Resultados



As avaliações das fics serão colocadas por ordem de postagem no Challenge. O nome das vencedoras está no final, logo postaremos detalhes sobre a premiação. Dúvidas sobre as notas e os resultados podem ser feitas por comentrários.


 



  • Lai Slytherin, Fic Lavanda (http://fanfic.potterish.com/menufic.php?id=41735)



Critério Casal Improvável:


Beatriz: 75
Hermione e Lilá têm a mesma idade, sempre estudaram juntas e não são personagens tão inusitadas. De todos os fatores que fazem um casal "improvável", elas só têm suas personalidades; diferença de idade, distância, inimizade etc. não acontece entre elas.


Mila: 70
Bom, antes de tudo, eu queria explicar alguns dos meus critérios. Por “improvável” eu levei não apenas a criatividade em consideração, mas também alguns fatores que dificultassem o relacionamento. Ex: diferença de idade, o fato de serem “rivais”, de morarem em, sei lá, países diferentes...


Hermione/ Lilá é um casal bastante improvável, tanto pelo Rony quanto pela clara heterossexualidade da Lilá, mas isso não faz diferença nenhuma em uma fic femmeslash, já que qualquer uma pode ser facilmente lésbica (e geralmente é). Portanto, eu pensei da seguinte forma:


Elas têm a mesma idade, estudaram anos na mesma casa, lutaram no mesmo lado na guerra e, o que faz toda a diferença: a Hermione salvou a Lilá. Isso muda tudo, torna o casal menos improvável.


Bells: 70
Para mim o único impedimento a essa relação seria mesmo o interesse de ambas pelo mesmo menino, muito embora esse seja um clichê, o que casa muito bem com o tema do challenge. Portanto, não era tão improvável assim.


Total: 71,6
 


Critério Utilização dos clichês:


Beatriz: 75
Os clichês citados pela Lai não foram invertidos de nenhuma maneira, e esse era o desafio. A Mila, porém, reparou em um clichê invertido que talvez a Lai nem tenha percebido que fez: a Hermione sair de angelical para "demoníaca" ao matar o Greyback. Geralmente o malvado fica bonzinho nas fics. Por isso, a nota.


Mila: 80
Seus clichês indicados:


“acho que o maior clichê e de mais destaque foi o da primeira paixãozinha *-* e tbm, já vi em outras fics, quando uma pessoa cuida da outra e acabam se gostando, mas geralmente é do ponto de vista de quem cuida, aqui é o contrário.”


Bom, se eu fosse levar apenas esses dois clichês em conta, sua nota seria bem menor. Porque, veja, não é a primeira paixãozinha. De nenhuma das duas EHAUEHAEA. Então eu já descontaria alguns pontos do que você apontou como “maior e de mais destaque”.


Eu considerei o segundo que você disse, e eu vi um que talvez você não tenha se dado conta. E ele sim foi o principal. A questão “anjo” e “demônio”. MEU, você pintou a Hermione de anjo desde o início e, então, ela matou. Ela matou. Ninguém do trio bonzinho nunca matou. O Harry nem teve a coragem de usar um avada no Voldemort. E, bem, isso já é uma puta reviravolta. E outra, geralmente é o “demônio” que se redime e vira, se não bom, quase isso. E na sua fic tá exatamente o contrário.


Bells:  65
Não pude deixar de tirar pontos por conta do suposto clichê principal. Se não fosse a N/A, jamais poderíamos supor que a Hermione foi a primeira paixãozinha da Lilá ou vice-versa. Em momento algum a fic deixa isso claro, pelo contrário, considerando-se a clara má vontade de Lilá para com Hermione no início da história e a forte linha canon que o enredo seguiu, pode-se até supor que elas, antes de tudo, eram rivais por conta de Rony Weasley, como no livro.


Total: 73,3
 


Critério Viabilidade:


Beatriz: 75
Lilá machucada e Hermione voluntária na enfermaria? Contexto perfeito. Bem canon, 100% crível. Foi um bom envolvimento, teve base. Mas a história foi pouco aproveitada, o relacionamento deixou as duas muito "autocentradas". E o final foi um tanto incoerente.


Mila: 80
Bom, o fato que a Hermione salvou a Lilá, como eu disse acima, mudou tudo. E o lance dos delírios da Lilá com a Hermione também ajudou MUITO em tornar o casal viável. A Lilá está muito bem caracterizada, mas achei que faltaram uns detalhes no que se trata da Hermione. Eu acho que é bem a cara dela ajudar a cuidar dos feridos de guerra, só que ela simplesmente largou tudo. Largou a família na Austrália, os amigos (vivos e mortos), o Rony... tudo. Não sei, não acreditei tanto que ela deixaria as coisas assim pra trás para ser a enfermeira particular da Lilá.


Bells:  90
Não preciso nem citar o baita do acerto ao colocar a Hermione pra salvar a Lilá, explorando muito bem um fato superficial do livro. O que achei incoerente, no entanto, foi que, com tanta coisa importante acontecendo no Mundo Bruxo, a Hermione ficasse cuidando dias e dias de feridos em Hogwarts. Aliás, se fosse porque não havia vaga pra todo mundo no hospital ou porque estivessem frágeis demais pra serem transferidos, com certeza os voluntários não teriam tempo para passar horas e horas segurando a mão de um único paciente adormecido a fim de que ele não tivesse pesadelos - especialmente quando uma poção para dormir sem sonhos poderia ter cuidado disso. No mais, Hermione e Lilá dividiam turma, dormitório, e, segundo JK, conversavam na biblioteca às vezes. Perfeitamente viável e coerente.


Total: 81,6
 


Critério Conjunto:


Beatriz: 75
Eu trabalho revisando livros, sou realmente paga para ser chata, então lá vai: faltou uma revisão. A fic tinha erros que podiam ser pegos em uma releitura atenciosa da autora, o começo foi repetitivo e o final abrupto. A Hermione não estava tão caracterizada. A NC, porém, foi ótima, sexy e romântica. Vocabulário nota 10. Boas descrições.


Mila: 85
Eu gostei bastante dessa fic. Adorei como você usou o cunho religioso para moldar toda a fic, fiquei impressionada com suas descrições do primeiro ataque do Greyback e de quando ela foi salva. Mas achei que você destoou um pouco no final. Foi meio abrupto, sei lá. Também não achei muito convincente o motivo da separação, e acho que quebrou um pouco o tom da fic. Fora isso, essa REALMENTE foi a melhor coisa que você já escreveu. De verdade.


Bells:  82
O grande destaque da fic ficou por conta das cenas da guerra e das descrições nada suaves de feridos e tragédias, utilizando o item "sangue" com maestria. Outro ponto positivo foi que você usou muito bem a maioria dos itens. O ritmo e a sucessão de fatos seguiu natural e bastante coerente. Para mim, no entanto, pecou no final, muito abrupto e pouco convincente. A reação agressiva dos pais da Lilá não fez sentido, e ela desistir da Hermione após um "eu te amo" e uma noite de amor apenas porque saiu sem se despedir da casa dela também não me comoveu. A trama não é melhor que sua long - Needles - mas a evolução do texto foi clara. Parabéns.


Total: 80,6


Itens: rir até chorar (validado, 10 pontos), sutiã lilás (validado, 10 pontos), cabelo cacheado (validado, 15 pontos), foto antiga (validado, 10 pontos), tempestade (validado, 5 pontos), sangue (validado, 10 pontos), violino (validado, 20 pontos).Total: 80 pontos.


Pontos Extras: Uso da Hermione - 10 pontos.


Total: 397,1 PONTOS



  • Tainara Black, The Black Cat (http://fanfic.potterish.com/menufic.php?id=41939)




Critério Casal Improvável:


Beatriz: 80
Pansy e Lilá têm a mesma idade e sempre se conheceram. São personagens comuns em femmes. Apesar de ser original ver uma fic com as duas juntas, eu acho que faltou um pouco do fator "surpresa" no casal.


Mila: 85
Improvável, mas, mesmo assim, têm os fatores “dificultores”. Lilá estudou com Pansy durante muito tempo, e isso contribuiu de certa forma para um “fascínio” de Lilá ao constar a mudança de Pansy.


Bells: 75
A nota desse casal foi um pouco difícil de julgar, porque havia muitos prós e muitos contras. Primeiro, é um casal pouquíssimo utilizado, eu mesma nunca vi nenhuma outra fic com ele, bastante criativo então. No entanto, a improbabilidade do casal fica por conta apenas da rivalidade das casas. No entanto, elas tinham a mesma idade, ambas eram sangue-puro, e, convenhamos, um pouco garotinhas malvadas. No livro, digo. Assim sendo, não é muito difícil de imaginar algum tipo de relacionamento das famílias fora de Hogwarts, ou até o mesmo tipo de padrão de vida e/ou frequentamento de locais.


Total: 80
 


Critério Utilização dos clichês:


Beatriz: 95
Bom, a Pansy é loira, e, mesmo que não fosse, cor de cabelo não forma clichê né. paoskaoskoa A Lilá tomar a iniciativa não é tão novo - no livro, ela que se insinua pro Rony. A inversão grifinória x sonserina foi válida. Mas os melhores clichês da fic a Tainara nem citou. Um deles é a forma como a Lilá descreve a Pansy: uma personagem admirar e descrever a outra é clichê. Mas descrever a outra como feia? Ou, no mínimo, esquisita, é bem inusitado. E os adjetivos que a Tainara usou pra descrever a Pansy não foram exatamente elogiosos. Outro clichê invertido foi a quebra de expectativa sobre o sutiã lilás - que não era lilás. Nem rendado. Mais um? Lilá paty-fofinha-cor-de-rosa: clichê. E aí, na verdade, ela é uma loba alucinada que arranca sangue no sexo. Enfim. Por esses clichês que não estavam na N/A, mas estavam na fic, a nota ;)


Mila: 85


Clichês apontados:


“Clichês rotos: sonserina/grifinória dando-se “bem” desde o início, sem o lance de “rivalidade de casas”. Grifinória tomando iniciativa. Pansy loira.”


Gostei muito da grifinória tomando a iniciativa HEUAHEA, e considerei o lance de se darem “bem” em termos, porque elas não estavam na escola e a guerra tinha acabado. Agora, não considerei o “Pansy loira”. Supondo que eu não soubesse que sua Pansy é morena e tal, foi um fator muito pessoal. E outra, não sei bem se cor de cabelo pode ser considerado clichê, já que é uma característica genética, não de comportamento ou padrão de fic.


Bells:  60
O clichê invertido do primeiro beijo ser brutal (e até o sexo) foi muito bom, afinal essa ideia de que o contato físico entre duas mulheres tem que ser do tipo "amorzinho", todo doce e suave é mais do que clichê, é um estereótipo ridículo e não-verdadeiro. Havia também o clichê da protagonista fodona e com banda, bastante explorado. Não posso deixar de dizer que, se não fosse por isso, a nota nesse quesito seria ainda menor. Se, por um lado, a utilização dos itens foi boa, a dos clichês deixou muito a desejar. Primeiro, na grande e esmagadora maioria de fanfics com a Pansy, ela é loira. Segundo, não afirmo isso com certeza, porque eu mesma nunca fui capaz de encontrar nos livros uma passagem que dissesse com todas as letras a cor do cabelo da garota, mas dizem que ela é loira no livro. A Warner, como sempre, é que colocou uma atriz morena para interpretar uma personagem loira, temos o exemplo da própria Tia Petúnia. Bem, rivalidade de casas: olha, se fosse em Hogwarts, perfeito, mas não era. Era uma pós-Hogwarts. Honestamente, se duas mulheres adultas e maduras deixassem que uma rixa de casas da escola - rixa essa que foi bastante atenuada após a queda de Voldemort - não as aproximasse, elas não mereceriam o título de "maduras".


Total: 80




Critério Viabilidade:


Beatriz:  80
O contexto foi interessante - o lugar montado, a situação, as pessoas. Só achei que as coisas entre as duas aconteceram rápido demais, o que talvez seja viável com aquele bar, bebida e balada gay como plano de fundo, mas não me convenceu 100%. De qualquer jeito, as personagens estavam benfeitas.


Mila: 90
Eu, sinceramente, adorei a Lilá e todas as descrições que você fez dela. Adorei de verdade. Achei bem profundo como você retratou as mudanças nela. E gostei muito da Pansy também. Só achei que ela mudou de forma brusca. Talvez os dois meses presa, mas achei que ficou faltando algo mais nessa questão, por isso descontei pontinhos. No mais, super acreditei no casal, gostei especialmente do sexo. HAHA


Bells:  85
Não consegui acreditar muito nessa história de correr nua pela floresta transando com homens desconhecidos e muito menos na coisa de animagos e metamorfomagos sendo excluídos da sociedade. Primeiro que são coisas perfeitamente "escondíveis", segundo porque animagia é um tipo de magia avançadíssimo e se animagos fossem excluídos como lobisomens, McGonagall não seria uma professora respeitadíssima legalizada pelo  Ministério da Magia. E, convenhamos, do mesmo modo que unhas compridas podem machucar uma garota feio, uma LIXA na periquita também não deve ser nada prazeroso. No fim, tirando pequenos detalhes, acredito sim que a história poderia ter acontecido e não acho difícil o destino de Lilá e de Pansy ter sido algo parecido com o da fic.


Total: 85




Critério Conjunto:


Beatriz: 80
O texto é bom, mas precisava de uma releitura. Passaram errinhos de digitação, gramática e contexto (a Pansy foi chamada de "a morena" no meio). As descrições são boas, mas a fic teve um final muito repentino e ficou inacabada. Se a fic fosse julgada como o prólogo que sei que ela é, não perderia pontos por isso. Mas, pra esse challenge, ela é uma short, então... 


Mila: 90
Eu amei sua fic, Tai. Me diverti horrores com a Lilá correndo pelada, me surpreendi com sua criatividade e com esse seu talento único para descrever sensações e situações. O único porém foi a forma como a fic terminou. Um pouco abrupta. Talvez porque você pretende transformá-la em long. Mas enfim, não acho que isso comprometeu o resultado final e sua fic foi fantástica de se ler.


Bells:  70
Gosto do rock, gosto do obscuro, gosto do selvagem, gosto da insanidade. Mas acho que todo clima e tema da fanfic poderia ter rendido mais. Gosto da ideia geral, mas achei que faltou desenvolvimento e alguns detalhes empobreceram as partes boas. Para o challenge, é essa a minha opinião, mas vamos esperar a continuação e quem sabe os problemas apontados serão resolvidos.


Total: 80


 
Itens: sutiã lilás (validado, 10 pontos), tempestade (validado, 5 pontos), gato preto (invalidado, 0 pontos), amortentia (validado, 25 pontos), sangue (10 pontos). Total: 50 pontos.


Pontos Extras: Uso da Pansy - 10 pontos.


 Total: 385 PONTOS



  •  MiSyroff, Fic Relief (http://fanfic.potterish.com/menufic.php?id=41736)




Critério Casal Improvável:


Beatriz: 80
Não vi muitas fics com a Padma por aí, e geralmente penso nela formando par com alguma grifinória, tipo a Hermione ou a Gina. Foi surpreendente juntá-la com a Pansy. Mas o fato das duas terem a mesma idade, sempre terem estudado juntas etc. não deixa o casal tão emocionante assim. É um casal impensado, mas não tanto improvável.


Mila: 90
Shipper bastante inusitado. Seguindo os meus critérios de “dificultores”, entretanto, nota-se que as duas estavam no mesmo ano e eram monitoras, o que facilitava sua aproximação e o que me levou a descontar uns pontinhos.


Bells: 85
Bom, a Pansy pra mim não é boa moça. E imagino que o preconceito dela com uma garota estrangeira, morena e de outra Casa seja enorme. Também nunca tinha visto fanfic com esse shipper, o que rendeu mais alguns pontos.


Total: 85




Critério Utilização dos clichês:


Beatriz: 70
Não ser o primeiro casinho lésbico de nenhuma das duas realmente é uma coisa diferente para fics femme. E a fic tem diversos clichês, sim (monitoras trabalhando juntas, se pegando no banheiro etc.), mas não estão invertidos - e a inversão era pra ser o toque especial.


Mila: 65
Bom, considerei que você usou bastante o banheiro dos monitores, mas o ponto forte foi a forma como a Pansy se apaixonou. Achei que poderia ser um pouquinho mais explorado, faltou o enfoque necessário nesse ponto.


Bells: 73
Gostei dos clichês escolhidos, mas alguns poderiam ter sido melhor aproveitados, por exemplo: os relacionamentos anteriores de ambas tiveram apenas duas ou três linhas. Destaco as duplas durante a tarefa, que, com certeza, se não fosse um clichê invertido, as duas cairiam juntas. E o de a Padma não ter dominado os pensamentos da Pansy após o encontro.


Total: 69,3




Critério Viabilidade:


Beatriz: 75
Preciso considerar nesse critério que as duas personagens usadas são quase P.O.'s, como a própria Michelly destacou no início da fic. Montando-as da maneira que se quer, não é tão complicado construir um relacionamento viável entre as duas. E ficou viável, sim, deu pra acreditar que elas pudessem se envolver. Mas foi uma história corrida, gostaria de ter visto um pouco mais de desenvolvimento desse relacionamento das duas.


Mila: 85
Gostei muito da sua Pansy, ela ficou bem sonserina, bem como eu a imagino. Só achei que a Padma talvez não estivesse bem caracterizada. É fato que nós não a conhecemos, mas sabemos uma coisa: ela é da Corvinal. E não teve quase nenhum traço de personalidade dessa casa na fic. Ficou parecendo uma briguinha “sonserina” x “gifinória”. Fora isso, eu realmente acreditei no casal ;)


Bells: 100
História coerente e convincente, totalmente poderia ter acontecido.


Total: 86,6


 


Critério Conjunto:


Beatriz: 70
A história é boa e tem várias nuances beirando a genialidade que, infelizmente, a Mi não explorou, e isso me frustrou um pouco. Como nesse critério estou julgando sempre a escrita, preciso dizer que a fic precisava muito de uma releitura; passaram muitos erros. O final foi absurdamente surpreendente, mas ficou confuso. Não só como termina a história delas, entendi que isso era para ficar em suspenso, mas como a coisa toda acaba, não ficou claro. É um enredo 100%, que foi 70% aproveitado.


Mila: 70
Bom, vou começar falando de alguns errinhos de ortografia. Faltou uma revisão. Gostei da sua fic, Mi, mas talvez você devesse ter explorado um pouco mais os efeitos da amortentia, a forma como ela foi usada... tornaria a fic muito mais intensa, pra mim foi um dos pontos fortes. No mais, gostei mesmo da sua Pansy e ela tornou a história bastante interessante.


Bells: 70
Adorei alguns elementos da fic, como, por exemplo, a "carta" inicial da Pansy. Muito bom.  Fiquei de queixo caído com o uso da Amortentia, simplesmente B-R-I-L-H-A-N-T-E. Lindo, magnífico. Sem dúvida o item mais bem utilizado de todo o challenge.  Mas faltou uma revisão básica né. O próprio word já podia ter dado uma mãozinha.  Achei muito boa a sacada da carta somente com as iniciais, eu nem tinha reparado que eram as mesmas. Gosto de finais abstratos, gosto de finais malucos, gostei do seu final, mas a N/A me deixou confusa. Se foi um final feliz, então não entendi. Ou melhor, acho até que entendi, mas não fez muito sentido.


Total: 70
 


Itens: Salto alto (validado, 5 pontos), sangue (validado, 10 pontos), tempestade (validado, 5 pontos), amortentia (invalidado, 0 pontos), sutiã lilás (validado, 10 pontos), briga (invalidado, 0 pontos), gato preto (validado, 10 pontos), foto antiga (validado, 10 pontos), unhas pretas (validado, 5 pontos).Total: 55 pontos.

Pontos Extras:
Uso da Pansy - 10 pontos.


Total: 375,9 PONTOS



  • Miss Granger, Fic 23 dias (http://fanfic.potterish.com/menufic.php?id=41950)


 


Critério Casal Improvável:


Beatriz: 100
É mais do que um casal improvável, é um casal impensado, novo, totalmente surpreendente e inédito (pelo menos, pra mim) com duas personagens muito interessantes. Tem a diferença de idade, os problemas de família, o envolvimento com a Fleur (Hermione de Amor e Ódio né), enfim... tudo para atrapalhar (ou melhor, ajudar). Foda.


Mila: 100
É muito difícil fazer um shipper improvável com a Hermione. E você conseguiu.


Bells: 100
Diferença de idade, moral, bons costumes, distância mental, e mais todo tipo de obstáculos que se pode imaginar. Além de tudo isso, ainda havia o adendo de que, nesse caso, a Hermione era próxima da família, lembrava-se do nascimento da menina, acompanhou sua infância, praticamente um incesto. Além de muito criativo, esse casal era COMPLETAMENTE improvável! Nota máxima também.


Total: 100


 


Critério Utilização dos clichês:


Beatriz: 90
Pra começar, a Victoire não é o primeiro envolvimento lésbico da Hermione, o que já é diferente da maioria das fics. Depois, não é a ninfetinha que toma a iniciativa, é a Hermione (dando o primeiro beijo). Bons clichês. E a fic tem mais muitos deles que, infelizmente, não foram invertidos, mas montaram uma boa história.


Mila: 75
Bom, você usou muitos clichês. Muitos. E eu apenas notei um invertido, que foi a questão da mais velha tomar a iniciativa. Achei que ficou um pouco desequilibrado o uso dos clichês.


Bells: 65
Pra mim, foi o único quesito em que a fic, apesar de excelente, deixou a desejar. O único clichê que realmente gostei do uso foi o das frases no diálogo, que foi ótimo, e foi ele que ganhou os 65 pontos.


Total: 76,6


 


Critério Viabilidade:


Beatriz: 95
A construção do romance, do casal, ficou ótima. Bastante crível. A convivência das duas, a interação, a tentação que uma é para a outra... tudo no lugar. Só a montagem da "situação" (Victoire e Hermione sozinhas em casa por 23 dias) é que ficou ligeiramente forçada. De resto, viabilidade 10.


Mila: 90
Eu adoro suas Hermiones. Mesmo. Eu a achei muito bem caracterizada! O único porém foi o Rony. Eu odeio o Rony. Ele é babaca, escroto, egoísta, enfim. Ele também é possessivo e escandaloso. Então achei que você pecou um pouquinho quando totalmente deu um sumiço nele. Não duvido que ele traia e tal, mas não acho que ele simplesmente ignoraria a Hermione depois de ser descoberto, nem acho que ele desapareceria tanto tempo, pois, como disse, acho que ele é extremamente possessivo. Enfim, quanto ao casal, eu realmente acreditei nele, que poderia acontecer.


Bells: 95
Honestamente, de primeira nem me incomodou, mas numa segunda analisada o fato de o Ron não ter sequer aparecido para uma tentativa de explicação/reconciliação ou sequer uma conversa sobre os papéis do divórcio realmente foi um furo de roteiro do tipo "saída fácil". Também achei estranho Hermione Granger, que conhece tão bem a teoria, acreditar que poderia apagar a memória de Vicky, quando se sabe que não se pode criar amor e nem apagar sentimentos. Mas tudo bem porque isso gerou um final arrepiante. No mais, a fic foi muito bem estruturada, escrita e coerente, inclusive a trama que levou à estadia da Vicky na casa da Herms.


Total: 93,3




Critério Conjunto:


Beatriz: 95
A fic tá toda bem construída, a narrativa é fantástica. Os diálogos são divertidos e cheios de significado. Quase não tem erros, ficou bem escrita, revisadinha. Não leva 100% pelo uso um tanto cansativo dos verbos discentes (sou chaaaaaata), mas a história ficou incrível.


Mila: 95
Cara, suas fics têm a sua marca. Sério, alguém lê alguma coisa sua e fala: isso é da Miss Granger! E essa fic não foi diferente. Teve início, meio, fim, foi coerente. Poderia ser um pouco mais detalhada, mas isso não interferiu tanto no resultado final. E por falar em final, caramba... o final me arrepiou. Enfim, eu adorei. Parabéns por essa história, Manu!


Bells: 95
A nota da fic só não foi máxima porque seria incoerente considerando os itens invalidados, e as notas não-máximas em Viabilidade e Utilização dos Clichês.


Total: 95



Itens:
violino (validado, 20 pontos), salto alto (validado, 5 pontos), sangue (validado, 10 pontos), tempestade (validado, 5 pontos), unhas pretas (validado, 5 pontos), gato preto (validado, 10 pontos), cabelo cacheado (validado, 15 pontos), briga (validado, 10 pontos), feitiço que sai errado (validado, 10 pontos).Total: 90 pontos.


Pontos Extras: Uso da Hermione - 10 pontos. Fanfic preferida da Beatriz - 10 pontos.




Total: 474,9 PONTOS



  •  Grega, Fic Sem limites (http://fanfic.potterish.com/menufic.php?id=41953)




Critério Casal Improvável:


Beatriz: 100
Tinha a porra de um fantasma no casal. Não preciso comentar mais nada.


Mila: 100
“uma fantasma, mano!”


Bells: 90
Só tirei pontos do casal porque já tinha visto aluno de Hogwarts x fantasma antes, mas de resto realmente criativo e improvável. Afinal, se namorar um fantasma não é improvável, então não sei o que é, haha.


Total: 96,6




Critério Utilização dos clichês:


Beatriz: 90
Pra começar, todos os clichês da fic sofreram alguma inversão, o que ganha bônus, pra mim. Gostei da ironia da "primeira vez" da Luna. paoskaosa O amor impossível continuar impossível também é válido. A Luna se apaixonar por uma fantasma é, ao mesmo tempo, absurdo e muito Luna.


Mila: 85
Bom, a Érica apontou os seguintes clichês invertidos pra gente:


Clichê: primeiro amor.
Inversão: uma fantasma, mano!
Clichê: primeira transa.
Inversão: com uma fantasma, mano! (e na verdade a Luna que se toca)
Clichê: um amor impossível.
Inversão: que continua impossível! (nas fics, sempre o amor impossível dá certo no final)”


Essa fic definitivamente se trata de um caso especial. Porra, é um fantasma! HAHA, isso inverteu todos os clichês possíveis! Quer dizer, geralmente as duas pessoas estão vivas num relacionamento HAUEHAE... Entretanto, eu descontei pontos no clichê do amor impossível, porque, bem, ele de certa forma se concretizou (mesmo que não fisicamente). Elas transaram (mesmo que tenha sido praticamente uma masturbação). E a Luna queria continuar com a “relação” (mesmo a Helena estando morta). E, por fim, nem todo amor impossível dá certo no final... talvez no meio... mas eu não vejo muitos finais felizes por aí.


Bells: 73
Acho que você devia ter ficado quieta no negócio da inversão IUSHAIUSHAIU Desde quando a inversão de "primeiro amor" é "uma fantasma"? No mínimo deveria ser "primeiro ódio" ou "último amor". Achei o clichê do amor impossível meio incoerente, já que o que mais tem em femme é casal ficando separado muitas vezes com a desculpa de "a fic era canon". Já o da transa foi ótimo! Juro que pensei que você ia dar um jeito de elas transarem ou milagrosamente a Luna e a Dama Cinzenta iam se sentir de alguma forma, ainda bem que não aconteceu. Primeiro porque Luna se tocando já ganha minha admiração (risos), segundo porque ótima saída para um casal que não pode se sentir. Aliás, devo dizer que morri de dó da Dama Cinzenta. Imagina a situação da coitada sem poder nem fazer o mesmo que a Luna.


Total: 82,6


 


Critério Viabilidade:


Beatriz:  95
O que eu posso dizer? Luna e Helena é completamente inviável. E, mesmo assim, eu acreditei na história. Não leva 100 porque tudo acontecer no último ano, apesar de ter uma justificativa plausível, foi uma coisa um tanto forçada.


Mila: 100
Essa sua Luna me encantou. Sério! Ela está MUITO bem caracterizada. Quanto à Helena, eu achei incríveis suas descrições sobre como ela se moldou com o passar dos séculos... e acho que, se tem alguém que se envolveria com um fantasma, esse alguém seria a Luna. HAHA.


Bells: 87
Pra mim o único defeito da fic: Helena stalkeando Luna Lovegood.


Total: 94




Critério Conjunto:


Beatriz: 95
Sobre a escrita, não tinha muitos erros. Algumas vírgulas fora de lugar e um probleminha de concordância. :P Mas, no geral, ficou bem escrita. O enredo é bom, a trama foi bem construída, gostei dos detalhes da história. A Luna insinuar que a Helena precisava aumentar sua capacidade de aceitar o extraordinário foi ótimo. paoskaoskoaksao


Mila: 95
Teve início, teve meio, teve fim. Foi coerente e criativa. Começou me ganhando quando citou Ana Bolena HAHA. O único porém que me levou a descontar os 5 pontinhos foi a questão da agressividade da Helena e a inocência, a poesia da Luna. Acho que poderia ter só um pouquinho de sutileza nessa parte. Não sei, achei que você retratou a Helena com uma agressividade muito grande e talvez tenha ultrapassado o equilíbrio com a questão da Luna. Fora isso, putz, Erica, essa foi a melhor coisa que você já escreveu. De verdade. Parabéns MESMO.


Bells:  93
Só de ter citado a Ana Bolena, que automaticamente me fez pensar na Natalie Portman, já adorei. RIARIARIARIA


Não gostei muito da utilização da maioria dos itens, pontos foram descontados.


No entanto, essa também é sua melhor fanfic e a evolução do texto foi notável.


Gostei muito dessa fanfic, especialmente porque a Helena estava perfeitamente caracterizada. Consegui ter as mesmas sensações com ela que tinha nos livros. Aquela fantasma bipolar que ora é encantadora e chega até dar dó e ora é insuportável de chata. Não acho que a Luna seria tão oferecidinha na parte do sexo, porém, no resto, foi bem fiel, especialmente as descrições das expressões, do físico, dos olhares, das ações. Também me passou as mesmas sensações dos livros.


E, pra fechar, me arrepiei com a Helena abrindo mão da Luna por não querer que a garota tivesse a mesma sina de ficar presa em Hogwarts pra sempre.


Ficam aqui os meus pontos de fic favorita.


Total: 94,3



Itens:
  sangue (validado, 10 pontos), briga (validado, 10 pontos), rir até chorar (validado, 10 pontos), tempestade (validado, 5 pontos), seção reservada (validado, 10 pontos), sutiã lilás (validado, 10 pontos).Total: 55 pontos.


 Pontos Extras: Uso da Luna - 10 pontos. Fanfic preferida da Mila - 10 pontos. Fanfic preferida da Bells - 10 pontos.




Total: 452,5 PONTOS



  • Manú G., Fic Suave Veneno (http://fanfic.potterish.com/menufic.php?id=41922)




Critério Casal Improvável:


Beatriz: 100
A escolha do casal foi fantástica. Passei dias me perguntando como é que ela ia fazer isso acontecer. Acho que, com a Luna, tudo é possível. E gostei da diferença grande de idade, da dificuldade pelo "parentesco". Enfim... um casal pra render.


Mila: 100
Não tem o que dizer. Extremamente criativo.


Bells: 100
Contato, diferença de idade, moral, bons costumes, distância física e mental, e mais todo tipo de obstáculos que se pode imaginar. Além de muito criativo, esse casal era COMPLETAMENTE improvável! Nota máxima, com certeza.


Total: 100




Critério Utilização dos clichês:


Beatriz: 70
Bom, a fic teve lá seus clichês, mas achei que foram pouco desenvolvidos. E não foram nem um pouco invertidos, o que, pra mim, daria um up nesse critério. O jeito ninfeputinha da Lilian foi demais. apsoakoskao Me lembrou a Gina de muitas fics.


Mila:  65
Achei bem explorado o lance da “ninfeta”. De se apaixonar por uma mulher mais velha etc. Achei válido o “amor impossível” que você destacou, mas acho que poderia ter sido um pouquinho mais abordado, podia ter elaborado mais essa parte que, na minha opinião, é uma das mais interessantes.


Bells:  60
Infelizmente não consegui captar clichês de fanfics femmeslash de Harry Potter bem utilizados, invertidos ou de maneira original. Os pontos vieram dos clichês presentes, apenas presentes.


Total: 65


Critério Viabilidade:


Beatriz: 70
Vai ver foi porque eu criei muita expectativa com esse casal fodástico, mas terminei a fic com a impressão de que faltava alguma coisa. A situação Lilian/Luna ficou um tanto forçada. A Gina estava bem ali... e a Lilian se insinuando daquele jeito. Enfim... podia ter sido algo mais suave, ter um desenrolar maior...


Mila: 60
Eu achei grande a descaracterização da Luna. Achei que você podia ter explorado mais o lado da Luna que a torna fascinante: seu lado curioso, poético, simples e gentil.


Bells: 60
A Luna estava total e completamente descaracterizada. E, apesar de não conhecer a Lily muito bem, achei que a garota ficou reduzida a uma ninfeta gostosinha e liberal - típico personagem presente na imaginação erótica masculina. Apesar de toda a criatividade, não consegui acreditar no resultado.


Total: 63,3




Critério Conjunto:


Beatriz: 75
Sobre o texto: faltou atenção na pontuação e na escrita. Podia ter sido relido e várias coisas teriam sido ajustadas, com certeza. A Lilian definitivamente estava muito engraçada, mas a Luna eu achei um pouco descaracterizada. A NC foi ótima.


Mila: 65
Eu adorei como você usou as referências na fic e as letras de música... enriqueceu BASTANTE. Mas faltou uma revisãozinha básica pra corrigir alguns erros, e talvez você tenha se estendido muito no desenvolvimento da fic e deixado o final um pouco de lado. Sua fic ficaria mais densa se tivesse mais facetas desse amor impossível. No mais, o shipper foi muito bom!


Bells: 50
Manu, vou falar diretamente com você. Conheço seu tipo de escrita, conheço sua imaginação, gosto de seus outros trabalhos, mas não vou mentir. Não gostei da fic. A ideia foi excelente, mas a prática não, o que me surpreendeu de modo muito negativo. Seu shipper foi ótimo,  você escreve muito bem, e eu esperava algo muito, muito superior. Do nível das suas outras fics. Os pontos que deixo aqui são pelo texto completo, sem erros, estilo e criatividade da fic.


Total: 63,3



Itens:
salto alto (validado, 5 pontos), sangue (validado, 10 pontos), tempestade (validado, 5 pontos), unhas pretas (validado, 5 pontos), pelúcio (validado, 25 pontos), cabelo cacheado (validado, 15 pontos), sutiã lilás (validado, 10 pontos), briga (validado, 10 pontos), foto antiga (validado, 10 pontos). Total: 95 pontos.


Pontos Extras: Uso da Luna - 10 pontos.


 
Total: 396, 6 PONTOS



  • Van au debut de sa vie, Fic Melancolia (http://fanfic.potterish.com/menufic.php?id=41956)




Critério Casal Improvável:


Beatriz: 85
Gostei de como ela usou o clichê grifinória x sonserina, sem usar uma grifinória comum. Nunca li uma fic com a Angelina, então achei inovador mesmo. Apesar de não ser um casal tão difícil de juntar, é bem original.


Mila: 95
Um casal realmente surpreendente, mas que teve muitas oportunidades de aproximação, ainda mais por terem ficado juntas inicialmente em Hogwarts.


Bells: 85
Diferença de casas, diferença de idade, se a Pansy tinha preconceito com Nascido Trouxas, imagine com negros. Casal bem improvável.


Total: 88, 3




Critério Utilização dos clichês:


Beatriz: 85
O clichê invertido da grifinória ser a maníaca foi ótimo mesmo. aposkaoskao Angelina locona nessa fic, adorei.


Mila: 100
Adorei como você usou os clichês. A grifinória maníaca foi algo totalmente inovador, esse jeito de tratar o tempo também é excelente. A morte das duas por um suicídio da sonserina e tal.


Bells:  68
Gostei da grifinória psicopata, muito embora no final isso tenha se invertido. Afinal, se a Pan envenenou a Angelina... a mais maluca era a Pan. Gostei também da reação da Pansy ao saber estar sob efeito da amortentia, foi um belo clichê invertido, porque, no geral, nessa parte a garota reage muito mal. Mas hey, que negócio é esse de história contada do começo ser clichê? Foi a coisa mais nada a ver que eu li nesse challenge, desculpa. Nascer, crescer, se reproduzir, morrer é clichê então? Não, é apenas o jeito como as coisas são. Às vezes acontece de não se reproduzir, ou de morrer antes de crescer. Mas isso são exceções, não a inversão de um clichê. Gosto desse tipo de narrativa, dá um choque e prende a atenção, o que somou alguns pontos em conjunto, mas no quesito clichê tive que descontar.


Total: 84, 3




Critério Viabilidade:


Beatriz: 85
Gostei da maneira como as duas se reencontraram anos depois e como as situações de vida das duas levou a uma nova união. Mas com duas personagens tão pouco exploradas pela JK, não é tão difícil montar um contexto como bem entender. Também achei meio súbito e sem explicação o interesse da Angelina pela Pansy, apesar de ter me divertido demais com a loucura dela. paoskaoskao


Mila: 85
Bom, a questão que pegou aqui pra mim não foi nem se eu acreditei ou não no casal – o que eu fiz. Acho que não entendi bem a reação de George. Afinal, ele é um Weasley, e, ao meu ver, um Weasley não ficaria calado numa situação dessa. Outra coisa foi o suicídio da Pansy. Pelo pouco que a gente conhece dela, vê que ela é uma sonserina típica. E não acho que sonserinos típicos se matariam. Eles preservam a própria pele demais para fazer algo assim.


Bells: 80
Pansy Parkinson envenenando outra pessoa simplesmente me ganhou. Acho ela louca, psicopata e o tipo de fucked up que poderia fazer isso. Acreditei. Acreditei também na cena em que ela termina com a Angelina e diz estar interessada na Daph, muito bom, consegui sentir o que a Angelina sentiu. Porém não tenho certeza se consegui acreditar que a história em geral, em especial o casal, poderia ter acontecido. Principalmente porque não entendi alguns pontos...


Total: 83, 3




Critério Conjunto:


Beatriz:  85
Adorei a narrativa não-linear. Na verdade, esse tipo de narrativa é meu fraco. Achei que ficou foda o modo como a história foi contada - quase como se fosse uma investigação e, cena a cena, nós fôssemos descobrindo o que aconteceu. O final então? Aquela última cena, última frase: FODA! Mas a fic tinha alguns problemas textuais, errinhos que precisavam de uma revisão. Também ficou um pouco confuso o porquê das meninas terem se matado. Mas mesmo esse drama subjetivo ficou legal.


Mila: 85
Adorei essa fic. Adorei sua criatividade, adorei a forma como você tratou o tempo. Achei que você fechou bem a fic com a cena final. Mas achei que faltaram alguns detalhes, ficou meio vazia a questão da morte das duas, poderia ser um pouco mais elaborado – daria mais profundidade para a fic. E achei que, embora fantástica, faltou trabalhar um pouco na narrativa não-linear. No geral, Van, você está de parabéns por essa fic. Mesmo.


Bells: 88
Eu gostei muito da fic, mas ficou um sentimento de que poderia ter sido melhor desenvolvida. Algumas poucas coisas ficaram confusas - e não foi por causa da ordem cronológica. Gostei muito da sua Pansy e bastante da sua Daphne. Até a Astoria se destacou. Dei pontos a mais pela narração e formatação.


Total: 86


 
Itens: Salto alto (validado, 5 pontos), sangue (validado, 10 pontos), tempestade (validado, 5 pontos), gato preto (validado, 10 pontos), foto antiga (10 pontos), amortentia (validado, 25 pontos), pelúcio (validado, 25 pontos), briga (validado, 10 pontos), feitiço que sai errado (invalidado, 0 pontos).Total: 100 pontos.



Pontos Extras:
Uso da Pansy - 10 pontos.


 Total: 451, 9 PONTOS






 


 COLOCAÇÃO:



PRIMEIRO LUGAR:


Fanfic: 23 dias
Autora: Miss Granger
Nota: 474,9




SEGUNDO LUGAR:

Fanfic: Sem Limites
Autora: Grega
Nota: 452,5


 


TERCEIRO LUGAR:


Fanfic: Melancolia
Autora: Van au debut de sa vie
Nota: 451,9


 


 






Bem, gente, Parabéns às vencedoras, tenho certeza que elas se esforçaram pra chegar onde chegaram ;) 
Mas, acima de tudo, parabéns à todas que participaram, que se empenharam, deram duro pra participar desse Challenge - que não foi nada fácil.
E, agora, na reta final, podemos dizer que ele foi um sucesso! Valeu, menines! Com certeza, o femme é o grupo mais unido que já passou pelo FeB!  


 

Compartilhe!

anúncio

Comentários (3)

  • Mione03

    Imagina Miss Granger, você não tem que agradecer nada! Merece todo esse carinho e mereceu esse primeiro lugar! Pode deixar que eu dou uma lembrada de vez em quando sobre a idéia de uma long!

    2011-12-10
  • Miss Granger

      Nem sei o que dizer *-* Sério estou muito feliz de ter ganhado... MUITO mesmo. Parabéns à Grega com sua maravilhosa e encantadora Sem Limites, e à Van com sua apavorante e louca Melancolia. é uma honra, amores, dividir o pódio com vocês. E foi uma honra competir com nada menos que algumas das melhores escritoras do FeB, parabéns à todas. Obrigado também às juradas ^^ Agora precisamos de um challenge para que nossas amadas juradas participem, ae a gente quebra o servidor da FeB OO E Mione03 obrigado pelo carinho! Quem sabe um dia não tem uma long com esse shipper né? Confesso que gostei dele! Isso tah parecendo um discurso OO sorry é que estou mt feliz *-*

    2011-12-09
  • Mione03

    Nossa o challenge foi realmente incrível! Todas as meninas estão de parabéns! Tenho que confessar que me apaixonei por 23 dias, achei a fic maravilhosa e adoraria ler uma long com essa história! Parabéns pela iniciativa meninas! Beijos mione03

    2011-12-08
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.