Do passado



DO PASSADO


Já era um pouco tarde quando Harry, Ron e Hermione se dirigiram ao dormitório da Grifinória. Hermione andava um pouco à frente, pois queria chegar logo e terminar as lições de casa. Ia resmungando, não devia ter se deixado levar por aqueles dois, antes de tudo vinha o trabalho e as lições, e só muito depois a diversão. Ron mal podia conter a risada, pois adorava ver a garota estressada por causa da escola. Ele não estava nem aí para as lições. Harry também não.

Hermione disse a senha à Mulher Gorda e entrou no salão comunal. Harry e Ron entraram logo depois e viram uma cena que os deixou realmente chocados. Neville estava totalmente confuso, e Hermione parada como uma estátua de boca aberta. No meio de uma fumaça roxa estavam Lily e James. Harry esfregou os olhos para ter certeza de que não estava sonhando ou tendo alucinações. Mas quando olhou de novo eles ainda estavam lá. E mais: tinham exatamente a idade dele. Lily olhou em volta curiosa e disse:


-Isso é o futuro? Nada parece ter mudado! Esse salão...Esses quadros...Esse...Esse...James?? Até aqui você me persegue?


Harry não conseguia acreditar que era a sua mãe falando. Percebeu que ela estava se referindo a ele, e inspirou fundo para ter coragem de falar:


-Na verdade meu nome não é James. É Harry.


-Sempre achei Harry um nome bonito - suspirou ela. - pena que você é tão parecido com esse traste!


Definitivamente ela não sabia que ele era seu filho. Ron parecia mais abobalhado do que de costume. Olhava de Harry para Lily, e de Lily para James. Hermione foi a primeira a se recuperar do choque. Perguntou numa voz cheia de respeito e timidez:


-O que a senhora está...por que veio...como...de que jeito...como está no futuro?


-Essa é uma história divertida, com certeza! - disse ela rindo - Nem eu sei direito! Mas por que você me chamou de senhora?? E por que você, Harry, é tão parecido com esse inútil do James?



-Inútil não! - disse James Potter pela primeira vez. A voz era muito parecida com a de Harry. - Eu tô aqui pra te ajudar, não seja mal-agradecida, Evans. Mas eu também estou curioso para saber por que esse garoto teve a sorte da nascer igualzinho a mim!


Harry achou que deveria explicar tudo. Apesar de estar claro que seus pais ainda não namoravam, e pior: não se gostavam nem um pouco. Mesmo assim disse em uma voz baixa:


-É porque...Eu sou filho de vocês.


Harry nunca tinha visto expressão mais perplexa no rosto de duas pessoas. Lily olhou para James com visível nojo e para Harry como se ele fosse louco. Ela passou um minuto em estado de choque e depois riu, como se aquela fosse a idéia mais absurda do mundo. Depois ela perguntou:


-Você está brincando, não?


Ele negou.


-Mas como? - disse ela visivelmente chocada. O tom de voz aumentou e ela ficou muito nervosa. - Eu NUNCA vou...Vou...Ter um filho com esse cara! Isso envolveria...Você sabe! - uma careta se formou no rosto dela - Mas...Essa é a única explicação possível para essa semelhança...


-Filho com Evans? A gente podia acelerar o processo e começar a namorar, não? - disse James rindo com a agitação da menina.


Ela empurrou-o e disse:


-Que destino horrível...Sem ofensas, você é um menino lindo...Quer dizer, lindo não, você se parece com o James, mas eu preferia ser internada a casar com ele.


Harry não sabia o que dizer. A mãe acabara de dizer que ele era feio. E ela não parecia nem um pouco animada com a perspectiva de seu futuro. Imagine quando ele dissesse que os dois iam ser mortos por Voldemort e que Sirius ia ser mandado para Azkaban por causa disso... Ele perguntou então:


-Sirius não veio?


Lily disse:


-Quem? Ah...Oh! Você conhece aquele outro?? Quer dizer que ele vai ter contato comigo no futuro! Que destino!


-Óbvio, Evans! - disse James pacientemente - Se você se casar comigo vai ter agüentar Almofadinhas também...


Hermione sorriu. A situação era muito esquisita. Nenhum deles sequer imaginou em ver Lily e James discutindo e conversando com eles. Afinal, eram os pais de Harry! E com a idade deles. Mione fez a expressão mais séria que conseguia e disse em voz clara, como quando ela dizia alguma coisa na aula:


-Você devia contar tudo para eles, Harry. Enquanto isso eu vou terminar as minhas lições de casa.


Lily sorriu e disse:


-Muito estudiosa...Gostei! Sua namorada, filhinho? Aprovada!


Hermione e Harry ficaram muito vermelhos e negaram. Ron também não gostou da história e ficou um pouco emburrado pelo resto da noite, o que deixou Lily um pouco constrangida pelo comentário. Harry concordou em contar tudo. Só não sabia como. Logo começou e disse tudo o que sabia sobre o futuro dos dois: que eles se casaram, tiveram um filho cujo padrinho era Sirius Black e que tinham sido mortos por Voldemort para defende-lo. Que Rabicho tinha contado seu segredo para o Lord das Trevas e Sirius tinha sido culpado, o que o levara para Azkaban. Contou como vinha sido perseguido por Voldemort desde então. Que vivia com os Dursley, que lhe tratavam muito mal e odiavam magia. Quando terminou o relato todos ficaram quietos por um momento. O primeiro a falar foi James:


-Essa sua família, hein? Nem pra cuidar direito do nosso filho!


-Nosso...Quando você fala assim me assusta! Primeiro, eu tenho um filho desse tamanho! E eu não quero ter nada com você, nem um cachorro, ainda mais um filho! E eu não imaginava que a Petúnia fosse fazer isso! Mas pelo menos eu tenho família! Você não tem ninguém pra cuidar do Harry!


-Eu não tenho família, mas tenho o Sirius!


-Que bom que você me lembrou! Se não fosso pelo SEU amigo Rabicho a gente estaria vivo! Quer dizer, vivo a gente ta agora...Você me entendeu!


-Vocês querem parar de discutir? - disse Ron irritado - Essa não é a solução! Enquanto vocês ficarem aqui com a gente vão ter que parar de brigar.


-Aliás, isso me lembra...- Hermione tirou os cadernos do colo e se juntou novamente a eles. - Vocês têm que contar o que está acontecendo aqui. Por que vocês vieram? Como vieram?


Os dois suspiraram e Lily pediu para o “imprestável, ops, desculpe!” do James contar tudo, por que ele nunca fazia nada, então era o dever dele explicar tudo. Ela o obrigou e ele concordou amavelmente.


-Preparem-se, a história é meio complicada... - Ele fez uma pausa, bagunçou os cabelos e começou ao ver o olhar de reprovação de Lily - A gente vem de uns anos atrás, vocês sabem...O nosso diretor é um cara simpático, tem uma barba bonita, é bem calmo...Sabe como é...A Evans aqui é uma menina muito estudiosa. Os miolos levemente esquentados, mas funcionam bem na hora de uma aula. Então, voltando ao começo...O nosso diretor deu um vira tempo pra Lily, porque ela tinha muitas aulas pra assistir - Nesse ponto os olhos de Mione brilharam - Esse é um vira tempo muito especial, que pode ir para o futuro. Ela, num momento de fraqueza, resolveu fazer uma pesquisa no futuro para um trabalho de História da Magia. Queria um trabalho correto e brilhante...Eu descobri que ela vinha e ameacei contar ao diretor que ela ia usar para fins errados o vira tempo se ela não me trouxesse...Estamos aqui!


Hermione se identificou muito com Lily. As duas começaram a andar juntas, o que deixou Ron e James um pouco enciumados. Harry aproveitou muito o pai e a mãe. Os dois eram muito engraçados. Harry só não sabia como a opinião de Lily sobre James ia mudar tão rápido. Ela parecia odiar ele tanto! Não imaginava os dois casados! Se não soubesse que eles eram seus pais nunca acreditaria! Ron parecia gostar bastante também. No primeiro dia ficou emburrado, mas depois relaxou. Começou a se dar muito bem com Lily, o que deixou Harry um pouco bravo. James prometeu ensinar Harry algumas manobras e tudo correu bem. Os dois foram apresentados a Luna, que não pareceu entender muito bem a situação e olhava para eles com olhares distraídos. Gina tentou explicar o que estava acontecendo para ela, e ela disse que tinha entendido, mas pelos olhares distantes que ela deu aos visitantes era óbvio que ela não tinha entendido realmente, mas como ela não perguntou nada ficou tudo por isso mesmo. Lily e James resolveram ficar por uns tempos, e Dumbledore logo foi informado da situação. Ele deixou os dois ficarem e terem aulas com a turma da Grifinória como alunos tradicionais. O único problema era a semelhança de Harry com James, mas Dumbledore disse que os alunos seriam informados do ocorrido, assim como os professores.

Logo no dia seguinte ao que Lily e James chegaram todos já tiveram aula juntos. Primeiro tiveram aula de Transfiguração. A professora McGonagall parecia ter muito respeito pelos visitantes. Como sempre Hermione se destacou na aula, mas Lily também ia muito bem. Harry pensou que isso fosse criar uma certa rivalidade entre as duas, mas ao contrário do que se esperava, as duas combinaram de fazer juntas as lições de casa. Lily ensinava as coisas que aprendera no passado, e Hermione passava o conhecimento do futuro. Minerva tentou dar uma aula normal, mas não conseguiu evitar cenas como estas:


-Vamos ver quem consegue transformar um gato em travesseiro...Sim...Muito bom, Srta. Granger...Oh, você também, Srta. Potter.


-Evans. Lily Evans! AINDA não casei com este traste.


-Desculpe, Srta. Potter, Evans!


-Convenhamos, Lily, Potter é um sobrenome muito mais bonito - disse James. Harry concordou sorrindo. A mãe apontou a varinha para o pai, mas abaixou-a em seguida. Sem antes resmungar alguma coisa.


A segunda aula do dia foi História da Magia, no que os pais de Harry se saíram muito bem. A professor Binns estava falando sobre o ano em que eles viviam, portanto foi fácil para os dois. Tudo estava correndo muito bem, até Ron anunciar:


-A próxima aula é poções...


-Ué, e qual é o problema? - perguntou James.


-É que... - respondeu Harry - o nosso professor é o Snape.


-Severo Snape?? - perguntou James dando risada - Sirius ia se divertir muito no futuro! Aquele seboso virou professor?


-Ah, Sirius conheceu o Snape! - disse Harry - Eles já brigaram algumas vezes...


-Algumas... - disse Ron sorrindo e pensando no terceiro ano. Aquela briga contava por várias...


-A gente vai poder ver Sirius adulto?? - perguntou James com muita curiosidade.


-Não faço questão... - disse Lily.


Harry se sentiu embaraçado. Tinha esquecido de contar que Sirius tinha morrido no ano passado. Só de pensar nisso se sentia mal. Hermione percebeu o que estava acontecendo e tomou a palavra. Disse numa voz calma, porém cheia de sentimento:


-Sirius morreu no ano passado...Ele foi salvar Harry e Bellatrix matou-o...Foi horrível...Não pudemos fazer nada...


James pareceu perturbado por um momento. Ele abaixou os olhos e quando levantou a cabeça tentou sorrir. Até Lily se comoveu, por que colocou a mão no seu ombro e disse:


-Ele foi um bom amigo, com certeza. Pode ser o padrinho se você quiser...Não que eu queira ter filhos com você - ela acrescentou rápido - mas já que vamos ter! E bom, vamos morrer antes dele, não precisa ficar triste...


-Não estou triste! Estou ótimo...Vamos para a aula do Snivellus? Estou louco pra ver a cara ensebada dele!


-Ah não, começou - disse Lily tirando a mão do ombro do menino e fazendo uma voz ofendida.



Todos se dirigiram para a masmorra para ter a aula de poções. Lily estava emburrada, mas conversava com Ron, Harry conversava com James sobre Quadribol e Hermione andava um pouco à frente lendo suas anotações da última aula. Eles encontraram Luna no corredor. Ela estava indo com Gina para sua aula de Feitiços. Cumprimentou-os com um gesto vago e disse um “oi” sonhador. O grupo foi andando junto até Luna e Gina virarem a direita para a sala do professor Flitwick. O resto das pessoas foi andando até a masmorra. Hermione, que estava na frente, abriu a porta para todos. Escolheram uma mesa grande e se sentaram. Snape, que estava sentado em sua mesa, levantou-se e olhou todos com o seu habitual olhar furioso. Examinou a sala cuidadosamente. Já devia ter sido informado por Dumbledore da estadia de Lily e James no futuro. E obviamente estava os procurando naquele momento. James não pode conter uma risada ao ver Snivellus daquele tamanho. Lembrava-se muito bem de ter virado-o de cabeça pra baixo e mostrado sua cueca para todos, e por isso não podia sentir respeito nenhum por aquele ser. Harry compartilhava os pensamentos de seu pai e tentou o máximo não rir. Abaixou a cabeça e tentou tirar a imagem de Snape de ponta cabeça da mente. Ron também não conteve um sorriso. Não tinha visto a cena, mas imaginava o que acontecera, pois a cara dos dois ao seu lado não deixava a menor dúvida de que algo tinha se passado. Lily não apoiava aquele tipo de situação, mas lembrou-se de que Snape a havia insultado e não tinha sentimentos muito bons por ele. Por isso também deu um sorrisinho satisfeito ao vê-lo crescido e tão seboso quanto criança. Hermione foi a única a permanecer quieta e com a mente livre de imagens de Snape em situações ridículas. Não gostava nem um pouco dele, mas era um professor, por isso manteve-se imóvel.

Snape finalmente pousou o olhar em James. Uma onda de raiva invadiu-o. Os alunos da Sonserina que estavam presentes não pareceram entender. A expressão de Snape era agora uma horrível careta. Harry sabia que ele estava tendo o mesmo flashback, e provavelmente muitos outros que ele desconhecia. O professor avançou até a mesa deles e apoiou as mãos tentando parecer o mais ameaçador possível. Mas, pelo contrário, era ele quem estava se sentindo ameaçado. Aquele jovem representava algo do qual ele tinha fugido por todos esses anos. Era um fantasma do passado, que ele se esforçava para espantar. Representava todos os anos em que ele passara sofrendo, aterrorizado, tímido, impopular e atormentado. E lá estava ele. Com aquela menina nojenta, uma sangue-ruim que ao invés de lhe ajudar só o humilhava mais. Imagine, receber ajuda de uma menina assim! Fez sua pose mais imponente e disse em voz alta, porém nervosa:


-Ora, ora, ora...Quem está aqui conosco, dando a honra de sua presença? Se não são James e Lily Potter.


-Evans, Lily Evans.


-Oh, vejo que você não sabe ainda do seu futuro...Acho que toda a classe sabe, não? Alguém quer dizer? Valendo cinco pontos.


Draco deu uma risadinha e virou-se na direção de Harry. Levantou a mão e perguntou:


-Posso responder, professor? - ao ver Snape concordar e sorrir ele continuou - Ela vai se casar com James, ter um filho patético e morrer de modo mais patético ainda para salvá-lo.


Os alunos da Sonserina riram alto e aprovaram a resposta de Draco. Snape continuou:


-Muito bem, Sr. Malfoy. Ao invés dos 5 pontos prometidos darei 15 pela resposta brilhante. 10 pontos a menos para a Grifinória. Não gostei do olhar, Sr. Potter. Isso vale para os dois presentes na sala. - Nova risada dos alunos da Sonserina. - Vamos começar a aula...Primeira pergunta... - Ele virou-se para Lily e perguntou - Como se prepara uma Poção Veritaserum?


Ela sorriu e respondeu com detalhes, o que deixou o professor perturbado e o fez tirar 5 pontos da Grifinória por saber o que não se deveria saber. Ela respondeu que não era tecnicamente da Grifinória, não da atual, portanto não podia perder pontos da casa. Isso deixou Snape muito irritado. Ele não se esqueceu do ocorrido, pois mais tarde, durante a aula, tirou 10 pontos de Ron, que tinha “suspirado alto demais”. Lily ficou muito irritada com Snape e jurou em voz baixa que iria fazê-lo se arrepender daquilo quando ela voltasse para o passado, pois ia fazer muito pior que James...Mas não fez nada, permaneceu cortando as asas de morcego. Snape continuou pegando no pé de todo mundo. Estava mais azedo do que de costume. Andava de um lado para o outro, gritando até com os alunos da Sonserina, que se assustaram. Ele parecia realmente perturbado. Estava muito nervoso, mas não tinha estourado. Não até Pansy Parkinson virar-se para James. Naquele momento a paz na sala de aula acabou. Ela, que estava sentada atrás deles, colocou a mão no ombro de James, que se virou para ver o que era. Pansy olhou firmemente para ele e disse:


-Você é até que bonito. Pena que vai se casar com essa daí...Uma sangue-ruim. Você devia andar com gente da sua laia, que nem eu. Por que a gente não sai?


James estava realmente chocado. Mas antes que pudesse responder a pergunta Lily se levantou e começou a gritar com a menina. Harry não imaginava que a mãe fosse do tipo de brigar, e pelo jeito James também não. Mas o que mais o chocou foi que ela estava prestes a bater em Pansy Parkinson. Aquilo era estranho. Quando ele saiu daqueles pensamentos e virou-se para ver o que estava acontecendo ele ouviu o seguinte:


-Quem você pensa que é, com essa sua cara de buldogue??


-Melhor do que ser sangue-ruim. E você não é muito melhor para me insultar assim, sua trouxa!


-Ah, melhor que você certamente Evans é... - disse James pensativo. Ele estava certamente se divertindo com a situação. Nunca imaginou que Lily fosse brigar com uma menina por causa dele. - Até que ela é bonitinha.


-E você, seu idiota imprestável! - gritou ela virando-se para ele - vai ser o pai do meu filho e fica aí dando em cima de qualquer uma com cara de cachorro!


-Ei, eu não fiz nada! Ela tava dando em cima de mim!


-Você não presta! Eu prefiro morrer solteira a me casar com você! Espero que me internem num sanatório antes de eu cometer uma loucura dessas!


-Eu achei que você estivesse com ciúmes e fosse me defender, mas me enganei, você só sabe gritar! - disse ele irritado.


-Brigar por você? Não me daria ao trabalho! EU ODEIO VOCÊ! Odeio! Você é metido, feio e estúpido! Até o Sirius Black é melhor que você, por que pelo menos ele é BONITO!


Harry não sabia o que fazer. A situação era constrangedora. Hermione e Ron também ficaram quietos e boquiabertos. Snape parecia se deliciar com a situação, mas se intrometeu na briga. E com um ato final e majestoso ele anunciou:


-Os dois terão que cumprir uma detenção. Hoje à noite. Espero vocês.


Lily levantou-se e apontou a varinha para Pansy. Lançou-lhe um feitiço que fez com que ela ficasse com 5 centímetros de altura. Ela pegou-a e colocou-a na palma da mão:


-Se vou ter que ir para a detenção é melhor fazer serviço completo. Adeus, buldogue! Acho que você vai precisar de ajuda para voltar para o dormitório. Eu posso quebrar esse galho - e soprou-a. Pansy saiu voando, e boa parte dos alunos da Sonserina correu atrás dela. Lily arrumou os materiais e disse a Harry antes de sair - Você merecia um pai melhor.


Todos ficaram parados. Logo James saiu atrás dela. Harry foi até a porta e viu a mãe e o pai andando pelo corredor.

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.