesso de confiança dos Death Eaters e deixando-se capturar (Uttegae), a ação rápida de Draco e Harry, transfigurados um no outro (Shicho) e a vitória sobre Voldemort e seus capangas (Tsuru no Tsugomori).
2-As Pedras de Sankhara: Essa idéia foi inspirada em “Indiana Jones e o Templo da Perdição”, onde os Thugs tentam reunir as cinco pedras. Em nossa história, quatro delas foram destruídas e a quinta, cujo diamante interno concentrou o poder de todas, desapareceu. O livro que Voldemort procurou durante anos possui o mapa que revela a sua localização. Para isso, Voldemort precisa de Janine.
3-A Importância de Janine: Voldemort precisa que Janine seja sacrificada por Draco, a fim de cumprir os requisitos do livro estabelecidos pelo guru, que achava ser impossível que surgisse uma jovem que preenchesse essa rara combinação. Porém a frustração de Voldemort chega ao seu auge, quando descobre que Janine Sandoval e Draco Malfoy compartilharam suas virgindades no verão anterior, fazendo com que a jovem brasileira não mais atendesse ao primeiro requisito. Dá para imaginar a fúria do cara-de-serpente, ao descobrir que o poder que tanto procurou e que esteve ao alcance dos seus dedos simplesmente escapou, para nunca mais retornar.
4-A Fúria de Lucius: Dá para imaginar a cara de Lucius Malfoy ao ver o jovem com a aparência de seu filho chamá-lo da maneira que Tiago Potter e os Marotos o chamavam na época da escola? Ele quase tem um colapso ao ver que era Harry Potter.
5-Chute: Dispensa maiores explicações. Quase que dá pena de Voldemort. Quase.





CAPÍTULO 18


1-A Arma de Draco: A corrente com pesos tem inspiração nas boleadeiras e aparenta ser mais ou menos assim: O-----------------------O, manejada como um laço, eficaz como um bastão e precisa como um relógio, lembra também a arma utilizada pela assassina psicopata adolescente Gogo Yubari, em “Kill Bill Vol. 1”. Quando bem manejada, seu efeito é devastador.
2-Noi Cun: Também conhecido como “Toque Mortal”. O oponente é atingido sem ser tocado. O que o atinge é a força do Ki do atacante. Se utilizado em uma potência muito alta, pode matar.
3-A Atitude de Janine: Ela pressentiu não haver maldade intrínseca em Narcisa Malfoy, portanto retirou-a da frente de combate. Estranhamente, Lucius a ajudou.
4-Anjos Furiosos e Bukujutsu: Ao escrever a seqüência de luta em Azkaban, eu estava ouvindo a trilha sonora de Matrix Reloaded, em especial a música da luta no castelo de Merovíngio (“Castle”) e a música “Furious Angels”, de Rob Dougan. Isso me deu a idéia de utilizar a expressão “Anjos Furiosos”. O Bukujutsu, cuja tradução literal seria “Técnica da Dança do Ar”, é uma aplicação do domínio do Ki que vemos em vários filmes de artes marciais, tais como “O Tigre e o Dragão”, “O Clã das Adagas Voadoras” e outros, muitos deles estrelados pelo fantástico Jet Li, nos quais os lutadores parecem não ter peso ao se mover, podendo executar movimentos impossíveis e saltar a grandes alturas. Também foi utilizado por Akira Toriyama em “Dragon Ball” onde os personagens, ao adquirirem o domínio dessa técnica, tornam-se capazes de voar. Nossos heróis não chegam a tanto, mas fazem coisas impossíveis para alguém não treinado. Por exemplo, no Capítulo 7 (“As Armações Desarmadas”), Gina Weasley salta e equilibra-se sobre a lâmina de uma espada e, neste capítulo, Luna Lovegood sobe por uma parede vertical e sai correndo ao longo da parede lateral de um corredor, tão facilmente como se estivesse no chão.
5-Fumaça de C-4 Queimado: Essa eu vi em um livro de Jerry Ahern, no qual o herói, Major Dan Track, tem a idéia de queimar C-4 nos tubos de ar condicionado de um hotel dominado por terroristas, a fim de entorpecê-los e facilitar a invasão por parte do seu grupo. O C-4 produz, quando queimado, uma fumaça tóxica que, realmente, provoca forte sensação de embriaguez.
6-Voldemort, Discípulo de um Ryu Ninja: Como dissemos anteriormente, a Escola de Kuji-Kiri utilizava essa técnica para o mal e desenvolveu o “Corte-de-Nove-Espadas”. Quando jovem, Voldemort aprendeu essa técnica na Escola de Kuji-Kiri.


CAPÍTULO 19


1-Murasama e Masamune: Foram dois dos maiores mestres japoneses da arte de forjar espadas. Não me lembro onde, cheguei a ler algo sobre Murasama ter sido aprendiz de Masamune e ficado arrogante, constituindo-se em seu rival. A venda da alma ao Príncipe dos Demônios foi uma livre extrapolação, bem como a oferta de Masamune à deusa protetora do Japão, Amaterasu Omikami. Também foi uma livre associação retratar a espada de Gryffindor como uma Dai Katana transfigurada, uma lâmina Masamune.
2-O Mantra “Olho de Shiva”: A razão da Fic ter esse nome já foi explicada. Pesquisei em vários dicionários de Sânscrito na internet até encontrar as palavras que queria. Como não tenho conhecimento das regras gramaticais do idioma, a tradução ficou primária e meio capenga. A fim de contornar essa deficiência, fiz com que Shiva dissesse a Harry para não se importar com a gramática nem com a construção correta, sendo o espírito que iria contar. Vamos, portanto, ao mantra: “Agni Chakshu Shiva, bhasmasaya Andhas agha sarpah”.
AGNI: Designa tanto “fogo” quanto o deus do fogo.
CHAKSHU: Olho, olhos.
SHIVA: É o próprio nome do deus hindu.
BHASMASAYA: Queimar até as cinzas, incinerar.
ANDHAS: Trevas.
AGHA: Mal, maligno (a).
SARPAH: Serpente.
O que nos leva, em uma tradução grosseira, a “Fogo do Olho de Shiva, incinera das Trevas a maligna serpente”.
3-A Decisão de Lucius: Ele diz tudo. Bruxo das Trevas, puro-sangue, preconceituoso e arrogante, prefere encerrar a linhagem Malfoy, matando seu próprio filho, do que vê-lo unindo-se a uma mulher de origem trouxa.



CAPÍTULO 20


1-O Sacrifício de Narcisa: É triste precisar matar uma personagem de tamanha relevância como Narcisa Malfoy, mas não podia ser de outra forma. Tendo tornado-se uma Death Eater por influência de Lucius, Narcisa ainda guardava um pouco de amor e bondade dentro de si. Foi isso que a fez despertar e, no fim, renegar as Trevas, empurrando Draco e Janine para longe e recebendo o impacto direto da Avada Kedavra de Lucius. Seu amor maternal não permitiu que ela, vendo em perigo seu filho e a jovem que ele amava, deixasse que eles sofressem algum mal. No final, seu sacrifício de amor a redimiu, fazendo com que a Marca Negra desaparecesse do seu antebraço e permitindo a ela morrer em paz, livre de qualquer vínculo com Voldemort.
2-Verdades Ditas a Lucius: Dispensa maiores comentários. Draco e Janine disseram tudo o que ele precisava ouvir. Mas, com seu espírito totalmente entregue às Trevas, a única coisa que sentiu foi ódio dos dois.
3-O Funeral de Narcisa Malfoy: Em suas Fics, Aline Carneiro retrata os fatos como se em cada cemitério de Paris houvesse um mausoléu da família Malfoy. Achei muito interessante, porém julguei mais conveniente concentrar os Malfoy no Cemitério Pére-Lachaise, onde há a maior concentração de celebridades sepultadas de que se tem conhecimento, como dito textualmente neste capítulo: Victor Hugo, Rousseau, Jim Morrison, Oscar Wilde, Modigliani, Alexandre Dumas pai e filho, Frederic Chopin, Mata Hari, Isadora Duncan, Sarah Bernhardt e outros, são alguns dos muitos ilustres que lá jazem.
4-“Manoel”: No decorrer da Fic, demos a entender que Dumbledore teve participação ativa na II Guerra Mundial. Neste trecho, o fantasma do tio-avô de Draco, Jean-Marc, trata Dumbledore como um velho companheiro de batalhas e o próprio Alvo explica que, além das ações com o seu contingente de bruxos, também desempenhou missões com os Maquis, sob esse codinome. “Manoel” era o codinome Maqui do personagem do ator Glenn Ford, no filme “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse”.


CAPÍTULO 21


1-Planos Para o Futuro: Cada um de nossos personagens expõe suas pretensões para os próximos anos. Nas próximas histórias saberemos quais e quantas irão se concretizar.
2-O Bilhete Anônimo Para Harry: Aqui ficamos sabendo que o autor do bilhete foi nada mais nada menos que Draco Malfoy. Este explica que agiu daquela forma porque, àquela altura do ano, Harry ainda o considerava como um inimigo e não acreditaria nele. Por sorte, como ele mesmo disse, a sensibilidade animal é mais apurada e Edwiges confiou no jovem sonserino. O resultado é que o relacionamento de Harry e Gina foi salvo. Com essa, são duas que Harry deve ao seu mais novo amigo.
3-Os Cards: Não poderia deixar de ser. Janine, “A-Trouxa-Que-Virou-Bruxa” e Harry, “O-Menino-Que-Sobreviveu” teriam de, um dia, serem incluídos no jogo de cards dos sapos de chocolate.
4-Feitiço de Diarréia Instantânea: Essa daí as duas mereceram. Inclusive, a Sidestory “As Férias Secretas” tem início durante a viagem de volta.


Essas eram as explicações que se faziam necessárias, para que a Fic “Harry Potter e o Olho de Shiva” não se parecesse, aos olhos dos leitores, com vinte e um capítulos de um, como eu já disse, “Samba do Bruxo Doido”. Obrigado.



J. M. Flamel

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.