a pedra filosofal



:: Linha do Tempo ::

Pré-livros | Pedra Filosofal | Câmara Secreta | Prisioneiro de Azkaban | Cálice de Fogo | Ordem da Fênix | Príncipe Mestiço
A base para fazer a Linha do Tempo abaixo está em Harry Potter e a Câmara Secreta, na página 117 da edição brasileira: Harry, Rony e Hermione estão na festa do 500º aniversário de morte de Nick Quase Sem Cabeça e em um enorme bolo estava escrito que o fantasma falecera em 31 de outubro de 1492. Logo, a história do segundo livro se passa entre julho de 1992 e junho de 1993.

Se a primeira vez que a Câmara Secreta foi aberta fora cinqüenta anos antes, então isso ocorreu em 1942. Tom Riddle, o Lord Voldemort, tinha 16 anos na época; Hagrid tinha 13. A partir dessa pequena pista, todas as outras datas podem ser concluídas. Mas entrevistas, chats e o site de J. K. Rowling também são responsáveis por informações adicionais.

A Linha do Tempo abaixo enfatiza os eventos que ocorreram em Hogwarts, especialmente durante o período em que Harry Potter é estudante do colégio.


Acontecimentos pré-livros
1908: Newt Scamander, autor de “Animais fantásticos e onde habitam” começa a cursar Hogwarts.

1915: Newt Scamander termina o curso de Hogwarts e entra no Departamento de Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas do Ministério da Magia.

1917: Nasce Franco Bryce, o jardineiro dos Riddle.

Década de 1920: Nasce Minerva McGonagall.

31/12/1925: Nasce Tom Servolo Riddle. Seu pai abandona sua mãe quando ela estava grávida, ao saber que ela era bruxa. A mãe de Riddle morre após o parto. Tom vai para um orfanato, onde mora até ser chamado para ingressar em Hogwarts, em 1937.

6/12/1928: Nasce Rúbeo Hagrid, abandonado por sua mãe, a gigante Fridwulfa, três anos depois. É deixado sob a responsabilidade de seu pai. Ele morre em 1940-1941, quando Hagrid está cursando o 2º ano de Hogwarts.

1941-1942: Tom Riddle abre a Câmara Secreta. O basilisco mata uma estudante, Murta Que Geme, em um banheiro feminino.

13/6/1942: Tom Riddle entrega Hagrid ao diretor de Hogwarts, professor Dippet, acusando-o de ter aberto a Câmara Secreta. O suposto monstro da Câmara, a aranha Aragogue, foge para a Floresta Proibida. Pouco tempo depois, Hagrid, que estava na 3ª série, é expulso do colégio, e Tom ganha um prêmio por serviços especiais prestados à escola.

1944: O Sr. e a Sra. Riddle, bem como seu filho, são encontrados mortos em sua mansão. Franco Bryce, jardineiro do casal, é acusado pelo triplo homicídio, mas logo depois é solto por falta de provas. Morfino Gaunt é acusado pelo crime no mundo bruxo, confessando-o.
Tom Riddle se apodera do anel do avô e do tio, que tinha sido do próprio Slytherin e se interessa em fazer múltiplas Horcruxes. Em algum momento entre 1942 e 1945, possivelemente ainda em 1942 ou 1943, Tom Riddle faz sua primeira Horcrux, o diário.

1945: Dumbledore derrota Grindewald, o bruxo das trevas. Tom Riddle, nesa época trabalha na loja Borgin & Burke

1953/4: Nasce Lúcio Malfoy.

Entre 1955 e 1957: Lord Voldemort solicita o posto de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas de Hogwarts a Dumbledore. Depois de lhe ter sido recusado o posto, nunca mais conseguiu ocupá-lo por mais de um ano letivo.

dezembro de 1956: Minerva McGonagall começa a lecionar em Hogwarts.

1959/60: Nascem os marotos, Lilian Evans e Severo Snape.

1970: Após viajar por todo o mundo, Lord Voldemort une aliados e começa com o reinado do terror.

Década de 1970: Sirius Black, Tiago Potter, Pedro Pettigrew, Lilian Evans (mais tarde Potter), Remo Lupin e Severo Snape estão estudando em Hogwarts. O Salgueiro Lutador é plantado especialmente para dar um esconderijo a Lupin para que ele se transforme em lobisomem. Em uma brincadeira, Black quase mata Snape; Black, Tiago e Pettigrew tornam-se animagos, e junto com Lupin fazem o Mapa do Maroto.

Entre 1942 e 1980: Alvo Dumbledore torna-se diretor de Hogwarts.

1979-1980: Dumbledore vai entrevistar Sibila Trelawney, candidata à vaga de professora de Adivinhação, no Cabeça de Javali. Ela entra em transe e faz uma profecia, que diz que o adversário páreo a Voldemort, e que terá um destino entrelaçado a este, nascerá no fim de julho de 1981. Um espião de Voldemort ouve parte da profecia.

29/11/1970: Nasce Gui Weasley. (Ver nascimento de Carlinhos abaixo)

12/12/1972: Nasce Carlinhos Weasley. (Admitindo que a diferença de idade entre ele e Percy é de três anos escolares e não quase três anos no calendário, já que última implicaria que Carlinhos ainda estaria na escola quando Harry entrou)

22/8/1976: Nasce Percy Inácio Weasley.

1/4/1978: Nascem Fred e George Weasley.

19/9/1979: Nasce Hermione Jane Granger.

1/3/1980: Nasce Rony Weasley.

30/7/1980: Nasce Neville Longbottom.

31/7/1980: Nasce Harry Tiago Potter. Logo depois, Sirius Black é convidado para ser o padrinho da criança.

1981: Severo Snape torna-se professor de Poções em Hogwarts, depois de ter se candidatado ao cargo de Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.

1980-1981: Os aurores são autorizados a praticar Maldições Imperdoáveis nos seguidores de Voldemort. Na captura de Evan Rosier, um dos Comensais, Alastor Moody perde parte de seu nariz. Pedro Pettigrew começa a passar informações a Lord Voldemort. Através de um espião, Dumbledore descobre que Voldemort está planejando matar Tiago e Lílian. Ele os convence a se esconder, e diz que eles devem escolher alguém para ser o guardião de seu segredo. O casal pensa em nomear Sirius, mas este, achando que assim enganaria Voldemort, convence-os a nomear Pedro. Pouco depois, ele conta o segredo para o Lord.

11/8/1981: Nasce Ginevra Molly Weasley (Gina).

31/10/1981: Atento à profecia de Sibila Trelawney, Voldemort mata Tiago e Lílian, mas, ao tentar assassinar Harry, perde todos os seus poderes. Hagrid tira Harry dosescombros de sua casa. Sirius, após tentar achar Pettigrew, encontra Hagrid e o empresta a moto. Durante a madrugada, Alvo Dumbledore, Minerva McGonagall e Hagrid deixam Harry na porta da casa dos Dursleys.

1/11/1981: Sirius encontra Pettigrew. Este o acusa de trair os Potter e provoca uma explosão na rua em que eles estavam, cortando um dedo, transformando-se em rato e matando 13 trouxas. Sirius é preso em Azkaban.

1981: Pouco depois da suposta morte de Voldemort, o casal Longbottom é torturado por seguidores do Lord das Trevas com a magia Cruciatus e mandados para o hospital St. Mungus. Alguns Comensais da Morte alegam que foram enfeitiçados por Voldemort, como Lúcio Malfoy, e são inocentados. Outros são presos e interrogados: Igor Karkaroff, um deles, sai da prisão em troca de informações, que acabam comprometendo vários de seus ex-aliados. Ludo Bagman é interrogado, porém é solto. Bartolomeu Crouch Jr., visto em presença de seguidores de Voldemort, é acusado de torturar os Longbottom. Seu próprio pai lidera o julgamento que o condena à morte. Rodolfo e Belatriz Lestrange também são condenados pelo crime.

Entre 1981 e 1991: Viajando pelo mundo, Quirrell conhece Voldemort e se alia e ele; Cornélio Fudge torna-se Ministro da Magia. Quando visita Bartô Crouch, Berta Jorkins descobre que ele está escondendo seu filho. Crouch joga um feitiço de memória (Obliviate) em Berta.

1/9/1982: Gui Weasley entra para Hogwarts.

1/9/1984: Carlinhos Weasley entra para Hogwarts.

1/9/1987: Percy Weasley começa a freqüentar Hogwarts.

1/9/1989: Os gêmeos Weasley entram em Hogwarts.

Topo


Harry Potter e a Pedra Filosofal
Julho de 1991: Harry Potter recebe centenas de carta de admissão de Hogwarts. Seus tios o impedem de lê-las.

31/7/1991: No aniversário de Harry, Hagrid vai no barraco em que os Dursleys estavam escondidos com o garoto e conta que ele é um bruxo. Leva-o ao Beco Diagonal, ao Caldeirão Furado e ao Gringotes. Harry conhece Draco na loja de Madame Malkin. Hagrid pega a Pedra Filosofal no banco e a leva para Dumbledore. Quirrell tenta roubá-la do banco, mas não chega a tempo.

1/9/1991: Início do ano letivo. Harry conhece Rony e Hermione no trem, e se desentende com Draco Malfoy. Quirrell é professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, e em seu turbante carrega o que sobrou de Voldemort. Fofo protege a Pedra Filosofal.

31/10/1991: Quirrell deixa um trasgo entrar em Hogwarts para poder ir atrás da Pedra Filosofal. Harry e Rony fazem amizade com Hermione, ao salvá-lo do monstro. Snape segue Quirrell, que não consegue passar por Fofo.

Novembro de 1991: Através de uma azaração, Quirrell tenta derrubar Harry da vassoura durante uma partida do campeonato de quadribol.

25/12/1991: Dumbledore dá anonimamente a Harry uma capa da invisibilidade que já pertencera a Tiago.

Março a maio de 1992: Hagrid ganha Norberto de Quirrell, que estava disfarçado, no bar Cabeça de Javali, mas pouco depois Harry, Rony e Hermione o convencem a dar o dragão para Carlinhos. Harry, Rony e Neville são flagrados fora da cama à noite e perdem 150 pontos da Grifinória. Na detenção, Harry vê Quirrell bebendo sangue de unicórnio na Floresta Proibida.

Junho de 1992: Voldemort deixa Quirrell morrer, quando este tenta assassinar Harry. O Lord vai procurar outro lugar para se esconder. Dumbledore destrói a Pedra Filosofal, com a permissão de Nicolau Flamel. Acaba o 1º ano letivo de Harry em Hogwarts.

Compartilhe!

anúncio

Comentários (0)

Não há comentários. Seja o primeiro!
Você precisa estar logado para comentar. Faça Login.